Anúncio

Fique longe dos antiquários! Pare de assistir Admirável Móvel Novo! Cuidado com pratos da Duralex, filtros de barro e animais de porcelana da sua avó ou bisavó! Cuidado pois esses objetos antigos, pois eles podem virar um tsukumogami!

No folclore japonês, um tsukumogami é, basicamente, um objeto que cria vida/é possuído por um espírito quando completa 100 anos. O termo surgiu em um poema no livro Contos de Ise do século IX e foi originalmente usado para se referir aos cabelos brancos de uma mulher velha (九十九髪, um trocadilho com kanjis de mesma pronúncia, 髪 [kami, cabelo] e 神 [kami, Deus], e 九十九 [99 “anos”]). Com o tempo, o termo começou a ser escrito como 付喪神 (de mesma pronúncia, um “espírito preso a um objeto”).

Geralmente eles são inofensivos e gostam de pregar peças, mas podem se tornar vingativos quando são jogados fora ou maltratados. Por conta disso, alguns santuários oferecem o serviço de “consolar” os objetos quebrados ou que não são mais usados. Hoje em dia, os tsukumogami são raros, já que não gostam de eletricidade e as pessoas dificilmente tem objetos tão antigos em casa.

 

Através de contos e pinturas, os tsukumogami foram se tornando mais populares, como nos emakimono, que são histórias pintadas em pergaminhos na horizontal. Eles também aparecem nos Konjaku Monogatari, uma coleção de contos da Era Heian (794 a 1185), bem como no Hyakki Yagyō Emaki (conto do Desfile Noturno dos Cem Demônios).

Anúncio
Bakezorio, chinelo de palha

Como são objetos, existem diversos tipos de tsukumogami, porém existem alguns que ficaram mais populares por aparecerem em contos, jogos e mangás. Dentre os mais famosos estão:

  • Bakezori – um chinelo de palha
  • Chochi no Bake – uma lanterna de papel
  • Ittan Momen – o fantasma do rolo de algodão (tem mais cara de papel, não é Ragnarok Online?)
  • Kameosa – garrafa de saquê (talvez a garrafa esteja se mexendo porque o dono está bêbado…)
  • Kasa-obake ou Karakasa – um guarda-chuva de papel, este é com certeza o mais conhecido e o mais amado dos tsukumogami!
  • Morinji no Okama – um bule de chá (e a Bela e a Fera fica como?)
Um bule de chá

Os Tsukumogami nos Animes

No volume 1 de Tokyo Babylon, o tsukumogami é mencionando em um capítulo onde uma mulher está doente e tem comportamentos estranhos, até Subaru chegar e exorcizar a jaqueta que ela comprou em uma liquidação de roupas. Sim, a jaqueta era um tsukumogami carregado de energia negativa por conta da competição pelas roupas em liquidação. Aniversário Guanabara mandou lembranças.

tokyo babylon
Tokyo Babylon (Imagem Divulgação)

No jogo Ragnarok Online, o Karakasa aparece como um monstro no mapa de Amatsu.

Os tsukumogami também aparecem bastante nos animes We Rent Tsukumogami, literalmente “Empréstimo de Tsukumogami” e que a REVIEW você pode ler AQUI, Youkai Watch e GeGeGe no Kitarou.

we rent tsukumogami
We Rent Tsukumogami (Imagem Divulgação)
gegege no kitaro
Gegege no Kitaro (Imagem Divulgação)

Enfim, os tsukumogami são seres inocentes no geral, menos quando possuem bonecas Reborn, a boneca gigante da Xuxa e o Fofão.

Anúncio