sexta-feira, junho 27, 2025
VISITE NOSSA LOJA
Início Site

Kado e Bruno Dorigatti exaltam força dos mangás na Bienal do Livro Rio 2025

ricardo bruno darkside bienal do livro rio 2025
Foto: @sucodm / @fotobelga

Durante a Bienal do Livro Rio 2025, no estande da DarkSide Books, o bate-papo Tokyo Terror reuniu dois apaixonados por cultura oriental: o cartunista Ricardo Oliveira, conhecido como Kado, que é o criador do irreverente quadrinho “O Espetaculoso Gordo Aranha” e do evento carioca Vila Anime, e o jornalista e editor Bruno Dorigatti, gerente editorial da própria DarkSide. Entre memórias nostálgicas e reflexões afiadas, a dupla mostrou como os mangás e animes seguem conquistando o Brasil.

Quando questionados sobre o primeiro contato com os mangás, os dois não hesitaram em citar um clássico. “O Akira foi o meu primeiro contato e imersão com os mangás e os animes. Meu pai alugava os VHS, e eu fui pegando gosto. Era outro jeito de contar, de ver o mundo, com temas importantes. Hoje vivemos uma explosão de mangás no Brasil, e essa bibliodiversidade é uma das coisas mais importantes do momento”, contou Bruno.

Ricardo reforçou a lembrança: “Primeiro eu assisti ao filme do Akira, em um evento no Castelinho do Flamengo. Aí assisti Dragon Ball no mesmo lugar, e mesmo sem entender japonês, fiquei maravilhado. Depois veio Cavaleiros do Zodíaco, e tinha aquele fanzine chamado Japan Animation, com a galera que trazia mangá direto do Japão. Lá tive meu primeiro mangá, mas só olhei as figurinhas! Depois, fui crescendo com isso.”

A conversa também abordou a influência da tecnologia nas histórias orientais. Para Kado, “a tecnologia tem tudo a ver com o Japão e a cultura oriental, e isso é mostrado nos mangás como Evangelion. Sempre esteve presente.” Bruno completou: “Nos anos 80, Japão e Coreia eram os países mais tecnológicos. Cresci lendo Akira, que é uma distopia pós-apocalíptica muito impactante para quem vinha dos quadrinhos mais tradicionais.”

O editor destacou ainda como o ecossistema criativo oriental já nasce pensando na transmídia. “Fui ao Festival de Angoulême, na França, e vi que o pessoal da Coreia já apresenta um projeto como obra completa: pode virar série, anime, livro ou filme. Eles pensam na história como um projeto fluido. Esse pensamento é chave para o sucesso global da cultura coreana.”

Questionados sobre o fascínio brasileiro por narrativas orientais, Bruno explicou: “Acho que quem consome cultura está sempre buscando novos olhares sobre o mundo. É essa curiosidade que nos leva ao Japão, à Coreia.” Kado brincou: “Você começa com Turma da Mônica, Disney… mas depois quer algo que te represente mais. Eu fui para as produções nacionais e acabei chegando nos mangás. Até hoje acho massa!”

Bruno ainda mencionou o bairro da Liberdade, em São Paulo, como uma ponte entre mundos. “É o Japão no Brasil. É uma experiência muito imersiva estar lá. Um lugar que simboliza essa conexão cultural histórica entre os dois países.”

O papo entre Ricardo e Bruno não foi só uma ode aos mangás e animes como formas mais sérias de contas histórias em quadrinhos, como também foi um mergulho no quanto a cultura oriental se entrelaça com a formação de muitos leitores brasileiros. Para quem cresceu vendo heróis japoneses na TV aberta ou garimpando mangás em fanzines e bancas, o recado está dado: o Japão e a Coreia continuam moldando o nosso imaginário com suas histórias ousadas, emocionantes e — por que não? — perturbadoras. E que venham mais encontros como esse, porque o público nerd, otaku e apaixonado por cultura pop agradece.

Ricardo e Bruno na Darkside | Bienal do Livro Rio 2025

Fotos por @fotobelga

PUBLICIDADE

Nagabe revela bastidores e emociona fãs na Bienal do Livro Rio 2025

nabage bienal do livro rio darkside
Imagem Divulgação

Em uma das participações mais legais da Bienal do Livro Rio 2025, o mangaká japonês Nagabe subiu ao Palco Apoteose Shell para conversar com os fãs sobre uma de suas obras mais conhecidas, A Menina do Outro Lado (Totsukuni no Shoujo). Com tradução ao vivo, o autor compartilhou os bastidores da criação do mangá, falou sobre sua trajetória, respondeu a perguntas do público e arrancou aplausos calorosos da plateia.

Sobre o gosto por personagens antropomorfos, ele contou: “Tive contato com esse tipo de obra na época da faculdade, já faz mais de dez anos. Desde então, queria trabalhar com o contraste do preto e branco nos desenhos”. E revelou algo pessoal: “Tenho alergia a bichinhos, por isso não pude ter animais de estimação, e isso me aproxima ainda mais de personagens como Shiva e Sensei, que também não podem se tocar”.

Já quanto ao sucesso internacional da obra, publicada em mais de dez países, ele respondeu: “Os personagens têm sentimentos e motivações, e eu quis que isso alcançasse leitores de qualquer parte do mundo. A conexão entre eles gera os conflitos, os diálogos, a história.”

Ao ser questionado se já sabia o final da trama desde o início, respondeu que tinha uma ideia geral: “Mas fui montando o caminho aos poucos, com partes tristes, divertidas, dramáticas, até chegar ao final.”

Um dos momentos mais aplaudidos foi quando ele comentou a respeito das tirinhas de humor ao fim de alguns volumes: “Eu colocava esses momentos para dar um alívio emocional ao leitor, especialmente depois de volumes muito tensos.”

Fãs quiseram saber como começar uma carreira como mangaká. O artista contou que estudava artes na faculdade e postava seus desenhos online, como um portfólio: “Foi assim que fui descoberto por editores. Usar bem as redes sociais é fundamental”.

A fã Marina perguntou sobre a inspiração para o Sensei. A resposta emocionou: “Eu observava o meu sobrinho pequeno, com três ou quatro anos. A inocência e espontaneidade da criança me fascinaram e inspiraram na criação da Shiva.”

Seguindo esta linha de pensamento, ao ser perguntado sobre a representatividade da escolha de Shiva como protagonista feminina em meio a tantos personagens principais masculinos, Nagabe respondeu: “Não criei a personagem pensando exatamente no gênero, do tipo que talvez uma mulher seria melhor, não foi isso. Eu quis colocar na história uma protagonista que mostrasse a inocência de uma criança. A Shiva é muito fofa, e se fosse um personagem masculino talvez seria menos fofinho, mas a ideia é realmente trazer a inocência da criança.”

Questionado sobre os cenários, explicou: “No início, eu não me achava bom em desenhá-los, então eu treinava com fotos e observando a natureza”. Sobre a técnica: “Eu ainda desenho tudo com nanquim, de forma analógica.”

Sobre o anime baseado em A Menina do Outro Lado, disse: “Não participei da produção, mas fico muito feliz com o resultado. A animação focou em detalhes delicados, como o cheiro da chuva, e trouxe uma sensação diferente, mas muito bonita.”

Fãs também perguntaram se haveria novos spin-offs como o seu recente lançamento Dear. “Eu tenho ideias, mas não estou certo ainda se irei desenvolver outras histórias no mesmo universo.”

Respondendo a Beatriz, que perguntou sobre bloqueios criativos, disse: “Quando isso acontece, o melhor é parar e fazer outra coisa: passear, jogar, conversar. A porta das ideias vive no nosso cotidiano. E sobre comparação, o ideal é se inspirar nos outros artistas, não se diminuir.”

Ao ser perguntado sobre inspiração, respondeu que “as ideias muitas vezes surgem quando estou vivendo algo interessante. Por isso, viajo, tiro fotos e registro sensações para usar depois nas obras.”

Sobre o tempo de produção, disse: “Um capítulo pode levar até um mês para ser feito. Tento equilibrar o tempo entre trabalho e lazer, mas o trabalho costuma vir primeiro.”

Matheus perguntou sobre o mercado brasileiro, e o ídolo respondeu: “Soube que o Brasil ainda publica poucos mangás de autores nacionais, mas sinto que o país trata com muito respeito as obras japonesas, com edições bonitas e cuidadas. Ficou impressionado com a edição em português da minha obra.”

Em um momento divertido, uma fã pediu para que Nagabe mandasse um beijo para a comunidade furry brasileira. Entre risos, ele prontamente atendeu ao pedido, arrancando aplausos da plateia com seu “beijo” simbólico para os furries (termo usado para pessoas interessadas em animais com características humanas, muito presentes na obra de Nagabe, como Smell).

E por fim, ao ser questionado se ele estaria do lado de dentro ou do lado de fora no mundo de sua história, sorriu e respondeu: “Acho que estaria do lado de fora. Melhor assim.”

Sob aplausos, Nagabe se despediu agradecendo ao carinho dos leitores brasileiros. Uma presença inesquecível para os fãs que viram de perto o criador de um dos mangás mais sensíveis e marcantes da década.

Nagabe na Darkside – Bienal do Livro Rio

Fotos por @fotobelga

PUBLICIDADE

NewPOP Editora faz sucesso na Bienal do Livro do Rio 2025

newpop editora bienal do livro rio 2025
Foto: @sucodm / @fotobelga

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2025, que bateu recorde de visitantes e livros vendidos desde a primeira edição, em 1983, teve muitos destaques dentre os inúmeros estandes de editoras famosas e queridas pelo público, e dentre eles podemos evidenciar o estande da NewPOP Editora, referência quando o assunto é mangás, HQs, novels e webnovels asiáticas no mercado brasileiro.

Com uma fila constante de leitores — muitos vestidos com cosplays de personagens famosos — o espaço se transformou em ponto de encontro para jovens apaixonados por cultura pop oriental. Com preços acessíveis, edições caprichadas e muito respeito por quem acompanha esse universo, a NewPOP não só marcou presença no evento, como também mostrou que vai crescer ainda mais no coração dos otakus, dorameiros e leitores apaixonados por narrativas vindas do outro lado do mundo.

O principal atrativo era o catálogo recheado de títulos de peso, como as famosas novels chinesas da autora Mo Xiang Tong Xiu, incluindo os fenômenos “Mo Dao Zu Shi” (O Patriarca da Cultivação Demoníaca) e “Sistema de Autopreservação do Vilão Desprezível”, que têm conquistado fãs ao redor do mundo e, no Brasil, já têm um fandom enorme.

Além disso, obras famosas dos autores asiáticos como Gyeoeul Gwon, Moyori Mori, Yu Xiao Lan Shone também marcaram presença nas prateleiras, ao lado da queridinha dos otakus nostálgicos: a série adolescente K-On!, um sucesso japonês entre leitores jovens. Para os fãs de quadrinhos clássicos, a editora trouxe relançamentos de obras como “Cavaleiros do Zodíaco”, que continuam encantando gerações.

O diferencial, além da seleção de títulos, foram os valores das obras vendidas, custando entre R$10 e R$80: um respiro para leitores em tempos de livros cada vez mais caros. A política de preços foi amplamente elogiada nas redes sociais, ajudando a transformar o estande da editora num dos mais movimentados da feira.

Depois dessa estreia de sucesso na Bienal carioca, a NewPOP demonstrou um enorme potencial de transformar nichos em fenômenos editoriais no Brasil.

Galeria NewPOP Editora na Bienal do Livro Rio 2025

Fotos por: @fotobelga

PUBLICIDADE

Hello Kitty Parade atrai milhares de pessoas na Grande Curitiba

Hello Kitty Parade
Imagem Divulgação

Hello Kitty ganha destaque no Shopping São José com a exposição gratuita Hello Kitty Parade, que fica aberta ao público até o próximo dia 06 de julho. A mostra, instalada no Piso L1, na Praça de Eventos, traz 12 esculturas da personagem mais famosa da Sanrio customizadas por artistas brasileiros.

