Início Site Página 588

Grand Theft Auto 6 | Saiba todos rumores do lançamento

Grand Theft Auto 6
Imagem Divulgação

GTA VI é com certeza um dos títulos mais aguardados da geração, em meio a um longevo desenvolvimento, os fãs do mais esperado título da Rockstar Games vivem de informações distantes sobre o jogo, baseadas em vazamentos ou apenas especulações em torno de sua produção. Porém nas últimas semanas, alguns pontos ficaram claros quanto a Grand Theft Auto VI, o jogo não tem a chance de ser lançado em qualquer serviço de assinatura.  

GTA 6 não estará em serviço de assinatura em seu lançamento

Grand Theft Auto 6
Imagem Divulgação

Diferente do que muitos sonham, a Rockstar não planeja o mesmo para o seu mais novo título por um bom tempo, isto foi confirmado pelo CEO da Take-Two Strauss Zelnick. Conforme ele falou em reunião, com acionistas da empresa, os serviços de inscrição ainda são um negócio pequeno para o lançamento de GTA 6, mesmo em serviços como o Gamepass que batem os 25 milhões de usuários. A discussão sobre contas modificadas de GTA não foi abordada neste contexto.

O CEO também fez uma leve crítica aos serviços de assinatura, que “canibalizam” a venda tradicional de jogos a preço padrão, praticamente descartando a possibilidade de ver um dos seus maiores títulos lançados em serviços de assinatura no dia de lançamento. Entretanto, Zelnick não descartou a possibilidade de ver seu mais aguardado jogo em algum destes catálogos em um futuro distante.   

Isto já até aconteceu com Read Dead Redemption 2, que foi lançado em outubro de 2018 e em 2020 já estava no Gamepass. GTA V é outro que foi ao pacote em 2021 e também foi logo retirado do serviço de assinatura da Microsoft. Porém, em ambos casos, mostram que não é impossível a possibilidade de um título como GTA 6 futuramente no Game Pass ou no Playstation Plus.

Grand Theft Auto 6
Imagem Divulgação

Seguindo esta mesma tendência, alguns jogos do pacote GTA: Trilogy que é uma coletânea de clássicos da Rockstar, também foram disponibilizados em serviços de assinaturas. Grand Theft Auto: San Andreas, ficou durante um bom tempo disponível no Game Pass, enquanto no Playstation Plus, ainda é possível jogar GTA: Vice City. Porém, o pacote completo de GTA: The Trilogy nunca foi disponibilizado completo nestes serviços.

Veja o que é especulado em GTA 6

Se existe um jogo que sofreu com vazamentos em sua produção foi GTA 6. Em 2022, surgiram os primeiros leaks do jogo, que são na realidade versões alpha, em construção, que estão muito longe de sua forma final. No entanto, alguns novos vazamentos parecem ter muita consistência. O último foi apontado por Tez2, que ficou famoso por vazar conteúdos da Rockstar, ao revelar que a Rockstar pode ter planos de lançar uma espécie de “GTA Online 2”.

Neste novo mundo online de Grand Theft Auto, os jogadores contarão com recursos similares aos de Read Dead Online. O mundo aberto pode ser lançado na Rage Engine, que promete ser um dos melhores motores gráficos da nova geração. Inclusive, na parte online o jogo não contará mais com aquelas longas telas de loading e vai lidar melhor com a entrada e saída de servidores, de maneira automática.

Grand Theft Auto 6
Imagem Divulgação

Outro fato inovador em torno da produção de GTA 6, é que o jogo pode contar com uma protagonista feminina. O dado foi vazado através de um jornalista, que apontou que a desenvolvedora está mais alinhada com o mundo atual e pretende estrear uma personagem feminina, que fará uma espécie de dupla à estilo Bonnie e Clyde. 

Porém, ainda não se tem muitos detalhes sobre esta mudança, e provavelmente GTA 6 terá mais de um protagonista, igual ao título anterior. À respeito do enredo pouco se sabe, entretanto, já foi apontado que o jogo poderá contar com várias cidades além da tão especulada Vice City. A trama, como apontada no “Projeto Américas” (nome do projeto de GTA 6), pode se desenrolar em cidades da América Central e América do Sul. 

Seu desenvolvimento parece apontar a antiga geração de fora, saindo apenas para Xbox Serie S|X, Playstation 5 e PC. Como última informação, GTA 6 pode estar com seu desenvolvimento próximo de estar completo. Segundo apontado por Tez2, as builds usadas nos vídeos vazados eram de bank release, beta e debug, que apontam versões em fases finais, de polimento do jogo.

PUBLICIDADE

Promoção Faz a Pose premia as melhores fotos e vídeos em ambientes escuros

samsung faz a pose
Imagem Divulgação

Já está no ar mais uma promoção da Comunidade Samsung Members no Brasil: o concurso “Faz a Pose”. Com foco em fotos e vídeos tirados em ambientes escuros, a campanha “Faz a Pose” vai premiar com um smartphone Galaxy S23 5G1 as produções e poses mais criativas feitas em locais com baixa luminosidade ou à noite.

A ação vale de 17 de fevereiro a 20 de março de 2023 e busca destacar o Nightography2, conceito dos Galaxy S23 5G que transforma suas fotos, vídeos e selfies em ambientes com as mais variadas iluminações em verdadeiras obras de arte.

Os ganhadores do concurso “Faz a Pose” vão levar* para casa um kit com um dos novos smartphones da linha Galaxy S23 5G e dispositivos do Ecossistema Galaxy, incluindo um smartwatch Galaxy Watch5 e um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds2 Pro.

Como participar do concurso “Faz a Pose”

O concurso “Faz a Pose” da Comunidade Samsung Members funciona da seguinte forma: uma vez inscrito no Samsumg Members, acesse a área de Benefícios e aceite o regulamento do concurso. Depois, você deverá fazer uma foto com sua pose mais criativa em um lugar com baixa luminosidade – você também pode fazer uma montagem em vídeo com suas melhores fotos seguindo o tema do concurso. Feito isso, é só postar o conteúdo na Comunidade Samsung Members com a hashtag #FazAPoseMember.

Ao final do prazo do concurso, uma banca julgadora vai selecionar as 20 melhores fotos e vídeos, sendo 10 peças em cada categoria. Depois, os escolhidos vão para ~uma votação popular dentro da Comunidade Samsung Members, entre os dias 1° e 10 de abril de 2023.

O resultado será disponibilizado em 11 de abril de 2023, quando serão anunciados os 10 ganhadores finais, que levarão para casa um smartphone da linha Galaxy S23 5G, um smartwatch Watch5 e um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds2 Pro.

Prêmios e calendário

Os 10 vencedores, sendo 5 para as melhores fotos e outros 5 para os melhores vídeos, vão ganhar os seguintes prêmios:

  • 5 vencedores de fotos: Um (1) Galaxy S23 5G + um (1) Galaxy Watch 5 + um (1) Galaxy Buds2 Pro
  • 5 vencedores de vídeos: Um (1) Galaxy S23 Ultra 5G + um (1) Galaxy Watch 5 + um (1) Galaxy Buds2 Pro

O calendário oficial da promoção “Faz a Pose” acontecerá nas seguintes datas:

  • De 17/02 a 20/03: duração da campanha
  • De 01/04 a 10/04: votação popular na Comunidade Samsung

Members com os escolhidos da primeira fase;

  • 11/04: anúncio dos 10 ganhadores finais.

Faça parte você também do Samsung Members

Samsung Members é um canal exclusivo da Samsung para os clientes acessarem as últimas notícias, novidades e lançamentos da marca, além de dicas de uso, benefícios, descontos especiais e ações exclusivas.

Os Members são conhecidos por compor uma comunidade engajada e sempre pronta para interagir. Acesse o aplicativo Samsung Members para ter acesso rápido à comunidade Galaxy. Pelo canal também é possível esclarecer dúvidas, interagir com outros Members, postar fotos na Galeria Galaxy e muito mais.

O aplicativo Samsung Members permite ainda realizar análises para checar as condições do seu dispositivo Galaxy. Se você ainda não é um Samsung Member, baixe o app agora mesmo pela Galaxy Store ou Play Store.


 * Confira o regulamento clicando neste link.

1 Habilitado para tecnologia 5G. A velocidade real pode variar, dependendo do país, da operadora e do ambiente do usuário. Verifique com sua operadora a disponibilidade e os detalhes. As velocidades de download e streaming podem variar de acordo com o provedor de conteúdo, a conexão do servidor e outros fatores.

2 Pode variar conforme condições de disparo, incluindo múltiplos objetos, condições de baixa luminosidade, falta de foco ou objetos em movimento.

PUBLICIDADE

Caixa de Som Office Cyber Letron | Suco Tech

Caixa de Som Office Cyber Letron
Foto: @sucodm / @brunobellan

Recentemente recebi a caixa de som Office Cyber Letron, um equipamento para quem busca uma experiência sonora no ambiente de trabalho. Com boa qualidade de som estéreo (até mais ou menos nos 60%), esta caixa de som é indicada para quem participa de videoconferências, escuta podcasts nos momentos livres e deseja ter uma boa playlist para tornar o dia mais agradável.

Com 2 alto-falantes, a Caixa de Som PC Office Estéreo Cyber Letron oferece 6W (3W cada) de potência sonora, proporcionando uma experiência interessante em ambientes pequenos. Além disso, a caixa de som possui conexão AUX (P2) para reprodução de mídia e conexão USB para funcionamento, o que a torna prática e fácil de usar. Basta conectar o cabo com saída USB e pronto, sem a necessidade de instalações complexas.

Outro destaque da Office Cyber é o controle de volume, que permite ajustar o som de forma prática e precisa, garantindo uma experiência personalizada para cada usuário. Além disso, a caixa de som possui cabo de 1,3 metros, permitindo que seja acomodada no melhor local da sua escrivaninha, de acordo com suas necessidades.

Caixa de Som Office Cyber Letron
Foto: @sucodm / @brunobellan

Com especificações técnicas como tensão de 5V 1A, potência amplificador de 3Wx2 (3W para cada caixa), faixa de frequência de 100Hz–18KHz, impedância de 3Ω e relação sinal-ruído de ≥75db, a caixa de som traz uma boa harmonia entre qualidade de som e custo-benefício. Com tamanho compacto de 7,4×8,6×10 cm (cada peça) e peso de 393g, ela é fácil de transportar e também útil para um complemento sonoro para usuários de Notebook.

Em resumo, a caixa de som Office Cyber Letron é um equipamento honesto, melhorando a experiência sonora de usuários de notebooks e trazendo praticidades em videoconferências. Fácil de usar, é uma boa pedida para escritórios e ambientes pequenos!

Caixa de Som Office Cyber Letron
Foto: @sucodm / @brunobellan

COMPRAR AGORA

PUBLICIDADE

Leiji Matsumoto, criador de Patrulha Estelar Yamato e Capitão Harlock, morre aos 85 anos

leiji matsumoto obras
Imagem Divulgação

Foi confirmado que no dia 13 de fevereiro, faleceu de insuficiência cardíaca aos 85 anos o mangaká Leiji Matsumoto, autor icônico de um traço inconfundível e que marcou gerações. Matsumoto havia completado aniversário recentemente, no dia 25 de janeiro. Ele foi casado com a mangaká Miyako Maki, criadora da Licca-chan, cujo anime chegou a passar no Brasil pela Cartoon Network.

Ainda que suas obras sejam muito antigas para o público mais novo, Leiji Matsumoto emprestou seus personagens para um dos melhores clipes da história da música moderna, em “One More Time”, do Daft Punk, cuja direção foi supervisada pelo próprio. Neste mínimo todos chegamos a conhece-lo um pouco.

Para um geração em específico uma obra de Leiji Matsumoto teve presença maciça: Space Battleship Yamato, ou Patrulha Estelar, como era conhecido no Brasil, foi transmitido nos começos da década 80 pela TV Manchete no programa Clube da Criança. Sua transmissão antecedeu o boom dos Cavaleiros do Zodíaco, mas muitas pessoas hoje em dia na faixa dos seus 40 anos lembram com muita ternura do anime. 

Matsumoto costumava empregar os mesmos modelos de personagens para diferentes histórias. De modo que tanto Galaxy Express 999, Capitão Harlock e Gun Frontier possuem o “mesmo” protagonista. Seu padrão para personagens femininos, com os cílios bastante salientes, virou igualmente marca registrada. Apesar da aparência ser uma constante, suas personagens alternavam entre a delicadeza feminina ou uma independência e autonomia atípica para a época, como é o caso em Queen Emeraldas.

A ficção científica foi seu carro chefe; e o mar de estrelas foi o papel onde Leiji Matsumoto desenhou de forma repetitiva e redundante, mas sem deixar de ser impactante. Foi um dos pilares da história da cultura otaku como a conhecemos hoje e vários artistas, seja em mangá ou em animação, têm um pouco de sua influência em suas carreiras.

Que descanse em paz o grande mestre!

PUBLICIDADE

Ultraman Geed – O Filme | Estreia na plataforma NetMovies

ultraman geed
Imagem Divulgação

O filme de ficção-científica Ultraman Geed entra no catálogo da plataforma de streaming NetMovies.

O longa trará um novo vilão ao universo. Um super cérebro artificial, Gillvalis, quer a exterminação da raça humana. Mas, para colocar seu plano em prática o vilão irá em busca do Aço Vermelho, mineral que pode impedi-lo de concluir seus planos.

Para isso, Gillvalis envia seu exército de robôs para ir em busca desse mineral. Ele só não esperava o jovem guerreiro Ultrama Geed, um grande herói que protege o planeta contra as forças do mal. O jovem herói fará de tudo para impedir o ataque do vilão. Para impedi-lo, Ultraman Geed contará com a ajuda de outros ultra guerreiros: Orb e Zero. Eles estarão dispostos a tudo para impedir o mal que estar por vir e proteger a paz no Universo.

O filme dirigido por Koichi Sakamoto foi lançado em 2018 e conta com elenco os atores Tasuomi Hamada, Chihiro Yamamoto, Mayu Hasegawa.

Você pode assisti-lo pela NetMovies  gratuitamente.

 

PUBLICIDADE

A Bride For Rip Van Winkle | Review

bride for a rip van winkle
Imagem Divulgação

Uma viagem profunda de introspecção e melancolia aguarda o espectador de A Bride for Rip Van Winkle, de 2016. Então, dividida em duas partes — Shunji Iwai – Tudo Sobre Lily Chou Chou (2001), Love Letter (1995) — traz para as telas uma história que alcança o equilíbrio entre a felicidade e a mais desesperadora agonia.

O diretor, segundo entrevistas, faz uma enorme colcha de retalhos de experiências de sua própria vida para mostrar sua visão do mundo. Ou seja, um lugar cheio de falsidade e dificuldades, enquanto revela a esperança de que, em algum ponto de nossas vidas, existirá conforto — em algum nível.

O enredo de A Bride For Rip Van Winkle

A Bride For Rip Van Winkle
Imagem Divulgação

O longa conta a trajetória de Nanami, uma professora com uma vida monótona e cansativa. Assim, o  escape diário dela é postar notas no “Planet” — uma nova rede social — onde conhece um jovem, Tetsuya, com quem trocava mensagens frequentemente.

Então, após certo tempo, ele a convida para um encontro na vida real, começando a namorar e logo se tornam noivos. Conforme a data do casamento se aproxima, a protagonista se vê pressionada a trazer alguns parentes para a cerimônia.

Assim, contata um amigo online que recomenda um homem — Amuro — para contratar atores para serem seus falsos parentes. Alguns meses depois, a mãe de Tetsuya contrata um “destruidor de casamentos” e causa o divórcio de Nanami, que sai da casa de onde morava e procura um novo trabalho.

É a partir desse ponto que a segunda parte da história se inicia: após uma visita ao íntimo de Nanami e uma familiarização que passamos a ter para com seus problemas. Então, começamos a assistir sua tentativa de se reerguer, assim como as consequências dessa tentativa.

