Aggretsuko ou Agressive Retsuko, é um Original Net Animation (ONA), que é uma obra publicada diretamente pela internet, e assim como a primeira temporada, o anime foi transmitido pela Netflix.

Leia também: Aggretsuko | Review

Retsuko, de Aggretsuko, é uma personagem da empresa Sanrio, a mesma que criou Keroppi e a Hello Kitty.

O estúdio da segunda temporada se manteve, o Fanworks, assim como o staff, que continuaram com o ótimo trabalho que fizeram no ano passado.

É um anime de comédia e slice of life. Essa temporada contém 10 episódios que já estão disponíveis por completo na plataforma da Netflix desde 14 de junho, uma sexta-feira.

aggretsuko

Diferenças: Primeira e Segunda Temporada

Enquanto a primeira temporada de Aggretsuko trouxe questões sobre o dia a dia no trabalho, lidar com chefes abusivos e parceiros de trabalho diferentes e às vezes inconvenientes, a segunda temporada traz um lado bem mais pessoal, nos fazendo refletir sobre nossos sonhos e metas na vida.

Logo no começo, Retsuko tem que lidar com sua mãe, que está pegando em seu pé sobre casamento e parceiros. Ela se sente tão incomodada com a filha solteira, que começa a procurar vários pretendentes e marcar encontros.

Retsuko obviamente se incomoda com a atitude da mãe, e isso nos faz refletir sobre relacionamentos e ser solteiro. Até que ponto é realmente necessário encontrarmos alguém para viver junto? Será que o roteiro da vida deve ser sempre o mesmo: encontrar alguém, namorar, casar e ter filhos?

E vários personagens começam a pensar sobre isso, como as amigas de Retsuko. Gori está à procura de alguém, com medo de viver o resto da vida “sozinha”, enquanto Washimi prefere continuar solteira, pois assim se sente mais feliz e completa.

aggretsuko

Novo Funcionário

Além dessas questões pessoais, Retsuko tem que lidar com o novo funcionário da empresa, um recém-formado em contabilidade, que não possui habilidades e acredita que ninguém pode se dirigir a ele de forma mais autoritária, pois é assédio moral.

Essa história de assédio moral ronda alguns episódios do anime, também trazendo o questionamento de como devemos tratar as pessoas, ainda mais aquelas que precisam de apoio em algo novo, como um emprego.

Outro ponto interessante é que agora a Retsuko deixou de lado o karaokê para se aliviar do estresse, começando a encarar seus problemas de frente, mesmo com medo e cheia de dúvidas. Outra lição que podemos tirar dessa história.

Quanto aos pontos “negativos”, os dois melhores amigos e colegas de trabalho da Retsuko, Feneko e Haida, que novamente ficaram em segundo plano.

Não sabemos nada de Feneko, sobre sua vida pessoal, e nem se ela possui algum interesse na vida. Desde a primeira temporada é meio superficial o que sabemos sobre ela.

Haida, um dos personagens mais interessantes, tem pouco destaque na temporada, sendo novamente o amigo legal da Retsuko que gosta dela e faz de tudo por ela. Ele é melhor que isso, e não precisa ser o personagem que só está esperando a Retsuko acordar para a vida e perceber que o cara mais legal está bem ao lado dela. Gostaria de ver uma temporada onde ele possa crescer e ter mais destaque, e ser a luz em sua própria vida, não necessitando de nenhuma mulher para torna-lo feliz.

aggretsuko

Aprofundando Personagens

Essa temporada nos mostra o outro lado de cada personagem, como são fora da empresa, se possuem família, o que gostam de fazer no tempo livre, quais são seus pensamentos sobre a vida, suas opiniões, seus desejos e sonhos. Tornou a série muito mais profunda ao trazer vários questionamentos que nós temos na nossa vida, ou passamos a ter após assistir a esses 10 episódios de Aggretsuko.

A primeira temporada já jogou um balde de água fria em nós, nos fazendo pensar. A segunda temporada mantém isso, só que agora é tudo mais pessoal e para alguns, pode ser até difícil.

Por mais que Aggretsuko contenha personagens fofos, que são animais, e seja um desenho, a mensagem que passa para o público é muito valiosa. Após o término do último episódio, nos faz questionar quem nós somos e o que queremos para nossa vida.

Recomendo muito essa segunda temporada, ainda mais para os jovens que estão saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Esse anime tem uma lição de vida que poderia ajudar muitos que ainda estão perdidos, sem saber como prosseguir, como viver.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX