Não é somente de dramas (ou k-dramas) que vivem as produções sul-coreanas. Muito pelo contrário, mesmo antes do genial Parasita ganhar notoriedade, já havia diretores e produtores sul-coreanos que faziam história nas telinhas. Assim, um dos nomes mais famosos é o de Park Chan-wook, diretor da Trilogia da Vingança.

Sendo um dos principais diretores a quebrar as barreiras linguísticas e colocar os filmes do leste asiático na lista de premiações, Park Chan-wook é o cineasta mais proeminente da Coréia do Sul, e também um dos maiores do século 21.

Indicado e ganhador de muitos prêmios em 2022 pelo seu lançamento Decisão de Partir (헤어질 결심 – Heojil gyeolsim, no original), Park Chan-wook já tinha seu nome brilhando nas telas ocidentais com o sensual A Criada, e o sangrento Oldboy, que é uma das estrelas dessa matéria.

Não são todos que sabem que o famoso Oldboy faz parte do que é chamado ‘Trilogia da Vingança’. Este é um conjunto de três filmes, que não necessariamente são conectados, mas todos abordam a mesma temática: ética, violência, salvação e… vingança.

Mr. Vingança

Iniciando com Mr. Vingança (복수는 나의 것 – Boksuneun naui geot, no original) que teve sua estreia em 2002. Neste filme, um homem surdo-mudo sequestra uma garota com a intenção de pedir resgate e usar o dinheiro para pagar um transplante de rim para sua irmã. No entanto, a menina acaba morrendo acidentalmente, e agora o pai dela começa uma trilha de vingança pela sua filha.

Com uma recepção mediana, Mr. Vingança é uma clássica história em que um plano dá errado e tem terríveis consequências. Apesar de não ter sido recebido da melhor maneira, as atuações foram bastante elogiadas, e deram espaço para que o diretor lançasse o que seria o filme mais conhecido da trilogia.

Oldboy

Sendo assim, Oldboy (올드보이 – Oldboy também no original) estreou em 2003 e não demorou a conquistar o público com sua sangrenta e violenta trama.

Uma adaptação direta do mangá de mesmo nome, na história o protagonista Dae-su é sequestrado e aprisionado por 15 anos. Então, depois de se libertar ele busca vingança dos seus sequestradores, ao lado da jovem chefe Mi-do, pela qual ele se apaixona.

Enfim, para mim Oldboy é exatamente o que se define como tragédia grega. Ou seja, uma sucessão de eventos no qual os personagens não têm controle do seu destino, e apenas estão fadados ao desespero e o sofrimento. Porém, talvez justamente pelo drama e as reviravoltas envolvidas no filme, é que ele tenha feito tanto sucesso na Coréia do Sul e no mundo. Inclusive, o filme ganhou um remake americano por Spike Lee em 2013.

Lady Vingança

O terceiro e último filme da trilogia é Lady Vingança (친절한 금자씨 – Chinjeolhan Geumja-ssi, no original). Ele conta a história de Lee Geum-ja, uma prisioneira que acaba de ser liberada por seu bom comportamento. A jovem estava condenada há anos pelo sequestro e assassinato de uma criança. Porém, na verdade, ela era inocente e sabia quem era o verdadeiro assassino. Sendo assim, ela busca vingança por todos os anos perdidos da sua vida que esteve separada de sua filha.

Bom, Lady Vingança é diferente dos filmes anteriores. Afinal, no primeiro filme quem busca vingança não é o protagonista (que só sofre). Enquanto isso, no segundo filme há a falsa sensação de Dae-su ser o vingador. De qualquer forma, posteriormente descobrimos que ele só é mais uma vítima em uma trama vingativa ainda maior. No entanto, Lady Vingança é o único longa da trilogia em que a protagonista é genuinamente a executora da vingança do plot. Talvez por isso seja o filme que eu achei mais leve, e menos trágico.

Então, mesmo com uma boa recepção, o filme não conseguiu críticas melhores que Oldboy. Mesmo assim, teve sucesso a sua própria maneira, além de ser lembrado como mais um acerto do diretor.

Considerações Finais

Todos os filmes da Trilogia da Vingança chegaram ao Brasil com versões em DVD e blu-ray, mas não são muito fáceis de achar nos streamings da vida. Apesar de que, com o recente sucesso das produções sul-coreanas, eu sinceramente espero que eles logo estejam no catálogo de alguma.

Intensos, inteligentes e brutais, os filmes da trilogia da vingança são uma deliciosa experiência dramática e tensa que desafia nossas afirmações mais verdadeiras, levantando debates internos sobre ética, certo ou errado, e felicidade.

Enfim, Park Chan-wook é brilhante, e mesmo que nem todos os seus filmes tenham tido as melhores recepções, sua trilogia da vingança é um presentinho para amantes de filmes de suspense e ação, nos apresentando plot twists surpreendentes e tramas criativas e sangrentas.