A protagonista trabalha de diarista num hotel enquanto passa a frequentar eventos, fingindo ser parente de noivos ou de aniversariantes para ganhar a vida. É num desses eventos que ela conhece Mashiro — uma mulher ousada e divertida, que a tira do eixo e da correria por uma noite.

Então, Nanami continua se mantendo com pequenos bicos, até Amuro a chamar para trabalhar numa mansão como governanta e passa a morar lá com Mashiro.

Onde entra o GL?

A Bride For Rip Van Winkle
Imagem Divulgação

“A Bride for Rip Van Winkle” carrega um bonito, adulto e sensível relacionamento entre duas mulheres e o desenvolve de uma maneira sutil. Inicialmente cria uma dúvida e lentamente aproxima as personagens para enfim trazer uma bela história de amor.

Além disso, a sexualidade de ambas é tratada com naturalidade, sem a estranheza comum em longas desse tipo — especialmente quando falamos de mídias japonesas. E a grandiosidade dessa relação na vida de Nanami (e consequentemente no olhar do espectador) é de certa forma surpreendente.

A Bride For Rip Van Winkle
Imagem Divulgação

De qualquer forma, num filme melancólico e cru como esse, já era de se esperar que o romance entre as personagens não quebraria o clichê do final trágico – é até antecipado pelo espectador. Mesmo assim, não deixa de ser uma história tocante e que cumpre seu papel dentro do longa.

Considerações finais

A Bride For Rip Van Winkle
Imagem Divulgação

Apesar da sinopse confusa e da duração considerável do longa, as peças se encaixam no decorrer da primeira metade e o desenrolar das coisas é muito mais natural — um diálogo direto com a vida da protagonista, que é afastada da vida conturbada e plastificada onde se sentia presa e passa a ser independente e se permite viver um dia de cada vez. Uma vez que possuímos material o suficiente para compreender a mente de Nanami, é possível focar na amargura que a cerca e viver com ela seu processo de amadurecimento.

Existe também uma construção de atmosfera muito forte no decorrer dos minutos: a sensação de sufocamento na primeira parte e o sentimento de caminhar em direção à um abismo na segunda deixa o espectador totalmente impotente, sendo obrigado a assistir cada passo da protagonista apesar de saber que eles não acabarão bem. Resumidamente, “A Bride for Rip Van Winkle” é um filme repleto de duplo sentido e ressentimento – que junta duas almas feridas e as recompõe, para depois quebrá-las novamente.

ASSISTA NA MUBI

PUBLICIDADE

Samsung expande oferta de streaming de games para mais modelos de TVs 4K

samsung
Imagem Divulgação / Samsung

Se você deseja atualizar o seu setup gamer com um console de última geração, saiba que a Samsung acaba de expandir a oferta de streaming de games para mais modelos de Smart TVs 4K, que incluem modelos como AU7700 e Q70A, proporcionando ainda mais opções para você aproveitar a tão sonhada resolução 4K com games de última geração a apenas um clique.

Um desses exemplos compatíveis é a Smart TV Samsung UHD 4K AU7700 que é uma ótima alternativa para quem está planejando entrar para esse universo, com preços mais atrativos. Uma de suas principais vantagens é a compatibilidade com o Samsung Game Streaming, que disponibiliza os principais aplicativos de serviços para você assinar e jogar online, sem necessidade de downloads e tão pouco de um console.

Basta selecionar o aplicativo da sua plataforma preferida direto da loja de Apps da sua Smart TV 4K e escolher qual plano possui o catálogo e preço que mais combina com você. Na prática, o consumidor acaba comprando um produto dois em um, já que ele dispensa o console e o jogador consegue aproveitar os lançamentos investindo bem menos no setup, além disto, não é necessário comprar um controle bluetooth novo, já que o Samsung Game Streaming é compatível com diferentes marcas de controles disponíveis, como por exemplo PS4, e Xbox 360.

