Anúncio

A geração que cresceu na década de noventa foi apresentada a vários animes de luta, dificilmente alguém explorava outros gêneros, mas era uma questão de tempo. Seguindo o velho esteriótipo brasileiro, lógico que o animes de esporte mais famosos seriam Captain Tsubasa (Super Campeões) e mais para frente fomos apresentados a Inazuma Eleven (Super Onze).

Contudo quem gosta de animes de esporte com certeza conheceu Slam Dunk, Hajime no Ippo e Prince of Tennis, mas o que algumas pessoas não sabem é que esse gênero foi desenvolvendo cada vez mais em traços e história e se tornou um dos mais vistos por muitos otakus, por isso traremos aqui dez animes de esporte que vocês devem assistir. Lembrando que muitos destes estão na plataforma Crunchyroll – com legendas em PT-BR.

Como menções honrosas, eu deixo aqui Haikyuu (Vôlei) e Magalobox (Boxe).

Hanebado! (Badminton)

hanebado
Hanebado (Imagem Divulgação)

Sim, é um anime de badminton, como que isso pode ser bom? Não é bom, é excelente e é considerado um dos melhores animes da Temporada de Verão 2018, além do badminton, o que mais chama atenção pela velha rivalidade entre duas grandes jogadoras Hanesaki Ayano, a qual parou de jogar, e Aragaki Nagisa, obcecada pelo esporte, uma dupla que rouba a cena e mexe com as emoções.

Leia também: Hanebado! | Review

Ace of Diamond (Beisebol)

ace of diamond act 2

Seguindo a ideia de Haikyuu, temos aqui estudantes que representam a escola Seidou nas grandes competições, de fracassos a sucessos, a Seidou busca sempre ir mais longe nos torneios com um protagonista de grande força de vontade, mas muito afobado, uma grande realidade entre atletas, Eijun Sawamura nos aparenta descartável, mas porque o treinador insiste nele? Aos poucos tudo fica claro.

Leia também: Ace of Diamond Act II | Primeiro Gole

Free! (Natação)

free anime

Não têm muito o que ser explorado em um esporte como natação, apesar de condicionamento físico e treinamento ser o diferencial dos esporte. Por isso o anime é livre para desenvolver personagens e explorar a paixão indomável de Haruka Nanase por água, a ponto de se despir e ficar só de rouba de banho.

Ahiru no Sora (Basquete)

ahiru no sora

O mais novo anime de basquete têm tudo para ser tão incrível quanto Kuroko no Basket e Slam Dunk. Misturando um pouco algumas habilidades que beiram do basquete profissional para street, e não se vê uma diferença tamanha de habilidade, a não ser a força de vontade e alguns anos brincando, que é assim que Sora Kurumatani aprendeu e se tornou um grande jogador.

Leia também: Ahiru no Sora | Primeiro Gole

Days (Futebol)

Não julgue por ser uma animação mais simples em traço, aqui se têm todos os elementos do futebol, da raça do jogador mediano até o gênio da bola, por mais que a rivalidade chame a atenção, ele ensina uma das maiores lições de vida, não importa o quão incapaz você seja, nunca desista.

Leia também: Days | Primeiro Gole

Ping Pong The Animation (Tênis de Mesa)

ping pong

Primeira lição vindo desse anime, ping pong é diferente de tênis de mesa, e esse anime é o melhor exemplo que explica a diferença. Se mantendo a história em uma competição e desenvolvendo a rivalidade entre Sorriso e Peco, uma obra perfeita que conquistou o prêmio de Melhor Animação na categoria Televisão no Anime Awards de 2015.

Yowamushi Pedal (Ciclismo)

yowamushi pedal

Um tanto curioso pelo que ele trabalha, bem técnico quanto a manutenção de bicicletas, contudo o que chama a atenção é o protagonista Sakamichi Onoda, que é apenas um otaku que odeia esportes, só quer ler seus mangás e assistir animes. Acredito que muita gente vai se igualar a ele, mas o crescimento pessoal dele prova que os melhores amigos podem estar em lugares nunca queremos estar, além de gostar de coisas diferentes do cotidiano, como o ciclismo.

Yuri!! On Ice (Patinação)

A pressão de um atleta por representar seu país em uma competição olímpica traz algumas dúvidas; o que se passa na cabeça desses grandes prodígios que precisam se provar e fazer bonito em nome de seu país? O psicológico de alguém que fracassa, pensa em dar a volta por cima ou desistir de vez? Um anime espetacular de lição de vida e história profunda de dois patinadores que precisam dar a volta por cima e provar para si mesmos quem ainda podem mostrar seu talento, um patinando e o outro treinando.

Leia também: Yuri!!! on Ice | Review

Tsurune (Kyuudo)

tsurune

Para quem não sabe, Kyuudo é uma arte marcial de tiro com arco, pode ser igual a primeira impressão, mas não é igual ao arco e flecha que é um esporte olímpico, na mesma linha de Ping Pong The Animation, a diferença é explicita na história e também ensina sobre superação de vida e nunca desistir.

Dive!! (Salto Ornamental)

dive anime

Foi isso que você leu: salto ornamental! Sakai Tomokise se mostra um apaixonado por piscinas e adora todo aquele mundo dos mergulhos, ao decorrer do anime é desconstruído essa beleza de saltos ornamentais e se vê o quão intenso e importante é um treino e as consequências de se errar o salto. Isso já prova que de fantasioso há um mínimo, porque o trabalho que tiveram para trazer esse anime quase que a realidade do esporte, acaba se tornando um aprendizado para vida, e com as Olimpíadas chegando, uma agonia ao assistir o esporte.

E então, o que vocês acharam destes animes de esporte? Mais algum para recomendar? Comente em nossas redes sociais!