Anúncio

Aggretsuko ou Agressive Retsuko, é um Original Net Animation (ONA), ou seja, uma obra que é publicada diretamente pela internet. Nesse caso, Aggretsuko foi transmitido pela Netflix. Lançado mundialmente no dia 20 de abril de 2018, o anime faz parte da Primavera de 2018, e contém 10 episódios de 15 minutos.

A comédia se baseia em uma personagem da Sanrio, mesma empresa japonesa que desenvolveu a Hello Kitty e o Keroppi, e vende produtos baseados em seus diversos personagens.

O estúdio por trás da animação é o Fanworks, que também é responsável pela primeira aparição de Retsuko, em um compilado de curtas chamado Agressive Retsuko, de 100 episódios, cada um de um minuto. Essa animação começou em abril de 2016 e foi terminar em março de 2018. Boa parte do staff desse compilado voltou para a animação na Netflix, como o diretor Rareko, que também escreveu a animação.

A Panda Vermelha e seus anseios

Aggretsuko conta a história de Retsuko, uma panda vermelha de 25 anos que enfrenta problemas de “adultos” como nós. Muitos que assistirem vão se identificar com a personagem principal. Retsuko trabalha em uma empresa, no departamento de contabilidade.

Em seu dia a dia, ela tem que lidar com os fofoqueiros da empresa, os bajuladores de chefes, chefes abusivos e machistas, e frustrações da área em si. E para tirar todo esse estresse dentro de si, Retsuko vai ao karaokê após o expediente cantar Death Metal, expondo seus sentimentos e pensamentos na música. E isso ela não conta para ninguém. Por mais que pareça estranho, é bem engraçado e um tanto original.

No japonês, a voz de Retsuko é feita pela Kaolip, mas não se acha muita informação sobre a seiyuu. E a voz cantando Death Metal é feita pelo próprio diretor, Rareko. A dublagem brasileira ficou por conta de Agatha Paulita, também dubladora da Violetta.

Anúncio

Amizades e Trabalho

Uma das amigas de Retsuko é a Fenneko, uma raposa. Ela é engraçada e é mais de boa no escritório. Ela gosta bastante de zoar seus amigos e sua risada é muito engraçada, já que não tem muita emoção na voz. Sua seiyuu é a Inoue Rina e a dubladora no Brasil é a Tarsila Amorin, a mesma que dubla Jane de Breaking Bad. Rina é a seiyuu de mais três personagens em Aggretsuko, Tsunoda, uma gazela que bajula o chefe o tempo todo, Komiya, um suricato que também paparica o chefe, e Puko, uma amiga de Retsuko que aparece bem rapidamente.

Haida é amigo de Retsuko e Fenneko, e é uma hiena. Ele secretamente gosta da Retsuko, mas não tem coragem de se confessar. Fenneko sempre tenta dar uma força para ele. Seu seiyuu é o Shingo Kato e seu dublador é o Diego Marques, que também dubla o Trunks criança em Dragon Ball Z. Shingo é o seiyuu de mais um personagem na animação, Resasuke, que vai aparecer mais para o final de Aggretsuko.

Outras duas personagens interessantes que aparecem são a Washimi e a Gori. Elas sempre estão impecáveis e são admiradas pelo resto da empresa, inclusive pela Retsuko. O legal é que elas sempre aparecem em um pedestal perante o resto da firma, mas são pessoas normais como qualquer outro membro do escritório.

Washimi é uma Sagittarius serpentarius, um tipo de pássaro que também é chamado de Secretário, e sim, ela é a secretaria do presidente da empresa. Ela parece sempre calma, mas vive dando broncas no presidente por imprudências. Sua seiyuu é a Komegumi Koiwasaki. E a dubladora é a Shallana Costa, que dublou a Hikari Horaki de Evangelion.

Gori é uma gorila que administra o departamento de marketing da mesma empresa que Retsuko trabalha. Ela pode parecer séria, mas é um doce e adora sair com suas amigas. Sua seiyuu, Maki Tsuruta, também dá a voz à outra personagem do anime, Tsubone, a superior de Retsuko. No Brasil, a dublagem é da Adriana Pissardini, que dublou o Haku de Naruto.

E por fim, Ton é o diretor do departamento de contabilidade e chefe direto de Retsuko e sua turma. Ele adora não fazer nada e fingir que está trabalhando, mas quando trabalha, realmente se esforça. Ele tem seu lado ruim onde é abusivo e muito machista, principalmente com Retsuko, mas dá alguns conselhos bons para a principal e de vez em quando age melhor com ela. Bem de vez em quando. Seu seiyuu é o Souta Arai e o dublador brasileiro é o Francisco Junior, que deu a voz ao Sam Wilson, Falcão dos Vingadores.

aggretsuko

Realidade no dia a dia

Aggretsuko é bom pelo fato de mostrar nossa realidade, mas sempre com humor. Por mais que sejam todos animais, é muito fácil associar com pessoas. A identificação é tanta que dá até agonia em certas situações em que a Retsuko se encontra. Quem nunca trabalhou perto de pessoas como essas citadas a cima ou passou por situações semelhantes à de qualquer personagem do anime? O melhor é que sempre mostra duas facetas dos personagens. A gente acha que o personagem é de um jeito, mas depois mostra um outro lado, sempre nos surpreendendo, assim como as pessoas na vida real.

O anime é bem divertido e rápido de assistir. Eu recomendo a qualquer um que goste de histórias que se passam em ambientes de trabalho, e como os personagens lidam com isso ou só gostam de uma comédia meio malucas ou gostam de se identificar com a história contada.

Aggretsuko já tem sua segunda temporada confirmada, e sairá na Netflix no dia 14 de junho de 2019.

ASSISTA AGRRETSUKO NA NETFLIX

Anúncio
REVIEW
Aggretsuko
Artigo anteriorDivulgada imagem do anime Ghost In The Shell da Netflix
Próximo artigoSérie Animada de Velozes e Furiosos ganha o primeiro Trailer
Graduada em Publicidade, com especialização em Produção de Conteúdo. Sou escritora, mas não termino nenhuma história. Adoro videogames, mas sou ruim em todos. Devo ter mais horas assistindo anime do que dormindo. Viciada em música, principalmente daquelas bandas que ninguém conhece. A esquisitona do rolê.
aggretsuko-reviewAggretsuko ou Aggressive Retsuko é uma franquia de anime japonês de drama comédia e musical baseada na personagem homônimo criado por "Yeti" para a empresa de mascote Sanrio