A capital do Japão é cheia de bairros icônicos e famosos mundialmente. Mas, apesar de nomes como Shinjuku e Shibuya serem bem conhecidos no mundo todo, a origem de seus nomes é um pouco misteriosa. Vamos passear por Tóquio?
-
-
-
- Leia também: Japão vai Lançar um Acampamento Inspirado em Princesa Mononoke
- Leia também: Japão e a misteriosa música das 17 horas
- Leia também: Como funciona o Sistema de Reciclagem no Japão?
-
-
Shinjuku (新宿)
Depois que o Governo Metropolitano de Tóquio se mudou para Shinjuku em 1991, o bairro se tornou a área central da cidade. Shinjuku é sempre cheio de dia ou de noite, e a Estação JR de Shinjuku recebe a maior concentração de passageiros do mundo! Você pode visitar os arranha-céus da Sede do Governo e fazer compras em lojas famosas antes de ir para um bar ou restaurante e depois caminhar pelas ruas de Kabukicho, o distrito de entretenimento mais famoso do Japão.
O kanji de Shinjuku se escreve 新宿.新 (shin) significa “novo” e 宿 (juku) significa “estação de transferência”. Em 1603, o shogunato de Tokugawa estabeleceu uma nova capital em Edo (atual Tóquio) e cinco avenidas partindo de Nihonbashi que ficaram conhecidas como Go Kaidou (As Cinco Ruas). A Rua Koshu era uma dessas cinco e ia de Nihonbashi até Kofu, na Prefeitura de Yamanashi. Quando os viajantes iam de Nihonbashi para Kofu, a primeira estação na rua era a Takaido (atual Suginami), e ficava muito longe para os pedestres. O shogunato de Tokugawa soube da grande distância, e estabeleceu uma nova estação de transferência que ficava mais perto. Era literalmente uma nova (新, shin) estação de transferência (宿, juku) no meio do caminho entre Nihonbashi e Takaido. Desde então, a área tem sido chamada de Shinjuku.
Shibuya (渋谷)
Diferente de Shinjuku, Shibuya não tem uma origem oficial do seu nome. Existem várias teorias, mas o kanji de Shibuya é 渋谷. 渋 (shibu) significa “desnivelado” ou “difícil” e 谷 (ya) quer dizer “vale”. Como o segundo kanji implica, Shibuya tem muita ruas desniveladas e o terreno parece com um vale. Outra teoria sugere que seu nome vem do Rio Shibuya, que antigamente era coberto pelo concreto, mas cuja área foi revitalizada e passou a ser mais frequentada.
Ginza (銀座)
Ginza é considerada uma das áreas mais elegantes de Tóquio. As ruas são cheias de hotéis e lojas sofisticadas. Ginza também é uma das regiões mais caras do Japão para comprar uma casa, o metrô quadrado custa cerca de ¥600,000 ($ 5,600 dólares). A sua origem vem da casa da moeda. Em 1612, depois do shogunato estabelecer Edo como a capital, eles mudaram a casa da moeda de lugar, de Sunpu (atual cidade de Shizuoka) para Edo. A casa da moeda era chamada de 銀 (gin) que significa “prata”座 (za), que quer dizer “local”, e como a região era rica em prata, o nome acabou ficando.
Asakusa (浅草)
O Templo de Senso-ji em Asakusa é um dos principais pontos turísticos de Tóquio e seu grande portão já foi fotografado inúmeras vezes. O bairro também é um ótimo lugar para curtir a atmosfera que lembra o Japão antigo, e você facilmente percebe o orgulho de seus residentes por morarem em uma área tão histórica.
A origem de Asakusa não é muito conhecida, mas os kanji são 浅 (asa), que significa “raso” e 草 (kusa), que quer dizer “mato”. Uma teoria sugere esse nome foi dado porque a área ficava perto da Baía de Tóquio e sua flora não era muito densa, por isso chamavam de Asakusa.
Akihabara (秋葉原)
Akihabara é conhecido como o paraíso dos nerds, com seus inúmeros cafés, arcades e lojas de anime, mangá, jogos e eletrônicos. Além disso, suas luzes de néon com certeza tornam o lugar inesquecível para todos que a visitam.
O nome Akihabara vem de um santuário para uma divindade chamada Akiba Daigongen, que foi construído em 1870, e que as pessoas esperavam que ajudasse a parar os incêndios que assolavam a cidade na época. O santuário ficou sendo chamado de Santuário de Akiba, e a área ao redor era chamada de Akiba-hara (onde hara significa “área” ou “região”). Em 1890, uma linha de trem se estendeu até Akiba-hara e uma nova estação foi inaugurada com o nome de Akihabara. Os kanji 秋葉原 são lidos na ordem como 秋 (aki) 葉 (ba) 原 (hara), mas também lê-se 秋 (aki) 葉 (ha) 原 (bara). Akihabara ficou popular e, estranhamente, a abreviação do bairro não é Akiha, mas Akiba, como no nome original.