Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    MAIS REVIEWS

    Confusões do Primeiro Amor | Review

    Confusões do Primeiro Amor é um raro caso de BL (Boys Love) que opta por uma abordagem vanilla. Ou seja, ao invés de ter um recheio de cenas sexuais, ele escolhe ter seu objetivo na comédia e, no que o próprio título explica, nas confusões do que é ter seu primeiro amor.

    Publicada aqui no Brasil pela Panini, a obra tem um total de nove volumes, e foi serializada de 2019 a 2022. Ela também foi adaptada para dois dramas, sendo um japonês em 2021, e outro tailandês que está programado para estrear em 2024.

    Protegendo o seu amor não correspondido

    A obra escrita por Wataru Hinekure e ilustrada por Aruko, conta a história de Sota Aoki, um colegial que está apaixonado pela sua colega de classe Mio Hashimoto.

    Então, ao pedir uma borracha emprestada para Hashimoto, Aoki acaba vendo o nome “Ida” escrito, um tipo de simpatia para que seu amor não correspondido a note. Não bastasse o fato de seu primeiro amor gostar de outro, em uma série de eventos inesperados, Kosuke Ida acaba vendo a borracha na mão de Aoki. Agora, Ida acha que o mesmo tem uma paixão por ele.

    Acontece que Aoki não só não gosta de Ida, como também não é gay. Porém, para proteger Hashimoto do embaraço de ter sua paixão descoberta dessa maneira, ele passa a interpretar o papel de garoto apaixonado por Ida.

    Como eu já dei spoiler no primeiro parágrafo, Confusões do Primeiro Amor é um BL. Ou seja, ele retrata como tema principal a relação entre Aoki e Ida, que mesmo que tenha começado de todas as maneiras erradas possíveis, acaba progredindo ao passo que Aoki se descobre verdadeiramente apaixonado pelo outro.

    Ainda que o romance seja o prato principal do título, esse foi um dos mangás que eu mais dei risada no ano passado (2023). Afinal, a comédia não está nas palavras-chave apenas para estar. É uma obra verdadeiramente cômica, que vai além de imprevistos inimagináveis, e conquista mesmo pela personalidade bagunçada de Aoki.

    Diferente do comum

    Como alguém que consome BL que nem água (eu mesma) é sempre bom ver abordagens diferentes e que optem por uma contação de história com mais foco no desenvolvimento das personagens, do que na relação física em si.

    Assim, os protagonistas são colegiais, e por mais que seja uma fase de hormônios à flor da pele, também é um momento em que a ingenuidade e os complexos existem. Não só isso, mas também é o período em que diversas outras preocupações estão a vista. Por exemplo, o ingresso em universidades, o primeiro emprego, e a percepção da sua família sobre seus relacionamentos.

    Aoki e Ida são dois pudinzinhos, que é impossível não se apaixonar, mesmo que ambos sejam muito diferentes. Aoki é completamente caótico, do tipo que faz primeiro e pensa depois, enquanto Ida é sossegado, mais introvertido e tem uma falta de senso causada pelo simples fato de não ver maldade nos outros.

    A combinação dos dois numa relação, ainda que não amorosa, é um deleite aos olhos, já que podemos ver como uma amizade nasce e se desenvolve.

    Além dos protagonistas

    A relação que criamos com os personagens é com certeza o ponto forte de Confusões do Primeiro Amor. Afinal, ela se estende para além dos seus protagonistas, até os coadjuvantes Hashimoto e Aida (melhor amigo de Aoki).

    É muito satisfatório acompanhar o desenvolvimento do grupo no seu amadurecimento como jovens adultos, e suas escolhas para atingir seus objetivos.

    Eu gostaria de elencar os pontos fracos do título, mas é muito difícil para mim dizer onde há erros, porque eu acho que tudo foi feito de maneira exemplar. Se tivesse que fazer uma crítica, seria simplesmente pelo fato de que tudo é pacífico demais.

    Eu gostaria de ver um pouco mais de conflito quanto a descoberta de sexualidade por parte dos pais/amigos dos protagonistas. Mesmo assim, não acho que isso enfraqueça o mangá, apenas o torna menos um drama e mais uma comédia romântica em si.

    Análise final

    Com uma história divertida e quentinha, Confusões do Primeiro Amor conseguiu se tornar um dos meus BL favoritos da vida. Uma obra que abraça seus personagens e entrega de maneira real todos os dramas e dúvidas que existem na vida de colegiais. É um deleite de leitura, valendo cada segundo.

    Confusões do Primeiro Amor
    Imagem Divulgação

    GARANTA JÁ O SEU

    SINOPSE

    Aoki tem um amor não correspondido por sua colega, Hashimoto-san. Porém, ao pegar emprestado uma borracha da garota, ele percebe que nela há um nome escrito: Ida, um rapaz da mesma turma. Além disso, Aoki acaba sendo visto por Ida enquanto está segurando a borracha... Será que houve um mal-entendido?
    Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias

    Aoki tem um amor não correspondido por sua colega, Hashimoto-san. Porém, ao pegar emprestado uma borracha da garota, ele percebe que nela há um nome escrito: Ida, um rapaz da mesma turma. Além disso, Aoki acaba sendo visto por Ida enquanto está segurando a borracha... Será que houve um mal-entendido?Confusões do Primeiro Amor | Review