A quarta geração do pop coreano vem conquistando cada vez mais espaço no mercado musical internacional e, aqui no Brasil, não é diferente. Pelas redes sociais, é fácil identificar fanbases enormes para os mais diversos grupos ativos atualmente. O ATINY, apelido para o fandom do grupo ATEEZ, é um dos que sempre está presente divulgando lançamentos, declarando o amor por cada um dos membros do grupo, além de implorar por uma vinda do octeto ao país.
E, como a voz do povo é a voz de Deus, a produtora 30E não perdeu tempo e anunciou um MEGA SHOW, alocado no Allianz Parque, para que o ATEEZ desembarque por aqui pela primeira vez. Se você ainda não conhece esse fenômeno e quer saber mais sobre sua carreira e maiores sucessos, vem com a gente para mais um Suco Apresenta!
Antes de tudo, KQ Fellaz
ATEEZ é mais um pacote completo lançado pela KQ Entertainment nos últimos anos. Mas, antes de receberem esse nome, eles já foram KQ Fellaz. O projeto inicial contava com os oito membros atuais do grupo: Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho, além de um nono trainee que não foi adicionado à formação final. Em 18 de maio de 2018, a empresa lançou um vídeo em seu canal oficial no YouTube, que apresentava a performance cover de Pick It Up, do rapper Famous Dex, para promover os futuros membros do ATEEZ.
Poucos dias depois, a KQ Entertainment soltou o primeiro episódio de uma série de vídeos nomeada “KQ Fellaz American Training”, onde os oito membros viajaram para Los Angeles, Califórnia, para treinar dança no Movement Lifestyle e Millennium Dance Complex. Por fim, houve o lançamento do single From, composto e produzido por um dos integrantes, para o encerramento da série.
A formação oficial do grupo ATEEZ ocorreu somente em 24 de outubro de 2018, com o lançamento de seu primeiro EP intitulado Treasure EP.1: All to Zero.
Os integrantes são apresentados através do conceito e estética de “piratas”, comandados pelo capitão Hongjoong, líder do grupo. A promoção do disco começou com as faixas-título Pirate King e Treasure, que receberam videoclipes gravados no Deserto do Saara. Com esse lançamento, ATEEZ alcançou a 7ª posição no Gaon Albums Chart , vendendo mais de 20 mil cópias em 2018.
O ATEEZ teve que suar a camisa em 2019, hem? Durante os primeiros meses de um ano tão agitado, o grupo lançou mais dois EPs: Treasure EP.2: Zero to One e Treasure EP.3: One to All. Cada um deles faz parte da série Treasure e contém músicas que abordam diferentes conceitos – adaptando a anterior de “piratas” – e sonoridades.
Além disso, eles anunciaram sua primeira turnê, nomeada The Expedition Tour. Os shows passaram por cinco cidades americanas – Nova York, Chicago, Dallas, Atlanta e Los Angeles – todas sold out. Devido ao enorme sucesso, a turnê foi estendida e também contou com apresentações em Melbourne e Sydney, na Austrália.
Tá achando que parou por aí? Em outubro do mesmo ano, ainda ocorreu a estreia do primeiro álbum de estúdio, Treasure EP.Fin: All to Action. O álbum incluiu o single Wonderland, que se tornou um dos hits mais populares do grupo até então. Confira:
Para fechar com chave de ouro, ATEEZ presenteou o ATINY do Japão com Treasure EP. Extra: Shift the Map, seu primeiro álbum em japonês, lançado no início do mês de dezembro. Provando a enorme popularidade conquistada em tão pouco tempo de carreira, eles ganharam os prêmios Worldwide Fans’ Choice no MNet Asian Music Awards (MAMA) e Melhor Artista Coreano no MTV Europe Music Awards (EMA).
Conclusão da Era Treasure e ascensão
Depois de tamanho sucesso, era de se esperar que uma grandiosa turnê mundial estivesse nos planos do grupo para 2020. The Fellowship: Map the Treasure estava programada para começar na cidade de Seul, em fevereiro, seguindo para sete cidades europeias no mês subsequente, bem como para duas cidades no Japão e mais cinco cidades nos EUA ao longo de abril. No entanto, por conta da pandemia de COVID-19, as tão aguardadas datas da turnê pela Europa, Japão e Estados Unidos foram adiadas.
Em maio de 2020, o grupo foi nomeado como embaixador promocional da cultura coreana e turismo no exterior. Como parte do programa, participaram do desafio Superar Juntos, assim como a apresentação online Crescent Party na plataforma V Live, onde mais fãs ao redor do mundo utilizaram da música como válvula de escape durante tempos tão difíceis.
Pouco tempo depois, o octeto iniciou a divulgação do EP Zero: Fever Part 1, marcando o fim da Era Treasure. O novo trabalho foi lançado oficialmente em 29 de julho, sendo Inception a faixa escolhida como single. Mais uma vez, a força da legião de admiradores do ATEEZ fez com que o grupo conquistasse uma ótima posição nas vendas, tornando-o o segundo boygroup da 4ª geração a atingir a marca de um milhão de vendas totais durante o período de estreia. Ainda no ano de 2020, o ATEEZ, em parceria com BtoB, iKon, SF9, The Boyz e Stray Kids, integrou o time do programa de competição Kingdom, promovido pela Mnet.
Através de suas performances energéticas e carismáticas, bem como pelas poderosas coreografias de suas músicas, o ATEEZ continua atraindo olhares vindos de todos os cantos do mundo. Não é difícil entrar de cabeça no universo próprio que o grupo cria, sempre repleto de narrativas que se conectam com a música através de vídeos, conceitos e temas. Agora, consolidados como um dos nomes mais importantes da 4ª geração, é esperado que o grupo continue crescendo e se desenvolvendo na cena do K-pop e além, conquistando cada vez mais sucesso e reconhecimento global.
Show único no Brasil
O ATINY brasileiro pediu e o anúncio veio aí: ATEEZ no Brasil em 2023! Com um show único no Allianz Parque, marcado para o próximo dia 26, o grupo desembarca no país pela primeira vez.
Se você já conhece ATEEZ e ainda não possui ingressos, ou leu esse artigo e ficou curioso para conferir ao vivo, acesse o site da Eventim e garanta já sua entrada! Para mais informações, clique aqui e seja redirecionado ao canal oficial de compras. Bora curtir mais uma atração imperdível de k-pop?