Além das esculturas, a programação inclui oficinas de pintura em gesso dos personagens Hello Kitty e Keroppi, voltadas para crianças de 4 a 12 anos. As atividades acontecerão de domingo a sexta, das 14h às 21h, e aos sábados, das 10h às 21h30. A participação é gratuita mediante resgate de cupom no aplicativo do shopping. As vagas são limitadas.

Giovana Camargo Neves, Coordenadora de Marketing do Shopping São José, afirma:

A Hello Kitty representa muito mais que uma personagem, ela carrega um valor afetivo único para diferentes idades. Por isso, essa exposição tem um potencial enorme de conexão com o público. Estamos felizes em trazer uma experiência tão lúdica e inclusiva para a nossa comunidade.

PUBLICIDADE

Crunchyroll | Novidades para a temporada de julho

Temporada de julho Crunchyroll
Imagem Divulgação

A Crunchyroll anuncia mais uma temporada repleta de lançamentos para os fãs de todos os tipos de histórias. A partir do próximo mês, os assinantes poderão assistir a tramas inéditas de grandes franquias como Gachiakuta Nyaight Of The Living Cat, ambas com estreia prevista para 6 de julho, e New Saga, um pouco antes, em 2 de julho.

Além destas estreias, séries já amadas pelos fãs retornam para mais uma temporada. É o caso da Temporada 2 de Dan Da Dan, em 3 de julho; My Dress-Up Darling, em 5 de julho; Kaiju No. 8, em 19 de julho; e Dr. Stone Science Future Cour 2, em 10 de julho., e a Temporada 4 de Rent-a-Girlfriend, em 1º de julho.

Dando continuidade à temporada anterior, continuam recebendo novos episódios TO BE HERO XAnne ShirleyWITCH WATCH One Piece, aos fins de semana.

Para saber mais detalhes das séries e descobrir todos os lançamentos de abril, acesse o artigo completo da Crunchyroll Notícias.

PUBLICIDADE

Anime Friends 2025 traz lendas dos bastidores de mangá e anime

Anime Friends 2025 
Imagem Divulgação

Anime Friends promove o encontro entre os fãs e os ídolos do Japão e sabe que o contato entre profissionais de primeira grandeza dos bastidores da produção de mangá e anime pode inspirar parte do público a trabalhar nessa indústria. Por isso, em 2025, o Anime Friends aposta no encontro de medalhões consagrados e a criatividade brasileira.

O maior festival de cultura pop asiática da América Latina acontece no primeiro final de semana de julho no Distrito Anhembi.

Garanta seu ingresso

Convidados do Anime Friends 2025

O primeiro nome é Yukari Fujimoto, uma das maiores referências mundiais nos estudos sobre mangá. Seu maior foco é em Shoujo, gênero romântico voltado ao público feminino, e Boys Love, histórias de romance entre personagens masculinos.

Anime Friends 2025  Yukari
Imagem Divulgação

Ela é professora da School of Global Japanese Studies da Meiji University, em Tóquio, e leciona sobre cultura dos mangás, gênero e representações sociais. Também, foi editora da prestigiada Chikuma Shobou e atua há décadas como crítica e pesquisadora.

Além disso, foi membro da diretoria da Japan Society for Studies in Cartoons and Comics por mais de 10 anos, desde a fundação da entidade. Yukari é autora de livros como Watashi no ibasho wa doko ni aruno? (Onde é o meu lugar?) e publicou diversos artigos. Seus textos analisam personagens femininas em obras como Naruto e Sailor Moon.

Outra lenda dos bastidores é o diretor e roteirista Shinichiro Watanabe, criador de obras como Cowboy Bebop, Samurai Champloo e o mais recente Lazarus, onde o protagonista se chama Axel Gilberto.

Anime Friends 2025 Watanabe
Imagem Divulgação

Watanabe é famoso por transformar música em narrativa — seja com jazz em Cowboy Bebop, hip hop em Samurai Champloo, ou trilhas futuristas em Carole & Tuesday. Além disso, é mestre em misturar ação, filosofia, crítica social e estética cinematográfica.

Também, dirigiu Space Dandy, Sakamichi no Apollon e curtas da série The Animatrix, influenciando gerações de criadores pelo mundo.

Os dias e horários dos paineis estão disponíveis no site e nas redes sociais do Anime Friends.