Uma das opções de assinatura é o Xbox Game Pass, exclusivo das Smart TVs Samsung, em que você pode jogar títulos dos consoles de última geração da marca, como por exemplo, títulos como Forza Horizon 5, Halo Infinite e Microsoft Flight Simulator, que exibem paisagens exuberantes e realistas, bem como acessar o Nvidia GeForce Now, para aproveitar mais de 1.000 jogos. O modelo AU7700 se destaca por estar equipado com o processador Crystal 4K que, além de exibir conteúdo na resolução proposta, tem o poder de aumentar a qualidade de imagens com resolução inferior, por meio da tecnologia de upscaling. Por conta disso não só os games terão uma resolução de alta qualidade, como também programas de TV, séries e filmes compatíveis com esse recurso.

Outro ponto importante para atualizar seu televisor é a questão do contraste e das cores. Quem tem uma TV mais antiga, provavelmente já se pegou aumentando o brilho ao máximo para poder jogar aquele game de terror repleto de locais escuros. Com as TVs Samsung UHD 4K AU7700 isso não é necessário, graças ao HDR (High Dynamic Range), que nada mais é que uma função importante para o ajuste de contraste e das cores em games, filmes e séries compatíveis.

Esse modelo também conta com tamanhos de 43 a 75 polegadas, para você escolher qual a melhor opção para o layout da sua sala de estar ou quarto gamer.

PUBLICIDADE

Swallow The Sun: Horror, Beleza e Escuridão | Suco Entrevista

swallow the sun moonflowers
Imagem Divulgação

Swallow The Sun é uma banda finlandesa de death/doom metal formada em 2000. Com uma sonoridade que varia entre a melancolia e a brutalidade, a banda conquistou fãs ao redor do mundo e tornou-se referência no cenário do metal. Neste mês de fevereiro de 2023 e próximo da passagem da banda pelo Brasil (leia AQUI), o Suco de Mangá teve a oportunidade de entrevistar o vocalista Mikko Kotamäki, que falou sobre a trajetória da banda, o processo de composição do último álbum “Moonflowers”, da relação entre as letras e a vida cotidiana.

Durante a entrevista, Kotamäki abordou diversos temas, desde a inspiração por trás das letras da banda até as dificuldades que enfrentaram durante a pandemia de COVID-19. Ele também compartilhou algumas histórias curiosas, como o episódio em que a banda foi confundida com outra em um show no Rio de Janeiro.

Com mais de 20 anos de carreira e vários álbuns aclamados pela crítica, Swallow The Sun continua a conquistar novos fãs e a se reinventar a cada lançamento, mantendo-se como um dos principais expoentes do metal contemporâneo. Para complementar este bate-papo, trabalhei a matéria de forma corrida e dividida em 4 temas, trazendo minhas experiências sonoras e curiosidades extras sobre a banda. Vamos lá?

Mais de 20 anos de horror

Completando 20 anos de seu lançamento, o álbum “The Morning Never Came” é um marco na história do metal extremo e do doom metal. Com sua sonoridade melancólica e atmosférica, a obra trouxe uma nova perspectiva para o gênero, combinando elementos do death metal com influências de gothic rock e música clássica. O álbum é considerado um clássico e uma referência para bandas que surgiram posteriormente, consolidando a reputação do Swallow The Sun como uma das principais bandas do estilo.

Entre as músicas que se destacam no álbum, na minha opinião, estão “Through Her Silvery Body”, abrindo a obra com seu clima sombrio e melancólico, a impactante “Silence of the Womb”, que apresenta uma atmosfera claustrofóbica e tensa, e “Swallow (Horror I)”, que traz uma abordagem mais pesada e agressiva, com seu riff grudendo e um vocal gutural intenso, que por sinal, ainda presente no repertório da banda, o que mostra a força e a relevância que o álbum ainda possui, mesmo após duas décadas de seu lançamento.

Trazendo ainda mais para o lado pessoal ‘The Morning Never Came’ foi o primeiro álbum do Swallow the Sun que eu ouvi, por volta de 2004, ainda no colegial da escola. Por conta do impacto que tive com o estilo, pois não havia ouvido nada parecido antes, tenho um carinho nostálgico imenso por esta obra e posso garantir que também foi marcante para todos meus amigos quando a apresentei. Minha primeira pergunta para Kotamäki foi referente a se fariam uma turnê comemorativa de 20 anos, que respondeu:

Caramba, o tempo voa. Já se passaram 20 anos. Não temos nenhum plano. Estamos ocupados demais este ano para qualquer trabalho extra. A Covid19 realmente atrapalhou nossas turnês de lançamento do álbum Moonflowers, então ainda estamos em turnê com esse álbum. E além disso, nós realmente fizemos a turnê de 10 anos do The Morning Never Came na Europa há 10 anos. Eu meio que prometi a mim mesmo que nunca mais cantaria Through Her Silvery Body de novo.

 

[SOBRE A FOTO ACIMA] No ano passado, junto de mais três amigos, fizemos uma audição sob o pôr do sol com ‘The Morning Never Came’ em uma região rural de minha cidade. Acredito que bandas assim, atmosféricas, doom e similares, dependem de uma ambiência especial para melhor “degustação” de seu trabalho, como ocorre com Swallow The Sun.

Twin Peaks e Ghost of Laura Palmer

A música “Ghost of Laura Palmer” é uma das faixas mais icônicas do álbum “Ghosts of Loss”, lançado em 2005. Quando questionado sobre a origem da música, Mikko Kotamäki, explicou que a inspiração vem da atmosfera e do clima geral da série “Twin Peaks”, do diretor David Lynch, da qual a personagem Laura Palmer é uma das mais importantes.

No entanto, Mikko ressaltou que a letra da música não é uma referência direta aos eventos da série, ou ao caso real envolvendo Hazel Drew, que teria sido uma das inspirações para o enredo de “Twin Peaks”. Ao invés disso, a música capta a mesma sensação de mistério e estranheza que permeia a série, combinada com a característica melancolia e intensidade emocional que são marca registrada do Swallow The Sun.

Mesmo sem ser uma referência literal aos acontecimentos da série ou do caso real que inspirou a trama, “Ghost of Laura Palmer” é uma faixa que encanta os fãs tanto de “Twin Peaks” quanto da banda. Com uma melodia envolvente, um clima sombrio e uma letra que evoca imagens de dor e sofrimento, a música é um exemplo perfeito da habilidade da banda em criar uma atmosfera única e emocionalmente poderosa.

Isso foi há tanto tempo. Eu não acho que a letra tenha sido literalmente inspirada nos eventos de Twin Peaks ou Hazel Drew. É mais sobre a sensação geral e a vibe distorcida de toda a série de TV. E provavelmente não é preciso dizer que somos grandes fãs de Twin Peaks e David Lynch.

swallow the sun cd ghost of loss
Minha edição do álbum ‘Ghost of Loss’ com a letra de ‘Ghost of Laura Palmer em destaque. Foto @brunobellan / @sucodm

Tristeza, Beleza e Desespero

Abordando os temas que são recorrentes nas letras do Swallow The Sun, como “horror”, “perda”, “vida” e “morte”, o vocalista explicou que esses tópicos eram mais fáceis de escrever e cantar quando se é jovem e inexperiente, mas que com o passar dos anos e as experiências da vida, eles se tornaram temas dolorosos e pessoais. A perda de entes queridos, amigos e familiares, inclusive a morte da namorada de Juha Raivio, Aleah Stanbridge, em 2016, têm sido fontes de inspiração para as letras da banda.

Bem, no começo eram apenas palavras. É fácil pra caralho escrever e cantar sobre morte e perda quando se é jovem e não tem muita experiência. Depois, fomos envelhecendo, a família começou a morrer, amigos começaram a morrer e em 2016 a namorada do Juha morreu. Então, ultimamente, os temas têm sido dolorosamente retirados da vida cotidiana. Com certeza, há horror suficiente.

