Anúncio

Jogos de Escape são uma modalidade que ficou extremamente popular em games de computador.

Confira também: Stranger Things: The Game | Review

Considerados de design e programação simples, em geral com um único cenário e totalmente point and click (realizar todas as ações clicando com o mouse), Escape Games tiveram seu inicio anos 2000 com a popularização de sites com jogos onlines, como – por exemplo – fliperama.com ou UolJogos.

O fato é que a popularização dos jogos Escape se expandiu em muitas vertentes, inclusive no mundo real, onde salas de Escape foram criadas, proporcionando a oportunidade de jogadores viverem a experiência real de solucionar puzzles e tentar fugir de um ambiente.

E Lost Cat Story?

Lost Cat Story tem a premissa de ser um escape game, e ele de fato é, porém, ele se constrói de uma maneira diferente da maioria, com um universo aberto em que o objetivo principal do jogo não é “Escapar” e sim “Encontrar”.

O protagonista é um gato doméstico que mora com sua dona, porém, em uma aventura ele acaba caindo dentro de um caminhão e sendo levado para muito longe de onde ele estava. Perdido, e sem saber como voltar para casa, ele precisa recolher pistas ao seu redor, desvendar quebra-cabeças e tentar achar o caminho de casa antes do dia acabar. Será que ele consegue?

lost cat story

Gráficos, Jogabilidade e Puzzles

A Arte do jogo é maravilhosa, e bastante tradicional. Com aspecto de desenho pintado a mão, todos os elementos são bem delicados, bastante expressivos e “fofos”, o que ajuda na atmosfera do jogo, deixando-o leve e bastante divertido.

A jogabilidade é “Point and Click” o que significa que todos os objetos e itens tem que ser descobertos clicando na tela inteira, não que sejam difíceis de notar – porém – o caminho para algumas ruas é meio confuso, exigem clicar em um local bem específico, e isso se torna difícil.

Os Puzzles são desafiadores, não impossíveis, mas nem todos são extremamente intuitivos, por sorte há a opção de “dicas” para os mesmos, que ajuda MUITO.

Um problema ainda nos puzzles é que toda vez que liberamos um novo ambiente temos que voltar aos antigos porque novas coisas se tornam “clicáveis”, então nós não avançamos realmente, sempre temos que ficar indo e voltando sem parar.

Plot e Finais

O enredo do jogo é super simples, e não tem muito o que dizer a respeito. Dependendo de que caminho você escolhe é possível saber mais a respeito da história da menina e do gato, mas nada surpreendente.

Como dito antes, você terá que tomar decisões conforme for jogando, as decisões impactam diretamente em qual dos três finais você irá pegar, mas já adianto que todos são bons, apenas situações diferentes que geram a mesma situação final.

De qualquer maneira eu sugiro que faça os três, todos são muito interessantes e desafiadores, além da imagem e mensagem final ser igualmente alterada.

lost cat story

Vale a Pena?

Para fãs de Escape Games e coisas fofinhas vale super a pena! O jogo é lindo, a trilha sonora é um doce, os puzzles são desafiadores e os finais são recompensadores.

O jogo é totalmente gratuito e está disponível no idioma inglês para ser baixado através da PlayStore (Android) ou plataforma IOS.

lost cat story