Anime Friends 2025 

Quando: 3 a 6 de julho de 2025

Onde: Distrito Anhembi – R. Prof. Milton Rodrigues, s/n – Santana – São Paulo

Como participar: ingressos disponíveis na Mundo Ticket: https://www.mundo-ticket.com/

Mais informações

PUBLICIDADE

ATEEZ chega à UCI com sua mais recente turnê mundial

ATEEZ uci cinema
Imagem Divulgação

Um dos boygroups mais queridos do k-popATEEZ chega à UCI com “ATEEZ WORLD TOUR [TOWARDS THE LIGHT: WILL TO POWER]”, sua mais recente turnê mundial. O filme estará em cartaz nos dias 26 e 28 de junho.

Assim, os fãs brasileiros poderão assistir em primeira mão à abertura da quarta turnê mundial do grupo. Os ATINY já podem garantir antecipadamente os ingressos para as sessões através do site da UCI.

O filme apresenta o primeiro show da turnê, em Jamsil Indoor Stadium, em Seul, na Coreia do Sul. Além disso, relembra grandes sucessos do grupo como “Wonderland”, “Crazy Form” e “Say My Name”, e performances solos dos integrantes. A apresentação, que reuniu um público de mais de 12 mil pessoas em dois dias, tem direção de Oh Yoon-Dong, famoso por assinar produção para BTS, BLACKPINK, BAEKHYUN e aespa.

O grupo é formado por Kim Hongjoong, Park Seonghwa, Jeong Yunho, Kang Yeosang, Choi San, Song Mingi, Jung Wooyoung e Choi Jongho. Assim, se destaca no cenário da música pop sul-coreana desde seu debut em 2018. Em 2023, ATEEZ veio pela primeira vez ao Brasil com a turnê “The Fellowship: Break the Wall”, que reuniu 30 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo.

Compre seu ingresso

PUBLICIDADE

Panini | Confira os mangás disponíveis para pré-venda

Como Conheci a Minha Alma Gêmea
Imagem Divulgação

A Editora Panini anunciou sua nova leva de mangás em pré-venda. Entre títulos aguardados e continuações de sucesso, confira os que já estão disponíveis no site da editora. Além disso, em breve os volumes também poderão ser encontrados nas Panini Points, bancas, lojas especializadas e livrarias parceiras em todo o país.

Entre os destaques está a estreia de Como conheci minha alma gêmea Vol. 01. A história acompanha a jovem Yuuki em sua busca por amor verdadeiro em meio à solidão da vida urbana. A edição vem com brindes exclusivos: um marcador de páginas e um adesivo.

Além do lançamento inédito, a pré-venda contempla novas edições:

  • Lycoris Recoil (Vol. 03)
  • Gachiakuta (Vol. 10)
  • Strobe Edge (Vol. 04)
  • Não Mexa Comigo, Nagatoro (Vol. 13)
  • Pluto (Vol. 06)
  • Goblin Slayer (Vol. 16)
  • Lil-Men (Vol. 13)
  • Mao (Vol. 22)
  • Kagurabachi (Vol. 02)
  • Os Filhos da Família Shiunji (Vol. 03)
  • Komi Não Consegue se Comunicar (Vol. 35)
  • Wind Breaker (Vol. 19)
  • Missão Família Yozakura (Vol. 24)
  • O Verão em que Hikaru Morreu (Vol. 06)

Como Conheci a Minha Alma Gêmea Vol. 01

  • Roteiro e Arte: Anashin
  • Acabamento: Capa Cartão
  • Páginas: 208
  • Brinde: Marcador de páginas + adesivo
Como Conheci a Minha Alma Gêmea
Imagem Divulgação

Yuuki é uma garota de 20 anos que se mudou do interior de Tóquio há dois anos. Depois de o encantamento com a cidade grande passar, ela se senta solitária, e sonha encontrar o seu grande amor. Quando sua amiga Sanae a leva para uma boate, ela percebe que aquele não é o seu ambiente… até encontrar Iori, um rapaz de cabelo descolorido e jeito mal encarado. Será que sua sorte está para mudar?

Compre agora

PUBLICIDADE