Aconteceu entre os dias 26 a 30 de junho, o BIG Festival 2019, evento de games indie que reuniu mais de 20 mil pessoas – entre quarta e domingo – e 75 jogos na mostra, sendo 54 em competição (de 22 países).
O evento proporciona para o público fã de games, trocar ideia com os desenvolvedores, seja brasileiros e estrangeiros que circulam por lá, adquirir itens exclusivos nos estandes e claro, o conhecimento provido das diversas palestras da programação.
Estações de Jogos
O público pôde jogar de graça 75 games independentes, desde jogo em realidade virtual, para celular, para computador e mais. Desse total, 54 jogos estão em competição no Festival.
Workshops
Diversos workshops de produção de games, como o de Level Design que abrangeu as nuances e dificuldades da produção, mostrando cases e experiências para quem pensa em entrar neste mercado de games.
Palestras
As palestras tiveram temas como “Os cases de sucesso dos games brasileiros são destaque de palestra apresentada pela Abragames”, “Palestra Facebook: Fomentando o ecossistema de jogos”, em mais de 100 horas de puro aprendizado gamistico!
Concurso Cosplay
Este foi o primeiro ano que o evento incentivou a participação dos cosplayers com ajuda da parceira Live Arena. Os cinco cosplayers que tiraram uma foto ao lado do banner do parceiro, marcaram corretamente as hashtags e obtiveram mais likes, ganharam um curso EAD de Cosplayer e Cosmaker.
Os cinco vencedores foram:
PREMIAÇÃO
Participaram da competição 54 jogos de 22 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suíça. Eles disputaram em 18 categorias, além de duas competições paralelas. O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. E o Grashers (Pink Array, Brasil) ganhou o Nordic Game Discovery Contest e está automaticamente selecionado para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia. No domingo, foram divulgado os vencedores – entre 10 times concorrentes – do BIG Festival Facebook Jam: o grande vencedor foi o jogo Lucha Grower, do estúdio Aurecas.
O júri internacional que participou da escolha dos vencedores é formado por Alisher Yakubov da VK Games, Astrid Huntjens da Azerion Games, Chris Buffa da Greenlit Content, Chris Lefebvre da Lion Studios, Martina Santoro da Hatch Games e Naheda Noori da Miniclip. Na categoria de BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, os games foram analisados pelos jurados André Fischer do Mix Brasil, Carolina Caravana da Aiyra Games, Mata Haggis-Burridge da Breda University of Applied Sciences.
Por sua vez, Fernanda Sarmento do Oi Futuro, Gislaine Batista Munhoz da Microsoft e Ana Paula Gaspar do CIEB selecionaram o ganhador do BIG Impact: Melhor Jogo Educacional. O júri de Melhor Jogo de Estudante ficou por conta do SBGames, enquanto as crianças da Brinquedoteca Terapêutica Senninha do GRAACC escolheram o Melhor Jogo Infantil.
Os jurados Fabio Hofnik do Hyper VR, Pedro Kayatt da VR Monkey e Leandro Sarubbi da VR Gamer selecionaram o Melhor Jogo de XR/VR. Já o Melhor Jogo BIG Brands foi selecionado por Luis Pacete do Meio & Mensagem, Paulo Centenaro da ABRADi e Alexandre Braga da ESPM. O Nordic Game Discovery Contest teve Shirley Lyn da DoGi Games, Justin Berenbaum da Xsolla e Jason Della Rocca do Execution Labs para selecionar o vencedor.
Veja a lista completa de ganhadores:
– Melhor Jogo
GRIS (Nomada Studio), da Espanha
Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”.
– Melhor Jogo Brasileiro
Adore (Cadabra Games), do Brasil
Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.
– Melhor Jogo da América Latina
Quantum League (NGD Studios), da Argentina
Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”.
– Melhor Arte
GRIS (Nomada Studios), da Espanha
Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”.
– Melhor Narrativa
Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.
– Melhor Gameplay
JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália
Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.
– Melhor Som
Unheard (NEXT Studios), da China
Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”
– Inovação
Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”.
– BIG Impact: Educacional
Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil
Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”.
– BIG Impact: Questões Sociais
Marie’s Room (like Charlie), da Bélgica
Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.
– BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade
Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil
Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”.
– Melhor Jogo de Estudante
Burning Daylight (The Animation Workshop), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.
– Melhor Jogo Mobile
Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil
Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.
– Melhor Multiplayer
Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha
Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.
– Melhor Jogo Infantil
It’s Paper Guy! (The Paper Team), da França
Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.
– Melhor Jogo XR/ VR
Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.
– BIG Brands
Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil
Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.
– Humble BIG New Talent Award
Space Routine (Menic Games), da Argentina
– Nordic Game Discovery Contest
Grashers (Pink Array), do Brasil
– Melhor Jogo pelo Voto Popular
Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil