O estúdio MAPPA divulgou um projeto muito interessante para a animação de Chainsaw Man. A iniciativa tem como centro recrutar novos talentos da animação para atuar ao lado do diretor Ryuu Nakayama – inclusive, a ideia veio do próprio diretor.
O “Projeto Conjunto de Treinamento de Novo Animador Ryu Nakayama x MAPPA” vai atrás de animadores de todo o Japão. Os escolhidos serão parte de uma equipe de treinamento liderada pelo próprio Nakayama. Dependendo de como se saírem, poderão ser contratados pelo estúdio.
【Recruit】
今回、「中山竜×MAPPAの新人アニメーター育成共同プロジェクト」として社員スタッフの募集を開始します。
ホームページに関しては現在更新中ですので詳細は以下よりご確認ください。https://t.co/C88at3O1HA https://t.co/iEKh58osHL— MAPPA (@MAPPA_Info) August 18, 2021
[Recrutamento]
Desta vez, começaremos a recrutar funcionários com o “Projeto Conjunto de Treinamento de Novo Animador Ryu Nakayama x MAPPA”.
A página inicial está sendo atualizada, portanto, verifique os detalhes abaixo.
Essa não é a primeira vez que algo assim acontece. Anteriormente, o mesmo diretor aproveitou uma postagem do estúdio MAPPA para convidar artistas digitais a enviarem suas candidaturas para trabalhar com eles. A parte mais legal é que o diretor faz questão de enfatizar que não é necessário qualquer experiência na área.
Então imagina só: você é um estudante ou recém-formado e sonha em trabalhar com animação. DE REPENTE um estúdio com produções tão pomposas e bem feitas abre vagas sem necessidade de experiência. Demais, né?
A ideia de Nakayama vai bem mais além do projeto de Chainsaw Man. A ideia dele é poder contar com um equipe fixa para trabalhar, também, em projetos futuros. Assim, o diretor pediu para que aqueles que desejam trabalhar só com o projeto de Chainsaw Man cheguem ao estúdio como freelancers.
チェンソーマンはここで制作してます!駅やコンビニからも近くて内装も綺麗です。やる気のある若いデジタル作画の方々、興味ありましたら一緒に仕事しましょう!学生・新人・未経験者も準備でき次第今後積極的に声かけていこうと思ってますのでよろしければ是非。リンク内URLからより詳細見れます。 https://t.co/wEZqYdyZB0
— 中山竜/Ryu Nakayama (@r_nkym_) July 5, 2021
…Se você é um artista digital jovem e motivado e está interessado em trabalhar aqui, vamos trabalhar juntos! Também estamos procurando estudantes, recém-formados e pessoas inexperientes para se juntarem a nós assim que estivermos prontos. Você pode ver mais detalhes a partir do URL no link.
Estúdio MAPPA e as polêmicas trabalhistas
Não podemos deixar de destacar como essa iniciativa é interessante, principalmente em uma indústria que vinha recebendo tantas críticas referentes a relações de empresa e funcionário. Recentemente, o estúdio teve que lidar com acusações de más condições trabalhistas, principalmente por parte de funcionários freelancers e terceirizados.
As acusações eram, em geral, sobre as exaustivas rotinas de trabalho e aos pagamentos que não eram distribuídos de maneira justa. O estúdio se pronunciou e esclareceu grande parte das acusações como “mal-entendidos” e que trabalharia para melhorar o ambiente de trabalho.
Iniciativas como a de Nakayama podem melhorar um pouco o ambiente interno do estúdio. O desenvolvimento de novos talentos e equipes fixas de produção podem estimular o desenvolvimento conjunto dos funcionários e construir um ambiente mais saudável, desde que o estúdio se comprometa a não arriscar ter jornadas de trabalho excessivas ou gerar condições insalubres de trabalho.