Esses temas estão presentes em todo o catálogo da banda, mas foram ainda mais intensificados no álbum “Moonflowers”, que segundo Mikko, foi composto durante a pandemia de COVID-19, quando Juha Raivio, guitarrista e compositor, teve muito tempo para refletir sobre a vida e suas perdas. O álbum é considerado mais sombrio e pesado do que os anteriores, e talvez até mais raivoso. É evidente que esses temas são muito pessoais para a banda, e a emoção é transmitida de forma poderosa e sincera em suas músicas.

Moonflowers foi escrita 100% durante os lockdowns da Covid, quando o Juha simplesmente teve tempo demais para pensar sobre as coisas e a vida. Se você pensar sobre isso, provavelmente entenderá por que é esse tipo de álbum. Se compararmos com o nosso álbum anterior, ele é muito mais sombrio e pesado. Talvez até mais raivoso.

Outra música que eu gostaria de evidenciar, é “April 14th”, uma homenagem ao falecido Peter Steele, vocalista da banda Type O Negative. A letra reflete a dor da perda e a dificuldade de lidar com a ausência, com versos como “Meu coração se contém, sem medo / Pois sei que não há nada além daqui”. A música apresenta um tom melancólico e introspectivo, com uma mistura de vocais limpos, guturais e um instrumental que demonstra a habilidade da banda em abordar assuntos complexos de forma emocionante e impactante.

A música não só homenageia um ícone do metal, mas também ressoa com aqueles que sofreram perdas semelhantes, oferecendo uma sensação de conforto e conexão em meio à dor. A letra e a música como um todo mostram a capacidade do Swallow the Sun de criar uma experiência emocional poderosa através de sua música, levando os ouvintes a uma jornada de reflexão e catarse.

Aqui também presto uma homenagem a Diego Bertanha, que por sinal, foi um ávido fã e ouvinte da banda. Em meados dos anos 2000 tivemos uma banda, a Opus Nocturne, que em seu repertório havia ‘Swallow’ e ‘The Silence of the Womb’, do STS. Descanse em paz, garoto!

opus nocturne
Da esq. para direita: Felipe Facuri (Guitarra), Eu – Bellan (Baixo), Diego Bertanha (Vocal), Bruno Lopes (Bateria) e Thiago Lopes (Guitarra) – Opus Nocturne, 2006

Swallow The Sun e Ghost

Nem só de tristeza e melancolia vive o Swallow The Sun. Para exemplificar, quando questionei sobre uma lembrança que gostaria de compartilhar com os fãs, houve um fato inusitado durante sua passagem pelo Rio de Janeiro em 2014. Na ocasião, a banda foi confundida com os membros do Ghost, que ainda não era muito conhecido, e acabou autografando discos da banda para os fãs. Veja só abaixo:

Sim, esta é a nossa segunda vez no Brasil e mal podemos esperar. Da última vez, também tocamos no Rio de Janeiro. Lembro de uma coisa engraçada que aconteceu no Rio. Isso foi em 2014. Chegamos um dia antes e tivemos um dia de folga no Rio antes do nosso show. Então, a banda Ghost estava tocando no Rio na noite anterior e fomos ver o show deles. O Ghost não era uma banda tão grande na época e ninguém sabia como eles eram. Então, quando entramos, as pessoas pensaram que éramos o Ghost. Não tivemos coragem de corrigi-los e, assim, assinamos um monte de álbuns do Ghost. Então, se você viu o Ghost no Rio de Janeiro em 2014 e autografou sua capa de álbum, pode ser que tenha sido assinada pelo Swallow the Sun. Desculpe por isso.

Por fim, a banda está de volta ao Brasil para apresentar seu mais recente álbum “Moonflowers”, que foi composto durante a pandemia da COVID-19. Eles estarão em São Paulo no próximo dia 21 de fevereiro, trazendo toda a sua energia e peso para os fãs de uma música pesada. Então, se você curte um som intenso e cheio de emoção, não perca essa oportunidade única de conferir uma das bandas mais aclamadas do metal atual!

*Agradecimentos: Erick Tedesco pela oportunidade da Entrevista e ao Renatão por me ajudar com as perguntas!

swallow the sun moonflowers
Pôster Divulgação

COMPRE AGORA SEU INGRESSO

PUBLICIDADE