Na correria do dia a dia você já se imaginou morando no campo, bem longe da civilização e convivendo apenas com as plantas e os animais? Então, Everdream Valley te proporciona essa tranquilidade da fazenda com uma música suave e o som dos animais ao fundo.

Este é o jogo que chegou recentemente na Steam, diretamente do desenvolvedor Mooneaters e dos estúdios Untold Tales e VARSAV Game Studios. Além da Steam, você pode encontrar o game na Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4 e Xbox One.

Enfim, neste Review vamos falar sobre o que esperar de Everdream Valley e se vale a pena jogar. Vamos lá!

História

Primeiro de tudo, qual é a história do game? Bom, como vocês podem imaginar pela proposta relax e good vibes dele, não existe um enredo mirabolante, mas isso não é nem de longe um defeito. Assim, em Everdream Valley você é um adolescente que vai passar as férias na fazenda dos seus avós. Porém, como todo adolescente que se preze, você chega revoltado por ficar longe da civilização e triste por sua mãe não poder ficar.

Everdream Valley review chegada na fazenda
Divulgação: Suco de Mangá | Chegando na fazenda

Então seus avós, dois velhinhos muito fofos, pedem sua ajuda pra arrumar a fazenda, que está com várias coisas quebradas, lixos espalhados e animais perdidos. Assim, começando com missões simples, o seu objetivo é restaurar o lugar de dia e vivenciar experiências “mágicas” à noite.

Everdream Valley review início
Divulgação: Suco de Mangá | No início, a fazenda se parece com isso. Cercas quebradas, sem animais ou plantações, muito mato e lixo espalhado

Mecânica

Em relação ao jogo em si, ele segue o padrão de qualquer jogo de exploração. Você conversa com NPCs, recebe informações, tarefas, itens e receitas pra conseguir construir ou cozinhar algo.

As primeiras missões são bem tranquilas de fazer, mas admito que me perdi algumas vezes no mapa — meu senso de localização não me ajuda. Inclusive, o mapa é enorme, tem muitos lugares pra explorar.

Além disso, nas telas de carregamento e à medida que as missões ficam disponíveis, o jogo dá algumas dicas do que e como fazer. De quebra, uma ilustração fofíssima fica a vista pra você admirar.

Everdream Valley review tela carregamento 2
Divulgação: Suco de Mangá | A imagem mais fofa que você vai ver hoje

Natureza

Enfim, uma das primeiras coisas que você aprende é cortar madeira com um machado e já aí já simpatizei com o game. Ele mostra o progresso do corte, já coloca as coisas no seu inventário e te orienta a esperar três dias para a árvore se recuperar e você conseguir pegar madeira de novo.

Everdream Valley review cortando árvores
Divulgação: Suco de Mangá |

Afinal, com a proposta rural de Everdream Valley, naturalmente eles trariam uma conexão com a natureza. Inclusive, quer que os animais colaborem com você? Faça carinho neles, dê comida, seja gentil e eles vão te ajudar. Nesse sentido, o gato e o cão serão seus maiores aliados, te ajudando a encontrar animais, espantar lobos ou avisar quando algum animal ficou doente.

Também, você irá aprender outros recursos que são gostosinhos de fazer pra passar o tempo e relaxar, como cuidar dos animais.

Everdream Valley review ordenhando vaca
Divulgação: Suco de Mangá | A primeira coisa que você aprende: ordenhar vaquinhas

Enquanto isso, de noite você literalmente entra na pele deles pra realizar missões “alternativas”, como espantar os lobos. Esta é a roleta que o Espantalho nos apresenta, em que todas as noites rodamos para decidir o que faremos.

Everdream Valley review espantalho roleta dos sonhos
Divulgação: Suco de Mangá |

Everdream Valley – Pontos fortes e fracos

Bom, vamos falar um pouco sobre as coisas que me conquistaram no jogo. Além dos pontos que já levantei acima, a paisagem de Everdream Valley é impecável. Coloquei todos os gráficos no máximo e — mesmo forçando um pouquinho meu computador — fiquei totalmente encantada. O cenário é lindo, dá pra ver o horizonte, o céu, a textura da água, o pelo dos animais, enfim. Tudo muito bem feito.

Everdream Valley review paisagem
Divulgação: Suco de Mangá | Coisa linda

A dinâmica com os animais é linda e cuidadosa, as ilustrações, a linguagem simples e convidativa fazendo com que ele seja leve de jogar. Juntamente, a música e os sons ambientes são muito relaxantes, porém depois de algumas horas de jogo ficaram um pouco repetitivos.

Everdream Valley review vovô tutorial
Divulgação: Suco de Mangá | Tutorial com o avô mais fofo do mundo

O nosso inventário é ENORME, conseguimos levar muita coisa mesmo conosco e de quebra temos um baú pra guardar mais itens. Além disso, temos alguns objetos de fácil acesso, que podemos usar enquanto caminhamos.

Gostei muito da possibilidade de andar e correr enquanto empunhamos algum item, ou até mesmo cortamos grama ou sacudimos o machado. No entanto, muito cuidado com a sua energia porque no começa ela acaba muito rápido (você pode recuperá-la descansando ou comendo). Também, podemos pular por cima da maioria dos objetos, inclusive cercas (amém, meu deus).

Entretanto, apesar da música e dos sons de fundo serem muito relaxantes, depois de algumas horas eles ficam repetitivos e cansativos. Outra coisa que eu não gostei é que caso você perca algum item de uma missão, é quase impossível achá-lo novamente, pois eles não têm qualquer indicação no mapa, que é gigante.

Também, apenas um detalhe, não podemos andar na água, uma pena.

Everdream Valley review água
Divulgação: Suco de Mangá | Aqui é o máximo que conseguimos avançar na água

Veredito

Entre pontos positivos e negativos, os positivos saltam muito mais aos olhos. Everdream Valley é um game super aconchegante de jogar, tranquilo (desde que você não perca nenhum item essencial pra uma missão) e simples.

Portanto, quer dar uma desacelerada da rotina? Ou jogar um game de exploração? Quem sabe só quer passar o tempo ou experimentar coisas novas? Pode apostar em Everdream Valley, pois em alguns dias não haverá nada no mundo que você sentirá mais orgulho do que ver a fazenda reestruturada e cheia de vida.

Everdream_Valley
Imagem Divulgação

BAIXE AGORA

Anúnciobanner amazon

Amantes de mangás, uni-vos!  Clique no banner acima e adquira o seu mangá preferido na Amazon. Não só você desfruta da sua leitura favorita, mas também ajuda o Suco de Mangá a crescer. Juntos, celebramos o mundo dos mangás!