Em japonês, batsu (ばつ) significa o sinal de negativo ( X ), que você usa quando quer indicar que algo é errado. Você também pode expressar isso cruzando os braços na sua frente.

batsu

O seu oposto, maru (まる), significa o sinal positive ( O ) que quer dizer que algo é correto. Isso também pode ser expressado posicionando seus braços em forma de círculo acima da cabeça (como se fosse uma bailarina).

maru

Você pode ver sua utilização em diversos lugares, como placas de O e X em um programa de TV, para responder a perguntas de Sim ou Não em um jogo. O engraçado é que a cor positiva é o vermelho, enquanto a negativa é o azul, sendo que no ocidente a associação é o contrário.

Além disso, se você estuda japonês, sabe que os professores usam o batsu/maru para correção. Apesar de parecer que o círculo vermelho indica que você tirou zero na questão, na verdade você acertou. Já os riscos significam que você errou.

Se você já estudou ou estuda em uma escolar de língua japonesa, durante os festivais do idioma, sempre tem brincadeiras típicas, incluindo uma em que fazem diversas afirmações e você precisa dizer se elas estão certas ou erradas.

Dependendo da sua resposta, você vai para o lado esquerdo ou direito, onde tem uma pessoa segurando um cartaz com o maru e outra com o batsu. Se você errar a resposta, sai do jogo. A brincadeira segue até só sobrar um que acertou todas as questões.

Ainda há o famigerado hanamaru (círculo de flor), que significa algo como incrível, excepcional, 100%, perfeito.

Esse símbolo também é usado geralmente para marcar dias especiais no calendário ou para indicar uma vitória ou objetivo cumprido. Por exemplo, se você está tentando parar de fumar, você vai marcar esse símbolo no calendário para dizer que você não fumou naquele dia.