E veio a notícia que o mundo não esperava! Durante a transmissão de uma live em comemoração aos 9 anos de grupo, o BTS anunciou que irá entrar em hiato por tempo indeterminado.
Os sete integrantes estavam presentes no canal oficial do grupo e falaram sobre o Kpop, saúde mental e trabalho solos.
O tempo de pausa será focado em descanso e trabalho solo. Os garotos irão continuar trabalhando como idols, porém, desenvolvendo projetos individuais enquanto descansam sua saúde mental desse terremoto que é o BTS.
Namjoon, ou RM, líder do grupo disse:
“Depois de lançar os singles Butter e Permission to Dance, perdemos nossa direção e eu só quero tirar um tempo para pensar”
“O problema do kpop e o sistema idol é que eles não te dão tempo para amadurecer, você tem que continuar produzindo músicas, continuar fazendo alguma coisa, não há tempo para crescer, e não se trata apenas de músicas e trabalho”.
J-hope, que tem performance confirmada no Lollapalooza, disse: “Espero que vocês não vejam isso como algo negativo, é um plano saudável”.
E Yoongi, que já tem duas mixtapes muito bem recebidas pelo público como Agust D, fez questão de lembrar: “Não é que estamos nos separando, ou dando disband, estaremos vivendo separadamente por um tempo”.
É claro que para o ARMY esse vai ser um momento difícil. Acompanhar um grupo, seja ele grande ou pequeno, traz a sensação de pertencimento, um fandom é muitas vezes o lugar onde os jovens encontram espaço para serem quem são, e serem aceitos em sua forma mais pura.
O BTS, é um dos grupos que mais levanta bandeiras como aceitação, amizade, e saúde mental. Seus discursos e músicas como um grupo irão fazer falta. Mas não é algo eterno.
O descanso, merecido, é focado em cuidar da saúde psicológica, e aflorar o lado artístico e individual de cada integrante, para uma versão mais forte do BTS no futuro.
Esperamos que os armys estejam bem, e que o BTS possa ganhar força durante esse período de afastamento.