Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    MAIS REVIEWS

    The Dangerous Convenience Store | Review

    Em junho do ano passado a editora NewPop anunciou em live vários lançamentos de boys love que viriam pro Brasil pelo selo Pride. Entre os títulos estava The Dangerous Convenience Store, um manhwa de 945 que eu havia lido fazia um tempinho, mas nunca acabou.

    Assim como Red Candy essa foi uma série que eu comecei, parei para dar uma respirada no fim da segunda temporada, e voltei após a conclusão da série.

    Gangsters e lojas de conveniência

    A trama tem início em uma loja de conveniências, a do título, que fica num bairro cheio de gangsters. Lá, nosso protagonista Yeo Eui-joon trabalha meio período com o objetivo de pagar sua faculdade, suas contas além do hospital onde seu irmão está internado em coma.

    Então, sendo alguém sensível e amigável, ele demora a se adaptar ao seu novo trabalho. Porém, o bônus do valor de “periculosidade” é uma atração, e ele não está disposto a perder a oportunidade.

    É nesse ambiente que ele conhece Bum Geon-woo, um (possível) gangster, cheio de cicatrizes e de aparência assustadora. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, eles acabam criando um vínculo nesses pequenos contatos durante as compras que Geon-woo faz na loja de conveniências. Então, um dia Eui-joon resolve desabafar sobre seus problemas amorosos e as coisas mudam de cenário.

    No começo da minha leitura, achei que The Dangerous Convenience Store era similar a outra série que a NewPop está publicando aqui no Brasil, On or Off, principalmente por causa das similaridades físicas dos protagonistas.

    Afinal, Eui-joon é um estudante universitário bem mion, de cabelo claro e ingênuo, enquanto Geon-woo já está na casa dos seus 37 anos, é gigantesco e com cara de mau. Porém, as semelhanças das séries acabam por aí. A história – que já acabou com três temporadas mais um epílogo – faz uma abordagem muito interessante sobre a relação dos protagonistas, e até mesmo o assunto de máfia.

    Quebrando padrões

    Sempre quando eu leio histórias BL eu tenho que fechar meus olhos e preparar para passar o pano para a quantidade de absurdos que temos que ler (principalmente quando o assunto é consentimento). Isso pois muitos mangás/webtoons tem uma abordagem de “primeira vez” forçada, que é tão padrão que nem dá para se esperar que isso mude tão cedo.

    Entretanto, TDCS quebra esse padrão e tem uma das relações mais saudáveis que eu já li em todos os meus anos de boys love. Enquanto Geon-woo ainda está descobrindo sua sexualidade, ele nunca – em nenhuma vez – tenta obrigar Eui-joon de nada. Não só isso, mesmo que haja desentendimentos aqui e ali, eles se comunicam entre si de maneira clara. Isso acaba sendo uma leitura menos frustrante em comparação a tantas outras séries.

    Já o assunto de máfia/gangsters é abordado de uma maneira bem realista. Não espere ver a romantização do assunto. Ainda que esse não seja o foco principal da trama, é bem claro – desde o começo – como esse universo paralelo é cruel, violento e transgressor (o que é mais uma brisa de ar fresco em comparação a todas as histórias de yakuza que vemos por aí).

    Persistir para conquistar

    Talvez a fraqueza de The Dangerous Convenience Store esteja justamente no fato de que é tudo muito sereno durante duas temporadas.

    Ao mesmo tempo que é ótimo que os protagonistas conversem, se conheçam e até mesmo se entendam tão bem, em certo ponto nós começamos a ficar ansiosos para ver onde aquilo vai chegar.

    Assim, o conflito principal da trama começa a se desenrolar do meio da segunda temporada até seu fim, por cerca de 15 capítulos. Então, ainda que seja interessante, é preciso certa persistência para chegar nesse ponto, já que acabamos enjoando de ser apenas amorzinho aqui e ali.

    Enquanto isso, a terceira temporada já é um soco no estomago. Não há mais grandes problemáticas. Na verdade, tudo que resta é apenas o entendimento dos protagonistas sobre sua vida e o futuro que sobra para eles.

    Em suma, a terceira temporada é apenas uma constante espera até que tudo fique bem no final. Então, acaba sendo um desenvolvimento meio tedioso, apesar de satisfatório.

    The Dangerous Convenience Store, apesar de ter em sua trama a questão de gangsters, tem mais a ver com a resolução de conflitos no dia a dia, e como as pessoas lidam com situações dolorosas, preferindo escondê-las, ou então apenas desabafar para um completo estranho.

    Além disso, a história não dá muito espaço para qualquer personagem que não seja os protagonistas. Enquanto ainda conhecemos alguns amigos dos dois, o foco é quase 100% em Eui-joon e Geon-woo, fazendo com que não criemos laços nem simpatia pelos coadjuvantes.

    Quando chega no Brasil

    O webtoon, originalmente publicado em inglês na plataforma Manta, virou manhwa pouco tempo após sua periodicidade, e – segundo fontes – deve acabar em seis volumes (que eu imagino ser dois para cada temporada).

    A NewPop recentemente comunicou que o título deve começar a ser vendido em março de 2024.

    Veredito

    The Dangerous Convenience Store é uma história de amor, comédia, e drama que foge dos maus estereótipos de histórias Boys Love. No entanto, acaba errando na velocidade do desenvolvimento da história. Ainda assim, é uma leitura cativante, divertida e quente (bastante) que apresenta uma versão real de seres humanos, com todos os seus medos e ansiedades.

    Apesar de não ser um dos meus favoritos, ainda é um título com muitas qualidades, que vale a pena a leitura e a releitura quando chegar nas terras brasileiras (que estarei esperando ansiosa).

    The Dangerous Convenience Store
    Imagem Divulgação

    CONFIRA NO SITE DA NEWPOP

    SINOPSE

    O perigo pode vir em muitas formas, e o tipo de perigo com o qual Yeo Eui-joon tem que lidar vem na forma de gângsters violentos. Mas esse é um perigo que ele está disposto a pagar trabalhando no período noturno de uma loja de conveniências de uma área perigosa. No entanto, um desses criminosos não parece tão mau assim e até consegue ser bem gentil, mesmo que só às vezes. Qual será a verdadeira faceta desse gângster mal-encarado?
    Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias

    O perigo pode vir em muitas formas, e o tipo de perigo com o qual Yeo Eui-joon tem que lidar vem na forma de gângsters violentos. Mas esse é um perigo que ele está disposto a pagar trabalhando no período noturno de uma loja de conveniências de uma área perigosa. No entanto, um desses criminosos não parece tão mau assim e até consegue ser bem gentil, mesmo que só às vezes. Qual será a verdadeira faceta desse gângster mal-encarado?The Dangerous Convenience Store | Review