Olá, INTO1 RIKIMARU! Aqui é o Suco de Mangá e viemos entrevistá-lo! Desejamos que você tenha um ótimo momento com a gente, porque nós estamos tendo um dos melhores entrevistando você. Bora?
Nós já sabemos que você é um artista de múltiplos talentos: você canta, você dança, você escreve canções e você é um dos mais importantes coreógrafos na indústria asiática. E, agora, você está para nos mostrar o seu máximo potencial com “UP and DOWN”! Temos que dizer que estamos ansiosos para isso!
“UP and DOWN” tem um significado poderoso de muitas formas. Por favor, explique sua nova música para seus fãs.
Na verdade, eu fiz essa música com meu produtor em março do ano passado e eu lancei um pequeno vídeo de dança dessa música no meu SNS em maio do ano passado. Então, para assegurar que as pessoas não ficariam cansadas da música, eu fiz modificações. Espero que vocês gostem!
E sobre a letra? Em qual parte da música você acha que expressa mais o que você quer passar em “UP and DOWN”?
Essa música é sobre mim. Assim como mencionei na letra, a vida tem altos e baixos. Todos têm seus próprios objetivos na vida, mas as pessoas não ficarão satisfeitas sobre o que elas já conseguiram. É fácil ficarmos depressivos quando não conseguimos o que queremos. Eu tive essa experiência também! Mas agora eu me sinto realmente bem, porque a China me encontrou. Minha história de vida teve um novo começo ali: eu conheci muitas pessoas legais e também tive a chance de mostrar a mim mesmo na frente de muitas pessoas.
Eu também encontrei meu lugar favorito, que é a Grande Muralha! Lá é muito longo e grande, eu não acho que consigo atravessar toda a Grande Muralha durante a minha vida. E, para mim, parece que os objetivos da vida também são assim: sem fim.
E também, a Grande Muralha tem altos e baixos, exatamente como a vida parece para mim. Eu sinto alguma conexão entre mim e a Grande Muralha.
Essa canção tem um significado especial para mim, eu só quero que as pessoas escutem o mais rápido possível.
O que mais te inspirou?
Uma parte específica da minha vida.
Fale sobre a coreografia! Como foi o processo de criação? Algum detalhe em especial que os fãs precisam saber?
Eu fiz essa dança no ano passado. Naquela época, eu não dançava há mais de um ano, então eu tinha muita vontade de dançar. Eu também quis mostrar às pessoas a minha dança depois de tanto tempo. Então eu fiz o upload na minha conta do SNS. Mas depois de ver de novo e de novo, não me senti satisfeito. Então eu mudei a coreografia um dia antes da gravação. Eu realmente quero pedir desculpas para os meus dançarinos, porque eu mudei quase 70%.
O vídeo de demonstração da dança alcançou muita gente! Como você se sente com o reconhecimento que você vem recebendo?
Eu nunca me senti satisfeito com o meu trabalho, não importa o quanto as pessoas falassem o quão bom é. Raramente eu concordava com isso, sempre foquei nas partes ruins. Porém, eu ainda me sinto feliz e agradecido às pessoas que assistem meu vídeo.
Mudando um pouco de assunto… Percebemos que você gosta de funk! Como foi seu primeiro contato com o estilo musical? Como foi?
Quando eu estava na faculdade aprendendo português, eu estava curioso sobre o tipo de música que os brasileiros escutam. Então eu conferi online. Nessa época, eu assisti ao MV de “Amor de Chocolate” do Naldo. A vibe da música foi viciante, e o MV foi empolgante! Eu nunca tinha conhecido um estilo desse antes. Então eu apenas tentei dançar música brasileira no meu próprio estilo. Felizmente, o vídeo hitou e eu recebi vários comentários do Brasil me encorajando. Isso me fez querer fazer mais vídeos de dança para responder ao apoio.
O que te fez usar música brasileira para o CHUANG2021?
Eu quis fazer algo diferente dos outros. Por eu ser do Japão e poder falar inglês, as pessoas podem ter pensado que eu usaria música em japonês ou em inglês. Eu quis surpreendê-los, então escolhi uma música em português.
Você tem planos de incorporar o funk em projetos futuros?
Ser um cantor se tornou meu objetivo agora. Então, no futuro, se possível, quero colaborar com artistas brasileiros.
Com quais artistas você gostaria de ter uma colaboração?
Pedro Sampaio, Anitta, Glória Groove, Luísa Sonza, Ludmilla
Quais são seus artistas favoritos?
Anitta, Leo Santana, Luisa Sonza, Glória Groove, Pablo vittar e Pedro Sampaio
Ouvimos dizer que você já esteve no Brasil! Como foi a experiência?
Eu estava tão surpreso que eu não podia imaginar que poderia ir para o Brasil tão cedo. Eu fiz um vídeo chamado “Abusadamente”. Esse vídeo se tornou um pequeno sucesso no YouTube e eu recebi uma oferta do Brasil. Quando cheguei ao Brasil, pensei ter aprendido português para poder me comunicar, mas eu fui tão ingênuo! Eles falavam tão rápido, que eu mal pude entendê-los. Isso me fez querer aprender mais!
Como é a sua relação com o nosso idioma?
Eu aprendi português na faculdade. Depois eu comecei a gostar de música brasileira, então eu também aprendo um pouco de português das músicas.
Quais são as partes mais fáceis e as mais difíceis em aprender português?
A maioria das palavras em português são similares ao inglês, então é mais fácil de lembrar. Mas a gramática é muito difícil, em diferentes situações, como quando se trata de homem ou mulher: as palavras atrás vão mudar. Isso me deixa confuso.
E sobre a cultura brasileira? O que você mais gosta?
O ritmo do funk. Quando você estiver depressivo, ouça! Isso pode fazê-lo tão feliz! E essas músicas dão vontade de ouvir com os amigos.
Você tem planos de vir para o Brasil novamente?
Eu quero ir amanhã se eu puder! Tenho certeza de que haverá artistas muito mais talentosos do que posso imaginar. Eu quero colaborar com eles!
Agora vamos falar da sua carreira!
Dançar sempre foi uma paixão para você? Como você percebeu que você seria um dançarino talentoso?
Eu nunca imaginei que sou talentoso, mas eu ainda me sinto feliz e agradecido quando ouço as pessoas dizendo isso para mim. Isso me faz querer trabalhar cada vez mais duro, então não os deixarei desapontados.
Como foi se descobrir como artista?
Eu decidi ser um quando vi as performances do Michael Jackson. Então, enquanto trabalhava como coreógrafo, percebi um dia que queria dançar minha própria música. Eu quero mostrar às pessoas a mim mesmo, em várias áreas.
Você criou coreografias notáveis para o Taemin, BoA, SHINee, NCT 127… Como foi sua experiência? Conta um pouco pra gente!
Eu acompanhava bastante o mundo K-pop antes de trabalhar com eles. Então, quando eu soube que poderia coreografar para eles, fiquei muito animado! Primeiro, quis dar tudo de mim. Porém, o efeito foi ao contrário: isso fez a dança terminar muito no início. Então eu mudei bastante até que eu e os artistas ficássemos satisfeitos. Depois de trabalhar com eles, eu me convenci de que eles são artistas realmente maravilhosos, e que eles trabalham tão duro, que me fez querer tentar mais e mais. Especialmente SHINee, que é um grupo que faz meu sonho de ser um cantor se tornar mais forte.
Qual seu principal sonho como artista?
Eu quero inscrever meu nome na página da arte mundial como um asiático. Não me importa de qual país sou, eu quero ser o orgulho da Ásia algum dia.
O que podemos esperar do futuro? Algum spoiler?
Eu quero encontrar o estilo que ainda não tentei antes, e que as pessoas gostem disso.
Para encerrar, vamos fazer um game de perguntas e respostas rápidas! 3… 2… 1! Bora!
- Dois artistas que te inspiram: Michael Jackson e Kendrick Lamer.
- Seu filme favorito: Harry Potter.
- O momento mais precioso da sua carreira: Agora!
- Gatos ou cachorros? Cachorros!
- Sua comida favorita: Maraxiangguo.
- Sua estação favorita: Outono!
- 5 fatos sobre você: Tímido, idiota, louco, barulhento e quero ser/estar sozinho.
- Seu hobby: Brincar com cachorros.
- Se você não fosse um artista, o que seria? Produtor.
Por favor, mande uma mensagem para os seus fãs! <3
Obrigado por todo o apoio! No futuro, eu farei mais músicas sobre a minha vida e minha perspectiva sobre o mundo. Espero que vocês gostem! Obrigado!