Sendo um feriado bem famoso, talvez você já tenha ouvido falar da Golden Week, um grande feriado de uma semana do Japão, que ocorre de 29 de abril a 5 de maio. Essa é uma das épocas mais agitadas do país, as pessoas tiram férias, viajam e se divertem mesmo em meio à multidão.

Mas porque esse feriado é tão famoso e tão longo? Por que os japoneses param por uma semana inteira? Suas perguntas serão respondidas neste artigo.

A Golden Week abrange quatro feriados nacionais e em vez das pessoas terem apenas estes 4 dias de férias, muitas empresas acabam fechando por 7 a 10 dias e dão uma semana de férias aos seus funcionários. Mesmo quando não recebem uma semana inteira de folga, muitos acabam não indo trabalhar.

Já que todos estão de folga nessa época do ano, muitos aproveitam a oportunidade para viajar. E como todos querem fazer isso ao mesmo tempo, todos os lugares ficam muito cheios e viajar pode se tornar um pesadelo. Os aeroportos e estações de trem ficam lotados, mais do que o normal, e as reservas de acomodação acabam em um instante. Portanto, é preciso se programar com antecedência.

Os quatro feriados são exclusivos ao Japão, então talvez você não os conheça: Dia do Showa, Dia da Constituição, Dia do Verde e o Dia das Crianças.

29 de abril: Dia de Showa (Showa no Hi – 昭和の日)

No dia 29 de abril é o aniversário do Imperador Showa Hirohito, que morreu em 1989. Até 2006, o Dia do Verde era celebrado nessa data. O propósito do feriado é lembrar ao Japão os 63 anos de governo de Hirohito e as dificuldades que a população passou durante esses anos. Ou seja, é um dia mais de reflexão sobre o antigo Japão do que para honrar o imperador em si.

Durante o seu reino, o Japão viu o fim da Democracia Taisho, o Incidente de 15 de Maio, o Incidente de 26 de Fevereiro e o começo do Fascismo, a 2ª Guerra Mundial, a ocupação pós-guerra e a ascensão japonesa como uma potência mundial.

3 de Maio: Dia da Constituição (Kenpo Kinenbi – 憲法記念日)

Essa é bem óbvia, é o dia em que se comemora a Constituição do Japão. Esse feriado existe desde a sua criação no dia 3 de maio de 1947. Nesse dia, os japoneses refletem sobre a democracia e o governo. Mas não leve isso tão a sério.

4 de Maio: Dia do Verde (Midori no Hi – みどりの日)

Este dia celebra a natureza. Supostamente, é uma data para os japoneses ficarem em mais harmonia com a natureza e agradecer a mesma por suas bênçãos.

5 de Maio: Dia das Crianças (Kodomo no Hi – こどもの日)

Sendo comemorado desde 1948, o Dia das Crianças é para celebrar as personalidades das crianças e a sua felicidade. Este festival também é comemorado em vários outros países asiáticos. Originalmente, a data era exclusiva para os meninos, mas depois incluíram as meninas também. O símbolo do dia é a carpa e você vê várias bandeirinhas em forma do peixe durante esse período.

De acordo com a cultura chinesa, quando a carpa sobe o rio, ela se transforma em um dragão. Dizem que a carpa representa as crianças nadando em direção à vida adulta e crescendo para se tornarem mulheres e homens. Por isso, quando a bandeira da carpa está contra o vento, parece como se o peixe estivesse nadando.

Como Qualquer Feriado Prolongado no Brasil

Na verdade, os feriados não são celebrados de acordo com seus propósitos originais de reflexão e harmonia com a natureza. Você só vê realmente a comemoração do dia das crianças já que você vê crianças bem arrumadinhas com os pais tirando e as bandeiras coloridas de carpa.

É uma época que as pessoas aproveitam mais para descansar e/ou viajar. O lado ruim é que alguns lugares ficam extremamente cheios e outros fecham, então pode ser complicado.

Em resumo, até o japoneses tão trabalhadores adoram um feriadão.

Foto por fayedilion