Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    MAIS REVIEWS

    The Problematic Prince (novel) | Review

    Tem algumas histórias que valem aquela clássica frase “eu estou realmente vivendo, ou apenas sofrendo?”, e acho que essa é a melhor descrição para a novel de The Problematic Prince. Este é um romance histórico no qual 90% do tempo estamos sofrendo esperando que haja alguma esperança de final feliz.

    O cogumelo venenoso

    A novel escrita por Solche é um drama que tem como protagonista Erna Hardy, a filha de uma família aristocrática falida. Além disso, ela é abandonada pelo próprio pai, que só entra em contato com ela na esperança de vende-la para quem estiver disposto a pagar mais.

    Porém, determinada a salvar sua avó que a criou e está com problemas financeiros, Erna decide tentar sua vida na capital. Então, ela conhece o príncipe problemático do título, Björn Denyster.

    Por sua vez, Björn tem como apelido “cogumelo venenoso”. Ele ganhou esse título após um escândalo em seu primeiro casamento, em que traiu sua esposa e fez com que ela perdesse o filho que esperava. Sua punição? Perder o trono. No entanto, isso não o impediu de ainda ser um dos homens mais cobiçados do reino, e da sua ex-esposa ainda ter esperanças de uma volta dramática.

    Nesse contexto, os dois personagens, Björn e Erna acabam se encontrando em uma trama trágica do destino, e decidem se casar com o objetivo de solucionar seus problemas.

    Afinal, Erna quer o dinheiro para sustentar sua avó, e Björn quer se safar das tramas de um novo casamento com outro aristocrata. Mesmo que seja uma relação em que amor não deveria ser envolvido, Erna não consegue impedir de se apaixonar pelo príncipe problemático. Por outro lado, ele não pensa nem por um segundo em ser recíproco nesses sentimentos.

    Sofrendo do começo ao fim

    Depois de ler a sinopse, talvez você já tenha uma ideia do por que eu disse que é um sofrimento sem fim. Estou acostumada a histórias de casamentos contratuais, ou arranjados, em que se começa sem amor mas há um desenvolvimento após isso.

    Entretanto, The Problematic Prince é muito mais realista e dramática do que o usual. Por isso, não há casos de amor brotando do nada, Björn é fiel em sua fala de que não pretende se apaixonar nunca mais na sua vida. Assim, o amor não recíproco de Erna é doloroso, mesmo que esperado.

    Ainda que Björn nunca tenha mentido para Erna e prometido algo que não cumpre, isso não nos impede de sofrer pela sua frieza, mas acima de tudo, pelas desventuras que a inocente Erna passa na sua adaptação a capital e a corte.

    Sendo uma “caipira”, ela tem que lidar com todo tipo de assédio dos nobres, dos parentes e até mesmo dos criados. Então, ela não tem ninguém ao seu lado, e durante longos capítulos nós só queremos que algo de bom, qualquer coisa, aconteça com a ingênua protagonista.

    Com 153 capítulos, e mais quase 30 de histórias paralelas, a trama é 70% do tempo chorando pelas coisas que Erna tem que passar, 20% de ódio profundo pelo protagonista, e 10% de felicidade quando as coisas finalmente têm um final feliz.

    Vale a pena?

    Em discussão com minhas colegas leitoras de novels, foi levantado a pergunta “por que insistir em uma história que o protagonista é uma bandeira vermelha gigante?”. Eu só consigo dizer: porque ele nunca mentiu no que iria ser.

    Björn só é aceitável porque ele jamais prometeu nada para Erna além de um casamento sem amor, mas confortável. Nele, ela teria os regalos de uma família rica, mas teria de enfrentar a solidão de um relacionamento onde ela não teria afeição.

    Justamente por ele ter sido sincero em sua prerrogativa, que não consigo odiá-lo por completo. Na verdade, o que eu mais odeio mesmo é a situação da Erna, que está presa a um relacionamento unilateral e não consegue controlar os próprios sentimentos a qualquer mínima prova de carinho.

    Os capítulos finais são SUFOCANTES. Eu tive que ativar meu passar de pano para ter de aceitar certas ações dos personagens. Mesmo assim, é interessante ver como eles amadurecem, crescem e mudam com o desenvolvimento da história.

    Também, é bom ver algo mais adulto e menos “amor que surge do nada” em comparação a tantas outras histórias de temática similar.

    Buscando mais sobre a obra, eu descobri que o autor(a) – Solche – também criou outra obra similar que eu não consegui nem continuar: Cry, even better if you beg. A história também tem um cenário com um aristocrata poderoso e uma jovem desafortunada pega em uma teia de acontecimentos que só trazem dor e sofrimento.

    Análise final

    Mesmo que seja uma novel que eu tenha mais sofrido do que tido prazer, eu ainda gostei muito da experiência de lê-la. Porém, eu devo recomendá-la com ressalvas, já que – além de tratar de assuntos sérios e pesados como assédio, bullying, aborto e traição – também é algo diferente do usual, e traz um final que compensa (em partes) o trauma causado pelos capítulos anteriores.

    Solche sabe como prender a atenção do leitor, mais por mal do que por bem.

    The Problematic Prince
    Imagem Divulgação

    The Problematic Prince não possui tradução nem em inglês ou em português disponível. Entretanto, a obra teve uma adaptação para webtoon disponível em inglês no TapyToon, no formato Time Till Free. Ou seja, você pode ler os capítulos gratuitamente se esperar um período de tempo específico.

    SINOPSE

    Erna Hardy é filha de uma família nobre em ruínas e é um peixe fora d'água entre as elites da alta sociedade de Lechen. Mas esta caipira causa um grande impacto quando sua estreia oficial é interrompida pelo Príncipe Björn Dniester, o "Cogumelo Venenoso Real" do reino. De repente, Erna se torna o assunto quente na boca de todos, e o príncipe Björn decide que cortejar a jovem o ajudará a frustrar as persistentes tentativas de reconciliação de sua ex-mulher. Só quando Erna, involuntariamente, se vê tornando-se um peão no jogo tóxico do príncipe é que ela percebe como ele ganhou um título tão venenoso. E apesar de suas tentativas de evitar a bagunça real, um erro inocente a deixa em dívida com o príncipe indefinidamente. Agora, ela está à mercê dele enquanto trabalha para pagar sua dívida. Mas será que este cogumelo real é realmente tão mortal como todos dizem?
    Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias

    Erna Hardy é filha de uma família nobre em ruínas e é um peixe fora d'água entre as elites da alta sociedade de Lechen. Mas esta caipira causa um grande impacto quando sua estreia oficial é interrompida pelo Príncipe Björn Dniester, o "Cogumelo Venenoso Real" do reino. De repente, Erna se torna o assunto quente na boca de todos, e o príncipe Björn decide que cortejar a jovem o ajudará a frustrar as persistentes tentativas de reconciliação de sua ex-mulher. Só quando Erna, involuntariamente, se vê tornando-se um peão no jogo tóxico do príncipe é que ela percebe como ele ganhou um título tão venenoso. E apesar de suas tentativas de evitar a bagunça real, um erro inocente a deixa em dívida com o príncipe indefinidamente. Agora, ela está à mercê dele enquanto trabalha para pagar sua dívida. Mas será que este cogumelo real é realmente tão mortal como todos dizem?The Problematic Prince (novel) | Review