O MCND (acrônimo para Music Creates New Dream) está pronto para vir para o Brasil. As apresentações do quinteto no país fazem parte da [1ST] MCND BRAZIL TOUR 2022, primeira turnê do grupo em território brasileiro.
O grupo é formado por Castle J, BIC, Minjae, Huijin e Win, e atua sob administração da TOP Media (empresa responsável também pelos grupos Teen Top e UP10TION). A sua estreia ocorreu em janeiro de 2020, com o single TOP GANG. Até o momento, o grupo tem 5 EPs e 2 singles em sua discografia, e sua música de maior sucesso pode ser considerada Ice Age.
No dia 7 de julho, o MCND lançou o seu EP mais recente, THE EARTH: SECRET MISSION Chapter 2. O álbum é o segundo capítulo do lançamento de 2021 do grupo, tendo 6 músicas no total. Incluindo canções animadas e com um maior destaque nos trechos de rap, o novo EP é merecedor de maior atenção por parte do público geral do k-pop.
Quer mergulhar por esse EP? Então acompanhe a resenha (cheia de primeiras impressões) do mais novo lançamento do MCND.
W.A.T.1
Não sendo somente a primeira faixa do álbum, We Are The One (o significado do acrônimo no título) também foi utilizada como um pré-lançamento, ao ser divulgada dias antes para anunciar o retorno do MCND.
Para isso, o grupo divulgou em suas redes oficiais um Track Video, um clipe mais simples, mais focado na coreografia da música. W.A.T.1 pode ser considerada um bom início para o THE EARTH: SECRET MISSION Chapter 2, seguindo a tendência do grupo de músicas animadas.
#MOOD
A TOP MEDIA apostou em #MOOD para ser a faixa principal do álbum, e as mais de 10 milhões de visualizações em seu clipe no perfil oficial do grupo mostram que essa foi uma boa escolha. A música segue uma vertente mais trendy (um estilo baseado em modas e tendências da atualidade), focando mais em sua sonoridade do que na letra.
Ao ouvir pela primeira vez, #MOOD pode parecer uma música não tão marcante, que logo será esquecida. Porém, em minha experiência pessoal, quando ouvi a música pela segunda vez, a minha perspectiva mudou completamente. O MCND apresentou uma música que gruda na sua cabeça e é boa (o que pode parecer bobo a se dizer, mas muitas músicas viciantes não apresentam uma qualidade musical desse nível).
O trecho a seguir, cantado pelos integrantes Castle J, Minjae e Huijun, passará a próxima semana se repetindo em minha mente:
Flash, flash
Mm, cheese
Flash, flash
Three, two, one, V
Letra: Genius
Blow
A terceira música do THE EARTH: SECRET MISSION Chapter 2 segue em um conceito parecido das anteriores, o que, quando escutamos o álbum em sequência, pode ser um pouco monótono. Mas alguns detalhes em seu instrumental e sua letra foram capazes de aumentar a minha afeição por essa faixa.
O trechinho antes do refrão, no verso “Pop the energy inside you, pop, boom“, um dos integrantes leva essa última palavra ao fundo da garganta, adicionando um som interessante na música.
Pensei no termo “revolução dançante” para descrever a letra de Blow. Os versos se tratam de desafiar regras sociais e largar os padrões, se juntando ao MCND e dançando. A construção da letra da música se torna ainda mais interessante após observar que, nas músicas anteriores, as palavras e seus significados não foram alvos de muita atenção.
“Voe alto e mais alto
Volume, aumente o volume, respire profundamente
Divirta-se agora todas as preocupações queimam
Vamos pegar, você entendeu, relaxando
Apareça, grr-ta-ta, estou tonto
O objetivo é claro, bang, bang
Nós não soltamos uma vez que pegamos, somos a melhor gangue, woah, sim
Não precisamos de dor mesmo sendo jovens
Regras sem significado mudarão por nosso desejo”
Letra em inglês: Genius
Red Sun
Red Sun segue o estilo de Top Gang, single de estreia do grupo, ao dar um maior enfoque para o hip hop. A distorção de voz logo no início da música dá um efeito interessante para prender a atenção do ouvinte. O instrumental também conta com um som (como se fosse um chiado) que lembra a ideia de brasas queimando, em provável relação com o seu nome. Esse é um detalhe bem notável, que, mesmo ajudando a ambientar a música, pode agradar ou não a quem está ouvindo.
O pré-refrão difere das expectativas que a música cria. Enquanto a construção do instrumental indica que um caminho será seguido (logo após a primeira quebra de ritmo, onde a música se torna mais lenta, parecendo que logo entrará para o refrão), aos 57 segundos acontece uma mudança no instrumental para depois seguir para o refrão. Essa “curva” divertida foi o que mais chamou minha atenção na música, se tornando minha parte favorita.
Extra: Um detalhe legal na letra de Red Sun é que outras músicas da discografia do grupo são citadas em alguns versos. Veja elas a seguir, destacadas em negrito:
‘ICE AGE’’s OVER, following the hot rhythm COME OVER to me
I said I’m ‘Movin’’ to Ya’ll, ‘To you’ I’m walkin’
Dance the ‘Cats Waltz’ Like ‘TOP GANG’ ‘Crush’
Letra: KLyrics For You
Juice
A energia de Juice já pode ser sentida nos primeiros segundos da faixa. Apenas um vídeo de coreografia foi lançado para a quinta canção do álbum, mas – em uma opinião pessoal – Juice merecia ter recebido o seu próprio MV. O conceito da temática com a sonoridade abriria espaço para visuais coloridos e poderosos, com momentos de dança e também de aparições individuais e grupais dos membros.
Mesmo que um clipe oficial faça falta, a música tem de tudo para ter uma incrível apresentação ao vivo. Do início ao fim, Juice conta com uma animação frenética, o que nos faz ficar ansiosos para a sua performance no Brasil. O MCND cantando e dançando no auge de sua empolgação, e os fãs gritando junto. Será uma experiência inesquecível!
Back to you
Desde sua música hit Ice Age, o MCND recebeu maior atenção pelos trechos de rap em seus trabalhos. Realmente, o grupo apresenta bons rappers, com flows que adicionam um sabor a mais em seus singles, é entendível que os principais lançamentos do grupo transitem pelo gênero do hip hop. Mas Back to You mostrou outro forte do grupo (e que pode ser ainda mais explorado em futuros lançamentos): os vocais.
A faixa de encerramento do EP entrega vocais consistentes, sendo uma ótima oportunidade para os membros dessa posição mostrarem suas habilidades. O trecho de rap se concentrou apenas na estrofe após o primeiro refrão e na ponte, o que ajudou a adicionar um pouco de singularidade. Back To You explorou o gênero ballad na discografia do MCND, e mostrou a grande capacidade do grupo de trabalhar com esse estilo em futuros lançamentos.
Back To You também recebeu um track vídeo, focado apenas na letra da música. Legendas em português estão disponíveis.
Em geral, o THE EARTH: SECRET MISSION Chapter 2 entregou ótimas músicas, que podem conquistar o coração de fãs ou não fãs. A sonoridade energética e divertida recebeu bastante destaque, podendo ser comparado às músicas lançadas pelo grupo masculino Block B na terceira geração do K-pop (algo entre os anos de 2012 e 2017).
O único ponto negativo que tenho a destacar se trata da falta de diversidade nas músicas. Enquanto é entendível que o grupo trabalhe um som que já lhe trouxe sucesso outras vezes, seria interessante ouvi-los explorando novos gêneros. Back To You é uma prova sólida de que o MCND está pronto para expandir seus horizontes, mesmo que mantenha suas características marcantes.
MCND no Brasil
Faltam poucos dias para que o MCND realize suas primeiras apresentações em solos brasileiros! O grupo estará visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre para sessões de autógrafos, e realizará um único show em São Paulo, toda a turnê entre os dias 12 e 17 de agosto. Os eventos estão sendo organizados pela Highway Star, e os detalhes do shows e formas de comprar os ingressos estão abaixo.
Em parceria com a Highway Star, o Suco de Mangá está com um desconto de 10% para ingressos da fansign e do show (não é válido para os CDs e outros produtos). Para isto, utilize o cupom SUCO10.
Segue o link de compras para o show, em São Paulo:
Para os autógrafos, basta vocês clicaram nos links abaixo com a cidade que deseja. O cupom já estará aplicado e válido: