Anúncio

Lançado no dia 2 de julho, na Temporada de Verão 2018, Hanebado ou The Badminton play of Ayano Hanesaki, é um anime de esportes de 13 episódios, e está completo no site da Crunchyroll.

O estúdio que cuidou da animação foi o LIDENFILMS, o mesmo de Koi to Uso, Arslan Senki e Terra Formars. O diretor é o Ezaki Shinpei, que já dirigiu episódios de Shingeki no Kyojin e Kimi ni Todoke.

Hanebado foi baseado em um mangá seinen de mesmo nome, serializado na revista good! Afternoon, que também publica outros mangás, como Grand Blue. É escrito pelo Hamada Kousuke, que possui duas outras séries além dessa. Está lançando desde 2013 e ainda não foi finalizado.

hanebado
Hanebado (Imagem Divulgação)

Duas Garotas

O anime conta a história, principalmente, de duas garotas: Hanesaki Ayano e Aragaki Nagisa. Ayano é um prodígio no Badminton, já que começou desde pequena a treinar com sua mãe, que é uma profissional no esporte. Depois de um incidente, Ayano se afasta do esporte e tenta levar a vida normalmente ao lado de sua amiga, Fujisawa Elena, na escola Kitakomachi.

Em contraponto, Nagisa se esforça cada vez mais no esporte, chegando a ficar obcecada com isso a ponto de prejudicar seu clube inteiro, também na escola Kitakomachi, sendo mandona e exigente. Isso acaba afastando membros do time e possíveis membros.

No passado, Ayano jogou contra Nagisa e venceu. Nesse jogo tudo mudou. Ayano parou de jogar e Nagisa começou a se cobrar mais para conseguir vencer os campeonatos.

Anúncio

Quando elas se reencontram na escola, é um grande choque para Nagisa. Mas a amiga da Ayano a convence a entrar no time de Badminton e voltar a jogar, já que ela amava tanto o esporte. E é a partir daí que a história se desenrola.

hanebado
Hanebado (Imagem Divulgação)

Personagens à frente de tudo

Diria que Hanebado seguiu boa parte do intuito de Sangatsu no Lion, onde os personagens estão à frente de tudo. As personagens principais são bem desenvolvidas e cada ação e personalidade são bem embasadas.

Fora que o crescimento de cada uma das duas é gigantesco, e conseguimos perceber seus progressos na vida e no esporte. Os personagens secundários e de suporte são trabalhados também durante o anime, e se tivessem mais episódios, teriam mais foco provavelmente. Mas conseguiram mostrar bem cada um deles. A história convence e nos faz torcer por cada um do time.

Aquele anime de esporte que você respeita!

Quanto ao esporte, a obra consegue tornar o Badminton muito melhor do que é na vida real, um ponto positivo das animações japonesas. Cada partida é de tirar o fôlego, e não dá para saber quem vai vencer. Ao longo dos episódios dá para sacar algumas coisas sobre o esporte, e os personagens comentam durante as partidas explicando o que está acontecendo.

Mas a chave de ouro é a animação, com toda certeza. É tudo muito fluído e dinâmico, o que ajuda muito na construção da cena. Destaque especial para a última partida do anime, que foi excepcionalmente animada. E claro, para a primeira cena de partida do anime, que foi o que convenceu muitas pessoas a continuarem, já que ficou impecável.

Hanebado
Hanebado (Imagem Divulgação)

Sem o fanservice exagerado

Esse é um dos melhores exemplos de anime de esportes com mulheres, já que seus corpos não são o foco. O anime não tem cenas forçadas sexualizando o corpo das atletas, sendo o completo oposto. Isso mais o fato de ter protagonistas femininas e um esporte fora do comum já torna o anime um diferencial no eixo de animes de esportes.

O final do anime fecha bem a obra e transmite bem o espírito e mensagem que Hanebado tenta passar desde o primeiro episódio. Mesmo com aquele gostinho de “quero mais”, foi um ótimo final. É emocionante devido a trajetória de cada um e marcante para aqueles que se tornaram fãs da animação.

Um dos melhores animes da temporada!

A música de abertura “Futari no Hane” pela YURiKA no começo parecia ser bem sem graça, mas conforme vão passando os episódios, fica bem mais agradável. Mas a abertura pode se tornar um pouco enjoativa, já que repete cenas do começo no final. Mas a animação é bem fiel a do anime.

Ohara Yuiko ficou no encerramento com a música “High Stepper”. A música é bem animada e ficou com a cara do anime. A animação é bem bonita e deixa aquela sensação agradável de vida escolar.

É, sem dúvidas, um dos melhores animes da temporada devido a toda sua construção e história. Cumpriu o que eu esperava e entregou muito mais, se tornando uma surpresa muito boa, no final das contas. Recomendo a todos que querem um anime de esportes que vai muito além disso e nos entrega histórias de vida.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

Anúncio