Aggretsuko ou Agressive Retsuko, é um Original Net Animation (ONA), que é uma obra publicada diretamente pela internet, e assim como a primeira temporada, o anime foi transmitido pela Netflix.

Leia também: Aggretsuko | Review

Retsuko, de Aggretsuko, é uma personagem da empresa Sanrio, a mesma que criou Keroppi e a Hello Kitty.

O estúdio da segunda temporada se manteve, o Fanworks, assim como o staff, que continuaram com o ótimo trabalho que fizeram no ano passado.

É um anime de comédia e slice of life. Essa temporada contém 10 episódios que já estão disponíveis por completo na plataforma da Netflix desde 14 de junho, uma sexta-feira.

aggretsuko

Diferenças: Primeira e Segunda Temporada

Enquanto a primeira temporada de Aggretsuko trouxe questões sobre o dia a dia no trabalho, lidar com chefes abusivos e parceiros de trabalho diferentes e às vezes inconvenientes, a segunda temporada traz um lado bem mais pessoal, nos fazendo refletir sobre nossos sonhos e metas na vida.

Logo no começo, Retsuko tem que lidar com sua mãe, que está pegando em seu pé sobre casamento e parceiros. Ela se sente tão incomodada com a filha solteira, que começa a procurar vários pretendentes e marcar encontros.

Retsuko obviamente se incomoda com a atitude da mãe, e isso nos faz refletir sobre relacionamentos e ser solteiro. Até que ponto é realmente necessário encontrarmos alguém para viver junto? Será que o roteiro da vida deve ser sempre o mesmo: encontrar alguém, namorar, casar e ter filhos?

E vários personagens começam a pensar sobre isso, como as amigas de Retsuko. Gori está à procura de alguém, com medo de viver o resto da vida “sozinha”, enquanto Washimi prefere continuar solteira, pois assim se sente mais feliz e completa.

aggretsuko

Novo Funcionário

Além dessas questões pessoais, Retsuko tem que lidar com o novo funcionário da empresa, um recém-formado em contabilidade, que não possui habilidades e acredita que ninguém pode se dirigir a ele de forma mais autoritária, pois é assédio moral.

Essa história de assédio moral ronda alguns episódios do anime, também trazendo o questionamento de como devemos tratar as pessoas, ainda mais aquelas que precisam de apoio em algo novo, como um emprego.

Outro ponto interessante é que agora a Retsuko deixou de lado o karaokê para se aliviar do estresse, começando a encarar seus problemas de frente, mesmo com medo e cheia de dúvidas. Outra lição que podemos tirar dessa história.

Quanto aos pontos “negativos”, os dois melhores amigos e colegas de trabalho da Retsuko, Feneko e Haida, que novamente ficaram em segundo plano.

Não sabemos nada de Feneko, sobre sua vida pessoal, e nem se ela possui algum interesse na vida. Desde a primeira temporada é meio superficial o que sabemos sobre ela.

Haida, um dos personagens mais interessantes, tem pouco destaque na temporada, sendo novamente o amigo legal da Retsuko que gosta dela e faz de tudo por ela. Ele é melhor que isso, e não precisa ser o personagem que só está esperando a Retsuko acordar para a vida e perceber que o cara mais legal está bem ao lado dela. Gostaria de ver uma temporada onde ele possa crescer e ter mais destaque, e ser a luz em sua própria vida, não necessitando de nenhuma mulher para torna-lo feliz.

aggretsuko

Aprofundando Personagens

Essa temporada nos mostra o outro lado de cada personagem, como são fora da empresa, se possuem família, o que gostam de fazer no tempo livre, quais são seus pensamentos sobre a vida, suas opiniões, seus desejos e sonhos. Tornou a série muito mais profunda ao trazer vários questionamentos que nós temos na nossa vida, ou passamos a ter após assistir a esses 10 episódios de Aggretsuko.

A primeira temporada já jogou um balde de água fria em nós, nos fazendo pensar. A segunda temporada mantém isso, só que agora é tudo mais pessoal e para alguns, pode ser até difícil.

Por mais que Aggretsuko contenha personagens fofos, que são animais, e seja um desenho, a mensagem que passa para o público é muito valiosa. Após o término do último episódio, nos faz questionar quem nós somos e o que queremos para nossa vida.

Recomendo muito essa segunda temporada, ainda mais para os jovens que estão saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Esse anime tem uma lição de vida que poderia ajudar muitos que ainda estão perdidos, sem saber como prosseguir, como viver.

https://www.youtube.com/watch?v=0pBgMC1WjK8

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

REVIEW
Aggretsuko (Segunda Temporada)
Artigo anteriorO anime BanG Dream! ganha seu primeiro filme
Próximo artigoOne Punch-Man | Jogo mobile é anunciado: Road to Hero
Natalia
Graduada em Publicidade, com especialização em Produção de Conteúdo. Sou escritora, mas não termino nenhuma história. Adoro videogames, mas sou ruim em todos. Devo ter mais horas assistindo anime do que dormindo. Viciada em música, principalmente daquelas bandas que ninguém conhece. A esquisitona do rolê.
aggretsuko-segunda-temporada-reviewAggretsuko ou Aggressive Retsuko é uma franquia de anime japonês de drama comédia e musical baseada na personagem homônimo criado por "Yeti" para a empresa de mascote Sanrio.