Não é novidade que o girlgroup de K-pop Blackpink, desde o seu debut, vem conquistando muitos fãs ao redor do mundo. No mesmo dia em que inúmeras plataformas divulgam o sucesso que está sendo o álbum solo da integrante Rosé, tomamos consciência de que o grupo, sozinho, já quebrou um novo recorde no Spotify. E com uma indústria movimentada como a do entretenimento sul-coreano, que traz lançamentos atrás de lançamentos, a questão que fica é: Por que Blackpink é tão popular?
Em um episódio de “Archieve K“, da emissora sul-coreana SBS, entrou em pauta o K-pop, e como o gênero se expandiu em um nível global. Tendo em vista a popularidade do Blackpink, o crítico musical Kim Young Dae, apresentou alguns principais pontos que contribuíram para o grupo se tornar o sucesso que é.
Além do talento para cantar e dançar, o crítico exemplificou sobre como o grupo se comporta com o seu público.
“Blackpink mostra um certo tipo de imagem que pode conectar com qualquer pessoa independente do país. O estilo e a imagem luxuosa que elas mostram, está se tornando um exemplo entre os fãs de K-pop.“
Outro ponto ressaltado, é que a YG Entertainment, responsável pela carreira do grupo, sabia muito bem o que estava fazendo ao produzi-lo: Não houveram tiros no escuro.
“Blackpink deixou claro desde o debut a própria imagem. Não apenas com a música, mas também com o estilo e os visuais, e todos os valores entregues se tornaram a indentidade do grupo.“
O conceito luxuoso, explícito em cada comeback, também garante parcerias entre marcas de renome com as integrantes.
Cada membro serve como embaixadora global de marcas famosas e luxuosas. Jisoo é responsável pela Dior; Jennie pela Chanel; Rosé pela Yves Saint Laurent; e Lisa por Bulgari e Celine.
E é através dessa conexão entre integrantes e marcas, que o Blackpink fica cada vez mais poderoso!
“A imagem luxuosa e fashionista do grupo tem dado a elas o poder de se tornarem grandes quebradoras de recordes no YouTube!“
Como podemos ver, mais do que cantar e dançar, para Kim Young Dae, questões como estilo e imagem pessoal, além de uma identidade bem definida desde o princípio, fazem parte da fórmula mágica do sucesso do Blackpink. E sabemos bem que a YG realmente nunca esteve para brincadeira!
Além de produzir o Blackpink, a empresa também é responsável por produzir dois grupos de sucesso global como Big Bang e 2ne1, sendo estes grupos que, desde o debut, também mostraram claramente suas próprias imagens e conceitos, conquistando fãs por todo o mundo e pavimentando com bases firmes e sólidas a Onda Hallyu a nível global!
E temos agora o Blackpink que, sem dúvidas, veio para continuar revolucionando a indústria musical sul-coreana.