O gastrogeek de referência em Curitiba, Shinobis – Pop Culture and Food, organizou pelo terceiro ano a experiência Capi Potter. O evento é um jantar imersivo e totalmente temático do universo Harry Potter, com direito a carta de Hogwarts, seleção de casas e banquete especial. Então, é claro que o Suco foi conferir a experiência para contar tudo pra vocês!
Shinobis, o point geek curitibano
Primeiro de tudo, o que é o Shinobis? Bom, é um restaurante de Curitiba com foco no universo geek. Sendo assim, toda a decoração, cardápio, eventos e atrações são para esse público — no caso nós, otakus, nerds e gamers de carteirinha. Além da programação normal do Shinobis, o restaurante tem alguns eventos especiais, como o Shinobi Spirit e a experiência Capi Potter, realizada em julho, mês do aniversário de Harry Potter.

Portanto, essa experiência busca dar aos fãs momentos únicos que só poderiam ser vivenciados na própria escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Então, com o lugar completamente decorado para este evento, embarcamos nessa jornada mágica.
Você é um bruxo, Harry!
Assim que chegamos pudemos aproveitar um pouco as atrações, tirando fotos na entrada da Plataforma 73/4 e na placa de bruxos procurados, além de dar uma olhada nas poções.

Já acomodadas na mesa, recebemos:
- Bilhete para a Plataforma 73/4 — o número faz referência ao Bondinho da XV, atração icônica da cidade;
- Ticket do Busão — versão curitibana do Ticket do Nôitibus Andante;
- Moeda da Pinha de Ouro — uma provinha das riquezas do Banco Gringotts;
- Mapa do Piá — uma adaptação divertida do Mapa do Maroto com o centro de Curitiba;
- Varinha totalmente exclusiva e estilizada.

Gente, precisamos ressaltar aqui: esse kit é impecável. Sinceramente, não estava esperando algo tão caprichado assim.
Os bilhetes são frente e verso, com impressão super nítida; a moeda de ouro é temática do restaurante, com detalhes em relevo; o Mapa do Piá é perfeito, uma réplica exata do estilo do Mapa original; e a varinha… Só faltou lançar feitiços de verdade, fora isso, nenhum defeito. Inclusive, recebemos até uma explicação do material dela (fictício, mas tudo para tornar a experiência mais imersiva) feita de araucária e pena de Arara Azul, dois símbolos do Paraná.
Além disso, todos os elementos do evento foram estilizado com símbolos de Curitiba, como o pinhão, presente na varinha e na moeda, e o biarticulado, presente no Ticket do Busão, por exemplo. Com tudo isso, fazia apenas 10 minutos que a experiência Capi Potter estava rolando, mas eu já estava encantada. De qualquer forma, estava apenas começando.
Embarcando na Jornada
Agora, é claro que tinha que vir a tão cobiçada carta de Hogwarts. Cada um dos alunos — como os participantes são chamados — recebeu uma carta, com seu nome escrito nela e tudo mais. Sobre isso, é perceptível a atenção aos detalhes que eles tiveram, com o símbolo de Hogwarts adaptado e a carta feita com papel couché.


Junto dela, recebemos um breve questionário sobre nossa personalidade, ambições e atitudes, para ajudar o Chapéu Seletor definir nossa casa. Inclusive, as quatro casas curitibanas da experiência Capi Potter são:
- Capinória;
- Azurvinal;
- Tatu-tato;
- Queroquerina.

Cada uma das casas tinha como símbolo um animal referência aqui de Curitiba, mas ainda fiel às casas originais da saga.
Assim, o “Diretor” chamava aluno por aluno para vestir o Chapéu Seletor e descobrir para qual casa iria, ganhando um bottom estilizado dela.
Poção da Vitalidade e Banquete
Em seguida, embarcamos para a segunda parte da experiência Capi Potter, uma aula de poções com um professor digno de Severo Snape. Assim, recebemos um kit com alguns ingredientes mágicos e, com a orientação do professor, fomos misturando nossas poções.

Com o toque final, ela virou um líquido lindo, brilhante, colorido e fumegante. Bem docinha, realmente senti um toque a mais de vitalidade. De qualquer forma, alguns alunos da nossa turma — eu inclusive — estavam mais para Neville do que para Príncipe Mestiço. O que vale é a intenção, não é mesmo?
Então, para finalizar com “Pomo de Ouro” essa noite, comemos um banquete especial do Shinobis. Hamburguer com opção vegetariana, cerveja amanteigada (com ou sem álcool) e sorvete com confetes.

Novamente, maravilhoso. O hamburguer vegetariano estava incrível, daqueles que mal cabe na boca de tão grande. O sorvete de flocos também sempre cai bem, mas esse tinha um diferencial: um bombom com um mini Chapéu Seletor em cima. Já a cerveja amanteigada, o foco está na apresentação belíssima e na experiência. Ou seja, um banquete que deixaria qualquer Weasley feliz e satisfeito.
“Bem-feito, feito”
Resumindo, a experiência Capi Potter é realmente imersiva e muito bem-feita, muito caprichada e pensada com muito carinho. É claro, sempre existe uma ou outra coisinha, como a cerveja ser, de fato, uma cerveja, ou algumas partes, como a seleção de casas, que poderiam ser mais dinâmicas com um roteiro pré-definido de falas ou um cerimonialista.
De qualquer forma, esses são pontos pequeninos diante da experiência oferecida. Afinal, o kit com os bilhetes, a icônica carta de admissão e a aula de poções interativa conquistam os fãs de Harry Potter.
Portanto, a experiência Capi Potter se torna uma noite realmente mágica. Cá entre nós, eu me emocionei quando recebi a carta com meu nome, como se o desejo de ir pra Hogwarts enfim estivesse se realizando.
Por isso, se você tiver a oportunidade, nem precisa pestanejar! Vista sua capa, seus óculos e seu uniforme e vai pro Shinobis viver esse momento único e especial. Nos vemos no Salão Comunal?

Shonibis: Experiência Capi Potter
- Data: 22 de julho a 6 de agosto
- Horário: Sábado e domingo, às 16h; quartas e quintas às 20h;
- Valor: R$170 (fim de semana) e R$150 (quartas e quintas-feiras)
- Local: Shinobis – Pop Culture and Food (R. Dr. Faivre, 507 – Centro – Curitiba)
- Inscrições: 41 98836-9385
- Instagram: @shinobiscwb