Youn Yuh-Jung
CHRIS PIZZELLO / AFP
Anúncio

A atriz sul-coreana Youn Yuh-Jung que interpretou Soonja em Minari, é mais uma vez símbolo de representatividade oriental e feminina em uma premiação do cinema! Youn levou, neste Domingo, o prêmio de “Melhor Atriz Coadjuvante” no Oscar 2021!

Ainda no início do mês de Abril, a atriz já havia ganhado um prêmio no SAG 2021 e um no BAFTA 2021, na mesma categoria. A simpática senhora que conquistou o coração de todos, está fazendo história mais uma vez nas premiações do cinema, ao ser a segunda mulher asiática, e a primeira coreana a ganhar um prêmio no Oscar!

Em discurso bem humorado que arrancou risadas, o que já é característico da atriz, Youn recebeu o prêmio de Brad Pitt, brincando já inicialmente com a ausência do astro, que foi produtor de Minari, no Set, dizendo: “Oh, é o Brad Pitt! Finalmente! É uma honra conhecê-lo!

Como vocês sabem, eu sou da Coreia. Na verdade, meu nome é Yuh-Jung Youn. A maioria dos europeus me chamam de Yuh Youn e alguns deles me chamam de Yuh-Jung. Mas esta noite, todos vocês estão perdoados”, disse, e em meio a seu discurso surpreso, a atriz completou: “Não acredito que estou aqui. Ok. Deixe eu me recompor!

Saudando aos outros nomeados da categoria, à academia e ao elenco de Minari, chamando-os de “Família”, a atriz pontuou que sem o diretor Lee Isaac Chung, ela não estaria ali, agradecendo-o em seguida. Youn disse também não acreditar em competição, elogiando a atriz Glenn Close: “Como eu posso ter ganhado de Glenn Close? Eu a amo!

Todos os indicados, os cinco indicados, nós somos vencedores de diferentes filmes. Nós atuamos em papéis diferentes – Então nós não podemos competir uns contra os outros. Nesta noite, eu estou aqui, eu eu tenho apenas um pouco mais de sorte, eu acho, talvez. Eu sou mais sortuda que vocês. E também, talvez, isso é a hospitalidade americana em relação a uma atriz coreana? Não tenho certeza. Mas de qualquer forma, muito obrigada!“, disse arrancando risadas.

Anúncio

Ela dedicou a estatueta a seus filhos, dizendo:

Esse é o resultado, porque a mamãe teve que trabalhar tão duro!“, concluiu entre outros agradecimentos e palmas dos presentes na premiação.

Youn Yuh-Jung é uma atriz de mais de 40 anos de carreira tanto na TV quanto no Cinema, e ganhou grande reconhecimento ao fazer o papel de uma vovó desbocada que chega da Coreia do Sul para viver com a família nos EUA, em Minari. Na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante“, no Oscar 2021, Youn venceu nomes como Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte); Gleen Close (Era uma Vez um Sonho); Olivia Colman (Meu pai) e Amanda Seyfried (Mank).

Leia também: MINARI estreará em 22 de abril nos cinemas brasileiros!

Anúncio