No mês de julho, fizemos uma visitinha super especial na Japan House e estamos aqui compartilhando a experiência com vocês!

Confira também: Lugares para conhecer a cultura japonesa em São Paulo gastando pouco (ou nada)

Desde que fora inaugurado, a Japan House, localizada na Avenida Paulista, é um dos mais novos e icônicos lugares sobre a cultura japonesa, em São Paulo. O local é uma iniciativa do governo japonês em difundir os elementos histórico-culturais, contando com cursos, workshops, palestras e exposições.

O mais bacana é que muito desse conteúdo é gratuito – ou com valores bem em conta – sendo que também é possível desfrutar da culinária japonesa, sob o comando do chef Jun Sakamoto, produtos típicos, cafeterias e uma biblioteca bem bacanuda!

Bambu – Histórias de um Japão

Conexão 2017 Bambu tigre (torachiku), trançado aberto hexagonal, por Chikuunsai IV Tanabe

É fato de que o bambu é muito conhecido no Brasil também, com mais de 5 mil utilizações registradas e que está diretamente ligado a história e cultura japonesa. Na exposição, foi possível conhecer da sua usabilidade mais mundana até sua forma de expressão mais artística, de conexão espiritual.

Da mesma forma em que ele está MUITO presente na cultura japonesa, o bambu acabou se tornando invisível diante dos olhos orientais, justamente pelo fato de estar presente em todos os lugares, de um simples ornamento usado num café da manhã, as arquiteturas mais robustas e entrelaçadas.

Dentro de um conceito de “religare”, união e laços, a técnica utilizada pelo artista Chikuunsai IV Tanabe – que perdura em sua família por mais de 125 anos – é uma das mais expressivas do Japão com o bambu, e ver o chão e o teto ligados, com cinco mil tiras entrelaçadas, foi uma experiência intrigante.

Saiba mais em: http://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/BambuHistriasDeUmJapao.html

Kendo – De Arte Fatal Para Arte Marcial

Kunihide Koda na palestra “Kendo – De Arte Fatal Para Arte Marcial” (Imagem Divulgação)

A Japan House apresenta diversas atividades práticas para os visitantes, e uma das que participamos foi com a visita do campeão mundial em Kendo, Kunihide Koda. A apresentação, denominada ‘Kendo – De Arte Fatal Para Arte Marcial’, contou com apresentações e uma breve introdução a arte marcial.

Na atividade, pudemos ter contato com o Shinai (a espada de bambu), a armadura (Bogu) e um pouco de como a arte marcial passou a ser praticada de forma não letal.

Saiba mais em: http://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/page1011_00010.html

Galeria