GTA VI é com certeza um dos títulos mais aguardados da geração, em meio a um longevo desenvolvimento, os fãs do mais esperado título da Rockstar Games vivem de informações distantes sobre o jogo, baseadas em vazamentos ou apenas especulações em torno de sua produção. Porém nas últimas semanas, alguns pontos ficaram claros quanto a Grand Theft Auto VI, o jogo não tem a chance de ser lançado em qualquer serviço de assinatura.
GTA 6 não estará em serviço de assinatura em seu lançamento
Diferente do que muitos sonham, a Rockstar não planeja o mesmo para o seu mais novo título por um bom tempo, isto foi confirmado pelo CEO da Take-Two Strauss Zelnick. Conforme ele falou em reunião, com acionistas da empresa, os serviços de inscrição ainda são um negócio pequeno para o lançamento de GTA 6, mesmo em serviços como o Gamepass que batem os 25 milhões de usuários. A discussão sobre contas modificadas de GTA não foi abordada neste contexto.
O CEO também fez uma leve crítica aos serviços de assinatura, que “canibalizam” a venda tradicional de jogos a preço padrão, praticamente descartando a possibilidade de ver um dos seus maiores títulos lançados em serviços de assinatura no dia de lançamento. Entretanto, Zelnick não descartou a possibilidade de ver seu mais aguardado jogo em algum destes catálogos em um futuro distante.
Isto já até aconteceu com Read Dead Redemption 2, que foi lançado em outubro de 2018 e em 2020 já estava no Gamepass. GTA V é outro que foi ao pacote em 2021 e também foi logo retirado do serviço de assinatura da Microsoft. Porém, em ambos casos, mostram que não é impossível a possibilidade de um título como GTA 6 futuramente no Game Pass ou no Playstation Plus.
Seguindo esta mesma tendência, alguns jogos do pacote GTA: Trilogy que é uma coletânea de clássicos da Rockstar, também foram disponibilizados em serviços de assinaturas. Grand Theft Auto: San Andreas, ficou durante um bom tempo disponível no Game Pass, enquanto no Playstation Plus, ainda é possível jogar GTA: Vice City. Porém, o pacote completo de GTA: The Trilogy nunca foi disponibilizado completo nestes serviços.
Veja o que é especulado em GTA 6
Se existe um jogo que sofreu com vazamentos em sua produção foi GTA 6. Em 2022, surgiram os primeiros leaks do jogo, que são na realidade versões alpha, em construção, que estão muito longe de sua forma final. No entanto, alguns novos vazamentos parecem ter muita consistência. O último foi apontado por Tez2, que ficou famoso por vazar conteúdos da Rockstar, ao revelar que a Rockstar pode ter planos de lançar uma espécie de “GTA Online 2”.
Neste novo mundo online de Grand Theft Auto, os jogadores contarão com recursos similares aos de Read Dead Online. O mundo aberto pode ser lançado na Rage Engine, que promete ser um dos melhores motores gráficos da nova geração. Inclusive, na parte online o jogo não contará mais com aquelas longas telas de loading e vai lidar melhor com a entrada e saída de servidores, de maneira automática.
Outro fato inovador em torno da produção de GTA 6, é que o jogo pode contar com uma protagonista feminina. O dado foi vazado através de um jornalista, que apontou que a desenvolvedora está mais alinhada com o mundo atual e pretende estrear uma personagem feminina, que fará uma espécie de dupla à estilo Bonnie e Clyde.
Porém, ainda não se tem muitos detalhes sobre esta mudança, e provavelmente GTA 6 terá mais de um protagonista, igual ao título anterior. À respeito do enredo pouco se sabe, entretanto, já foi apontado que o jogo poderá contar com várias cidades além da tão especulada Vice City. A trama, como apontada no “Projeto Américas” (nome do projeto de GTA 6), pode se desenrolar em cidades da América Central e América do Sul.
Seu desenvolvimento parece apontar a antiga geração de fora, saindo apenas para Xbox Serie S|X, Playstation 5 e PC. Como última informação, GTA 6 pode estar com seu desenvolvimento próximo de estar completo. Segundo apontado por Tez2, as builds usadas nos vídeos vazados eram de bank release, beta e debug, que apontam versões em fases finais, de polimento do jogo.