Aggretsuko ou Agressive Retsuko, é um Original Net Animation (ONA), ou seja, uma obra que é publicada diretamente pela internet. Nesse caso, Aggretsuko foi transmitido pela Netflix. Lançado mundialmente no dia 20 de abril de 2018, o anime faz parte da Primavera de 2018, e contém 10 episódios de 15 minutos.

A comédia se baseia em uma personagem da Sanrio, mesma empresa japonesa que desenvolveu a Hello Kitty e o Keroppi, e vende produtos baseados em seus diversos personagens.

O estúdio por trás da animação é o Fanworks, que também é responsável pela primeira aparição de Retsuko, em um compilado de curtas chamado Agressive Retsuko, de 100 episódios, cada um de um minuto. Essa animação começou em abril de 2016 e foi terminar em março de 2018. Boa parte do staff desse compilado voltou para a animação na Netflix, como o diretor Rareko, que também escreveu a animação.

A Panda Vermelha e seus anseios

Aggretsuko conta a história de Retsuko, uma panda vermelha de 25 anos que enfrenta problemas de “adultos” como nós. Muitos que assistirem vão se identificar com a personagem principal. Retsuko trabalha em uma empresa, no departamento de contabilidade.

Em seu dia a dia, ela tem que lidar com os fofoqueiros da empresa, os bajuladores de chefes, chefes abusivos e machistas, e frustrações da área em si. E para tirar todo esse estresse dentro de si, Retsuko vai ao karaokê após o expediente cantar Death Metal, expondo seus sentimentos e pensamentos na música. E isso ela não conta para ninguém. Por mais que pareça estranho, é bem engraçado e um tanto original.

No japonês, a voz de Retsuko é feita pela Kaolip, mas não se acha muita informação sobre a seiyuu. E a voz cantando Death Metal é feita pelo próprio diretor, Rareko. A dublagem brasileira ficou por conta de Agatha Paulita, também dubladora da Violetta.

Amizades e Trabalho

Uma das amigas de Retsuko é a Fenneko, uma raposa. Ela é engraçada e é mais de boa no escritório. Ela gosta bastante de zoar seus amigos e sua risada é muito engraçada, já que não tem muita emoção na voz. Sua seiyuu é a Inoue Rina e a dubladora no Brasil é a Tarsila Amorin, a mesma que dubla Jane de Breaking Bad. Rina é a seiyuu de mais três personagens em Aggretsuko, Tsunoda, uma gazela que bajula o chefe o tempo todo, Komiya, um suricato que também paparica o chefe, e Puko, uma amiga de Retsuko que aparece bem rapidamente.

Haida é amigo de Retsuko e Fenneko, e é uma hiena. Ele secretamente gosta da Retsuko, mas não tem coragem de se confessar. Fenneko sempre tenta dar uma força para ele. Seu seiyuu é o Shingo Kato e seu dublador é o Diego Marques, que também dubla o Trunks criança em Dragon Ball Z. Shingo é o seiyuu de mais um personagem na animação, Resasuke, que vai aparecer mais para o final de Aggretsuko.

Outras duas personagens interessantes que aparecem são a Washimi e a Gori. Elas sempre estão impecáveis e são admiradas pelo resto da empresa, inclusive pela Retsuko. O legal é que elas sempre aparecem em um pedestal perante o resto da firma, mas são pessoas normais como qualquer outro membro do escritório.

Washimi é uma Sagittarius serpentarius, um tipo de pássaro que também é chamado de Secretário, e sim, ela é a secretaria do presidente da empresa. Ela parece sempre calma, mas vive dando broncas no presidente por imprudências. Sua seiyuu é a Komegumi Koiwasaki. E a dubladora é a Shallana Costa, que dublou a Hikari Horaki de Evangelion.

Gori é uma gorila que administra o departamento de marketing da mesma empresa que Retsuko trabalha. Ela pode parecer séria, mas é um doce e adora sair com suas amigas. Sua seiyuu, Maki Tsuruta, também dá a voz à outra personagem do anime, Tsubone, a superior de Retsuko. No Brasil, a dublagem é da Adriana Pissardini, que dublou o Haku de Naruto.

E por fim, Ton é o diretor do departamento de contabilidade e chefe direto de Retsuko e sua turma. Ele adora não fazer nada e fingir que está trabalhando, mas quando trabalha, realmente se esforça. Ele tem seu lado ruim onde é abusivo e muito machista, principalmente com Retsuko, mas dá alguns conselhos bons para a principal e de vez em quando age melhor com ela. Bem de vez em quando. Seu seiyuu é o Souta Arai e o dublador brasileiro é o Francisco Junior, que deu a voz ao Sam Wilson, Falcão dos Vingadores.

aggretsuko

Realidade no dia a dia

Aggretsuko é bom pelo fato de mostrar nossa realidade, mas sempre com humor. Por mais que sejam todos animais, é muito fácil associar com pessoas. A identificação é tanta que dá até agonia em certas situações em que a Retsuko se encontra. Quem nunca trabalhou perto de pessoas como essas citadas a cima ou passou por situações semelhantes à de qualquer personagem do anime? O melhor é que sempre mostra duas facetas dos personagens. A gente acha que o personagem é de um jeito, mas depois mostra um outro lado, sempre nos surpreendendo, assim como as pessoas na vida real.

O anime é bem divertido e rápido de assistir. Eu recomendo a qualquer um que goste de histórias que se passam em ambientes de trabalho, e como os personagens lidam com isso ou só gostam de uma comédia meio malucas ou gostam de se identificar com a história contada.

Aggretsuko já tem sua segunda temporada confirmada, e sairá na Netflix no dia 14 de junho de 2019.

ASSISTA AGRRETSUKO NA NETFLIX