Anúncio

Na próxima sexta-feira, dia 31/3, às 18h, o Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ) promove mais uma Sexta Cultural. O tema da vez é “A fábrica de monstros japonesa – A Representação Pop do Imaginário Nipônico”. O encontro é gratuito e aberto público. Inscrições pelo e-mail icbjrj@gmail.com

O professor Douglas Magalhães Almeida, de Cultura & História Japonesa do ICBJ, explica que o Japão é uma verdadeira fábrica de monstros e que, através de sua mídia pop, sempre surpreende com animações, filmes de terror e seriados com os mais diversos tipos de monstruosidades, desde as poderosas e medonhas até as pequenas e kawaii (tradução de “fofo”).

“A relação está intimamente ligada a seu imaginário cultural dos mais diversos tipos de Youkais, esses seres que aparecem em lendas, folclore, tv e vídeo games, e iremos explorar como se dá esse imaginário com as produções japonesas atuais: que são os pokemons, a origem da idéia de Godzilla e outros Kaijus, os monstros enfrentados pelos Power Rangers e o sucesso de Youkai Watch”, complementa.

A Sexta Cultural é um evento mensal organizado pelo Instituto e sempre voltada à discussão de assuntos relevantes ao desenvolvimento cultural do Brasil e Japão.

Palestra “A fábrica de monstros japonesa – A Representação Pop do Imaginário Nipônico”

Data: 31/03 (sexta-feira)
Horário: 18:00
Local: Av. Franklin Rooselvelt, 39 – Centro, Rio de Janeiro. Prédio Portugal, 15º andar.
Entrada franca

Inscrições: nome completo e CPF para icbjrj@gmail.com

*O título do E-mail deverá conter o seguinte título: FÁBRICA DE MONSTROS – ICBJ [INSCRIÇÃO]