BELLAN
    BELLAN
    O #BELLAN é um nerd assíduo e extremamente sistemático com o que assiste ou lê; ele vai querer terminar mesmo sendo a pior coisa do mundo. Bizarrices, experimentalismo e obras soturnas, é com ele mesmo.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Asiáticos fazem história em indicações no Oscar 2023

    As indicações do Oscar 2023 fizeram história em termos de diversidade asiática. Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu (todos por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”) e Hong Chau (“A Baleia”) conseguiram a maior quantidade de nomeações em categorias de relevância em apenas uma edição de Oscar da história!

    Esta configuração ultrapassa o lineup formado em 2004, que incluía os Indianos e Iranianos Ben Kingsley e Shohreh Aghdashloo (ambos por “Casa de Areia e Névoa”) e astro japonês Ken Watanabe (“O Último Samurai”).

    “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, escrito e dirigido pelos Daniels (Daniel Kwan e Daniel  Scheinert), é o filme com mais indicações, com 11 possibilidades de levar para casa a estatueta dourada. Este é também um marco raro, já que o “hat trick” de indicações (Filme, Direção e Roteiro) só foi conseguido outras duas vezes por asiáticos, com Bong Joon Ho (“Parasita“) e Chloé Zhao (“Nomadland“), e nestes casos, ambos ganharam o Oscar para Direção e Melhor Filme em seus respectivos anos.

    Até a última terça-feira (24), Merle Oberon era a única mulher asiática indicada na categoria de atriz principal – mantendo esse título desde “O Anjo Negro” (1935). Agora, Yeoh se junta à lista, já que a atriz veterana da Malásia ganhou seu primeiro prêmio na carreira por sua atuação como proprietária da lavanderia Evelyn. Aos 60 anos, Yeoh é a segunda atriz asiática mais velha indicada, atrás de Yuh-Jung Youn (“Minari“), que tinha 73 anos quando foi indicada e acabou ganhando o prêmio de Melhor Coadjuvante.

    Outro talento asiático reconhecido este ano inclui a diretora Domee Shi, cujo “Red: Crescer é uma Fera” está entre os cinco filmes de animação indicados. Este é o 10º ano consecutivo em que um cineasta asiático foi indicado na categoria, o mais longo período de representação asiática em qualquer categoria. Com uma indicação para melhor roteiro adaptado, o roteirista de “Living”, Kazuo Ishiguro, figura como primeiro asiático e o sexto vencedor do Prêmio Nobel a ser indicado ao Oscar.

    Por fim, somam-se 7 indicados, uma marca histórica no epicentro da Indústria Cinematográfica. Quantas estatuetas os asiáticos levarão desta vez? Os vencedores do Oscar 2023 serão revelados em cerimônia que acontece em 12 de março.

    BELLAN
    BELLAN
    O #BELLAN é um nerd assíduo e extremamente sistemático com o que assiste ou lê; ele vai querer terminar mesmo sendo a pior coisa do mundo. Bizarrices, experimentalismo e obras soturnas, é com ele mesmo.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias