Olá Galera! 

Hoje teremos uma outra deliciosa e popular receita para o Suco Gourmet!

Guioza

Essa receita está presente em praticamente todos eventos de anime e a galera toda ama. Estou falando do Guioza, aquele pastel de massa fino, recheado com carne de porco. Pra quem assistiu Katekyo Hitman Reborn, vai lembrar da I-Pin, uma personagem que usa um ataque chamado de “punho giouza”, mas o Guioza está presente em vários animes, já que é bem popular no japão.

Embora o Guioza [ギョーザ] seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, ele tornou-se muito popular em todo o Japão. Enquanto que na China, o Guioza, cujo nome chinês é Jiaozi, pode ter vários tipos de recheio, no Japão, basicamente seu recheio é de carne de porco picada, repolho, cebolinha, alho e gengibre.

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O registro mais antigo do Guioza vem do período Edo, quando um chefe chinês serviu o prato para um chefe Japonês, a diferença do atual era a grossura da massa e o fato dele ser cozido só no vapor. O Guioza que comemos hoje, na verdade vem do período pós-guerra, quando muitos japoneses que estavam trabalhando na China voltaram pro Japão e pra sobreviver começaram a vender os pastéis; Como passavam por escassez de alimentos, o jeito foi fazer a massa mais fina.

Dessa forma o querido Guioza foi responsável por matar a fome de muita gente nesse período, e hoje em dia é a principal entrada em restaurantes japoneses, além de ser sucesso até aqui no Brasil. Vamos por a mão na massa então!

A Massa

  • 1 xícara e ½ de farinha de trigo
  • Aproximadamente ½ xícara de água
  • Reserve uma quantia de farinha pra polvilhar a mesa e a massa

Obs: existe a massa pronta para Guioza se quiserem, mas na minha cidade não tem =*

Recheio

  • 250g de lombo ou filé de porco bem picados ou processados (pode ser substituído por legumes ou frango)
  • 2 colheres de shoyo
  • 1 colher de vinagre de arroz
  • 3 colheres de óleo de gergelim torrado (se não for torrado não tem problema..mas é o melhor)
  • Sal, e pimenta do reino
  • 2 dentes de alho, picados e amassados
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada (não é cebola…é cebolinha)

Opcional: 1 dedinho de gengibre ralado (eu não uso)

Massa (Imagem Divulgação)
Fazendo a massa…

Modo de Fazer

  1. Começamos pela massa, misturando uma pitada de sal na farinha, e acrescentando a água aos poucos tome cuidado pra não colocar de mais ou de menos, é o suficiente pra ficar com consistência e não grudar mais nas mãos, se colocar demais de água ou farinha, é só compensar com o outro =]
  2. Envolva a massa em um plástico, pode ser aqueles filmes plástico, e deixe ela descansar por 30 min.
  3. Enquanto isso, vamos fazer o recheio. Corte o lombo (ou o recheio que escolheu) em pedaços pequenos, se você tiver um processador é mais fácil.
  4. Tempere a carne com o shoyo, alho, óleo de gergelim, vinagre, cebolinha e uma pitadinha sal e a pimenta, e deixe temperando
  5. Enfarinhe uma superfície (mesa ou pia), vamos abrir a massa
  6. Pegue a massa de pedaços médios, estique com um rolo, até ficar bem fina, mas não fina demais, lembre que precisamos rechear ainda.
  7. Depois de esticada, vamos cortar em rodelinhas, pra isso use um copo com mais ou menos 10 a 12 cm de diâmetro (dependo do tamanho que você vai fazer os pastéis). Quando você for cortando, vai empilhar as rodelinhas, mas sempre enfarinha os dois lados, senão elas vão grudar uma na outra.
  8. Para rechear pegue uma bolinha da mistura, uma quantia média para que você consiga fechar o pastel depois, e cuidado pra não colocar muito pois pode acontecer da carne não cozinhar bem, e ai não é magia.
  9. Passe água nas bordar da rodela, isso vai te ajudar a fechar o pastel. Coloquei umas imagens pra ajudar vocês, mas eu não faço a dobra da borda, prefiro apenar fechar do jeito comum.
  10. Pra fritar pegue uma panela de fundo largo, não muito fina, e espalhe óleo, apenas o suficiente pra cobrir o fundo. Posicione os pastéis de forma que você consiga virar eles depois. Frite levemente cada lado, eu faço isso pra ter certeza que cozinhe bem, mas no tradicional eles deixam fritar apenas um lado, só tome cuidado se fritar muito tempo vai grudar na panela endurecer a massa.
  11. Assim que estiverem dourados jogue aproxidamente 1 copo e ½ de água na panela, e deixe por de 4 a 5 minutos com a tampa fechada, até a água quase secar completamente, agora ele vai cozinhar no vapor. Esse vapor vai cozinhar a massa também, então preste atenção se ela está molinha antes de tirar, caso tiver dura ainda, é só jogar mais um pouco de água e tampar de novo.

Seja feliz, e sirva-se dessa delícia *–* ITADAKIMASUU

Envolvendo a massa num plástico...
Envolvendo a massa num plástico…
  • JMB

    Muito legal essa coluna de culinária! Um dos poucos blogs que conheço que oferece um conteúdo diferente além das notícias do mundo otaku. Parabéns!

    • Muito obrigada :3 é sempre bom ter um feedback da galera. Estamos aceitando pedidos de receita 😉