Segundo a reportagem do site O Globo, a HQ “Vingadores: A Cruzada das Crianças” esgotou em aproximadamente 39 minutos e não pode ser encontrada em mais nenhum estande – a não ser tenha reposição.
Entenda o Caso:
Na noite da última quinta-feira, 5 de setembro, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB/Republicamos), determinou o recolhimento da HQ “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades. pic.twitter.com/sFw82bqmOx
— Marcelo Crivella (@MCrivella) September 5, 2019
A Graphic Novel publicada pela Salvat em 2016 (e anteriormente pela Panini), é uma série da Marvel publicada em 2010 e foi alvo de protesto no Twitter de uma mulher que visitou a Bienal, dizendo ser “ofensivo para crianças”.
Apesar de ter o conteúdo sugerido para maiores de 13 anos, a obra não consta com nenhum “conteúdo sexual” ou que extrapole os padrões da Indicação Etária. Apesar da nota de repúdio do prefeito, a Bienal decidiu NÃO RETIRAR os quadrinhos e respondeu:
“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.
A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”
Sinopse: Na história, os Jovens Vingadores, os Vingadores e alguns X-Men partirão em busca da Feiticeira Escarlate, que está sumida das histórias da editora desde a Dinastia M, quando ela apagou os genes de 90% dos mutantes da Terra. O autor também promete a resolução da questão da maternidade de Wiccano e Célere, que supostamente são os gêmeos ressuscitados da Feiticeira Escarlate.
Leia também: Os Principais Destaques da Bienal do Livro do RJ 2019