Da Era Tumblr para o Lolla | 5 artistas que marcaram uma geração

Se você foi um adolescente ou jovem adulto entre 2012 e 2017, certamente já conhece estes artistas. A Suco selecionou cinco atrações imperdíveis que fizeram parte das páginas de Tumblr e que, ainda neste mês, sobem aos palcos do LollaBr.

É pouco provável que você nunca tenha ouvido falar no Tumblr, uma das redes sociais mais famosas entre os jovens da década passada. 

A página, que funciona como uma espécie de blog, era uma das grandes queridinhas entre os internautas. E mesmo perdendo o favoritismo com o surgimento de novas redes como o Instagram, por exemplo, conseguiu manter boa parte de seu público fiel.

Sabendo disso, a plataforma serve como um depósito de textos, fotos, vídeos — e o que mais você quisesse postar. Inclusive, foi a grande responsável por ditar tendências entre os adolescentes descolados. A regra era clara: todo mundo que era cool tinha uma página no Tumblr. Sendo assim, naquele maravilhoso mundinho era possível encontrar diversas estéticas e subculturas diferentes. Porém, a grande maioria dos usuários era adepta ao estilo grunge + indie pop do começo dos anos 2010, também conhecido como Soft Grunge.

Dessa forma, o Tumblr influenciou todo um lifestyle e hoje, num gole refrescante de nostalgia, o Suco traz uma lista nostálgica. Então, confira os principais e mais marcantes artistas que estiveram nessa época de ouro da internet e que, ainda neste mês, sobem aos palcos da 10ª edição do Lollapalooza.

Cinco artistas que marcaram a Era Tumblr

1Twenty one pilots

Twenty Øne Piløts
Imagem Divulgação

Primeiramente, o duo americano, originário de Columbus, Ohio, surgiu em 2009 e, desde 2011, Tyler Joseph e Josh Dun compõem a banda. Antes de assinarem com a gravadora Fueled by Ramen em 2012, eles lançaram dois álbuns: twenty one pilots (2009) e Regional at Best (2011). No entanto, foi Blurryface (2015) o grande responsável por tornar a banda mundialmente famosa.

Nesse contexto, a ideia para o nome da banda veio enquanto Tyler estudava uma peça chamada All My Sons, de Arthur Miller. A história que serviu de inspiração para “batizar” um dos maiores fenômenos da última década, de passa na Segunda Guerra Mundial. Nela, um homem vive o desafio de ter que decidir o que é melhor para sua família, depois de causar a morte de 21 pilotos por conscientemente enviar peças defeituosas, visando apenas o bem de seu próprio negócio. 

Sendo assim, a temática sobre dilemas morais e outros assuntos fortes tornou-se presente desde o início da carreira do TØP. Inclusive, em diversos momentos das apresentações da banda a própria indústria musical é criticada, quando alfinetam artistas que não aprofundam suas letras e tocam excessivamente nas rádios. Mesmo quando quando o single Stressed Out chegou ao topo da Billboard, rolou uma autocrítica, passando a mensagem de que as letras já pareciam vazias de tanto serem ouvidas no rádio.

Mesmo com melodias complexas e instrumental impressionante, as letras poderosas talvez tenham sido o maior atrativo do Twenty One Pilots durante a Era Tumblr. Afinal, ninguém queria ser igual a ninguém e todo mundo tinha algo a dizer. Com isso, surge a questão de uma identificação, uma construção identitária, presente até mesmo no nome do fandom. Denominado “skeleton clique”, remete àquela sensação de não pertencimento, de ser diferente do restante das pessoas. Ao longo dos anos, o duo seguiu servindo de inspiração para uma boa parte da galera mais “alternativa”.

Após somente quatro meses desde sua última apresentação no Brasil, a banda retorna ao país para uma apresentação como headliner do segundo dia de Lollapalooza, substituindo Blink-182, que cancelou devido ao acidente que impossibilita o baterista da banda, Travis Barker, de cumprir a agenda de shows na América Latina. 

2The 1975

The 1974
Imagem Divulgação

Com canções pra lá de cativantes — e muito peculiares — o The 1975 segue alucinando fãs com seu trabalho. Desde o início de sua trajetória, o quarteto britânico é comprometido em não ficar na zona de conforto de apenas um tipo de som. E escutando os quatro álbuns já lançados pelo grupo, fica evidente que a missão foi cumprida. 

Então, o pretensioso e brilhante frontman do The 1975, Matty Healy, passeia por inspirações para suas letras. Elas vão desde a pós-modernidade e poetas franceses, até o cafona de uma paixão desenfreada e outras coisas cotidianas. 

Desde sempre, a banda consegue entregar o sentimento da euforia jovem de uma maneira musicalmente deliciosa, seja pelo pop, soft-rock ou jazz. Além disso, envolve e conquista pela ambiguidade de ser clichê e, ao mesmo tempo, graciosamente profunda.

E se você viveu 2014 como eu vivi, com certeza já teve uma quedinha pelo excêntrico Healy, uma das carinhas mais amadas da Era Tumblr. Halsey, irmã… A gente te entende! 

Por isso mesmo, não dá pra perder a chance de conferir esse espetáculo que rola no sábado (25), no palco Budweiser, e reviver os dias de adolescente.

3Melanie Martinez

Melanie Martinez
Imagem Divulgação

Melanie Martinez começou no ramo musical em 2012 ao participar da versão estadunidense do programa The Voice, famoso por revelar novos talentos. Desde os 14 anos Melanie escreve suas próprias canções e, na época, mesmo sendo inexperiente, passou a chamar atenção. Não só por seu talento, mas também para o fato de compreender o caminho que gostaria de seguir como cantora, transformando suas experiências em uma arte que contribuísse para o crescimento pessoal de seus ouvintes. 

Foi assim que muitos adolescentes (inclusive eu) passaram a amá-la tanto pela estética marcante dos dentinhos separados e cabelo colorido adotados por ela, quanto por sua peculiaridade no geral. 

Imersa numa tendência ao gênero alternativo, que caracteriza amplamente seu trabalho desde o EP Dollhouse, Melanie ganhou real destaque em agosto de 2015 com o lançamento de seu primeiro álbum, Cry Baby. Ele foi a alavanca para uma carreira revolucionária.

Nesse contexto, o álbum dá nome a personagem fictícia que tem a vida narrada através das músicas nele presentes. Ao longo das 13 faixas, conhecemos a essência insegura, vulnerável e muito emocional de Cry Baby.

Além disso, passeamos pelas três principais fases de sua vida: a infância, marcada por uma enorme condição emocionalmente vulnerável, com uma forte temática de relações familiares problemáticas e amor não correspondido. A segunda, que traz um amadurecimento da personagem após chegar em seu limite de tolerância e livrar-se do relacionamento tóxico que se estende desde a primeira fase. Por fim, temos o desfecho da história com a entrada de Cry Baby na fase da adolescência. Aqui, o assunto predominante é a auto aceitação da personagem, mesmo que seu comportamento não se encaixe no que é dito como “socialmente aceitável”. 

Apesar de contado sob uma perspectiva mais infantil, este é um álbum que usa e abusa do duplo sentido. Com canções escritas para, seja figurativa ou metaforicamente, abordar temas mais fortes através da história de um indivíduo que, assim como a maioria dos jovens, encontra-se perdido entre milhões que se sentem da mesma forma. 

Finalmente, a nossa icônica e eterna Cry Baby retorna ao Brasil para apresentação exclusiva no Lolla. Quem aí está ansioso?

Vale lembrar que, nas últimas semanas, Melanie tem divulgado seu novo trabalho, nomeado como Portals, com lançamento previsto para o próximo dia 31. O álbum marca o retorno da artista após um longo — e torturante — período em hiato. Não sabemos o que vem por aí, mas temos certeza de que é coisa boa!

4Tove Lo

Tove Lo
Divulgação: Vogue

Tove Lo conquistou o Tumblr em 2014 com a avassaladora “Habits (Stay High)”. A canção conta com os vocais suaves e angelicais de Tove, acompanhados por uma letra carregada de autodestruição, refletindo partes sombrias do site.

A cantora retratava o crescimento para a idade adulta e reconhecimento de maus hábitos. simbolizando mudanças que a maior parte dos bloggers do tumblr estava passando — ou iria passar num futuro próximo.

Agora que você, jovem do tumblr, já tem idade para vivenciar a experiência de ver Tove Lo ao vivo, não dá pra perder essa chance! Principalmente de vê-la durante sua passagem pelas terras brasileiras. Então, caso não tenha conseguido garantir entradas para o Lolla Day de sábado, vale a pena conferir os ingressos disponíveis para o side show da cantora. Ele acontece na quinta-feira (22), e os ingressos são vendidos pelo canal oficial da Tickets For Fun.

5Cigarettes After Sex

cigarettes after sex
Imagem Divulgação

Por último, mas não menos importante, vamos relembrar um pouco sobre o Cigarettes After Sex. Formada em 2008, a banda lançou 4 EPs antes de soltar seu homônimo álbum de estúdio em 2017, consolidando-a como uma das bandas novas mais comentadas do final da Era Tumblr.

Seus trabalhos são marcados por um clima de romance, trazendo a pitadinha de sensualidade que faltava nos outros artistas citados anteriormente na nossa lista.

As melodias possuem nuances sombrias, pintando as letras cantadas por Greg Gonzalez, vocalista e líder do grupo, de uma forma elegante. Nelas o sutil ganha um novo desdobramento, tornando-se algo muito mais íntimo e profundo.

Sexy e viciante, o som do Cigarettes After Sex revisita os anos 80 de Cocteau Twins e, ao mesmo tempo, segue a pegada contemporânea de Beach House, que também fez muito sucesso entre os usuários do Tumblr. 

Assim como Tove Lo, a banda americana também tem data marcada para show solo na Audio, em São Paulo. A saideira das Lolla Parties acontece no dia 27 de março e ainda existem ingressos disponíveis para todos os setores. Confira mais informações clicando AQUI.

“Eu vejo o futuro repetir o passado…”

Com a popularização do TikTok, uma das redes sociais mais presentes nos celulares ao redor do mundo, a tendência de que a estética do Tumblr de 2012 a 2017 voltasse com força — e muito antes do esperado — já era certa. O maior exemplo disso é a volta dos 2000 com o Y2K, também muito popular na plataforma que tem atraído millenials e nascidos no começo da geração Z. Por esse motivo, não é de se espantar que já estejamos revisitando esse passado recente. É o momento de glória daqueles que nunca abandonaram a meia arrastão e o cabelo roxo. 

Muitos dos artistas citados nunca deixaram de tocar em nossas playlists e são responsáveis por moldar boa parte dos nossos gostos e personalidades. Saber que muitos deles continuam na ativa e ainda arrastam grandes públicos para shows e festivais é um alívio, pois é notável que eles ainda têm muito a oferecer.

Outra enorme felicidade é ver que, ao lado de artistas que ganharam força no final da Era Tumblr, como Billie Eilish, headliner do dia 24 de março, Conan Gray e Yungblud, eles estão prontos para emocionar novamente nos palcos do Lollapalooza Brasil. É muita alegria pra pouco coração, minha gente!

Lollapalooza
Divulgação: Lollapalooza