Anúncio

Esta edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é especial para os amantes da cultura japonesa, pois o Japão é o país homenageado da vez. A inauguração do maior evento literário da América Latina contou com a presença do cônsul do Japão, Yoshitaka Hoshino.

Ao centro do pavilhão de entrada que recebe seus visitantes, o consulado japonês expõe belas imagens da Terra do Sol Nascente em seu estande e divulga quatro grandes presenças em seus painéis:

  • Mauricio de Souza e Macoto Tezka
  • Kanae Minato, autora do thriller Confissões
  • Reiko Okano, mangaka autora de Onmyouji
  • a professora de artes Masami Toku

Mais conveniente do que isso impossível: logo atrás do espaço do consulado japonês, a Comix, já bem conhecida e esperada, faz presença com inúmeros títulos de mangás e comics. Um dos pontos mais movimentados da Bienal.

E ao redor de toda essa atenção especial para o país sede das Olimpíadas de 2020, editoras e mais editoras até onde o olho possa ver! Os assíduos que esperam ansiosos pelo evento vão notar certa similaridade na disposição dos estandes, mais ou menos parecido com a edição de 2017.

Anúncio

A Bienal já se encontra bem concentrada desde o primeiro dia graças as excursões escolares. Dependendo de quem tenha tido a oportunidade de visitar o evento na mesma situação quando criança, o sentimento de nostalgia é um tanto inevitável, ainda que as lembranças sejam bem vagas.

A prova de fogo será sem dúvida nos finais de semana, ocasião única para o Rio Centro se encontrar lotado e de difícil locomoção. Essa complicação costumeira para quem já é frequentador da Bienal é também um motivo de admiração, porque não é qualquer evento que consegue esse feito. Não à toa se trata do maior evento literário da América Latina. Sua expectativa de livros vendidos está na faixa dos cinco milhões até o término, no dia 8 de setembro.

Ao longo dessa semana, o Suco irá trazer os principais destaques deste evento, então fiquem ligados!

A XIX Bienal Internacional do Livro Rio acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, no Riocentro, e os ingressos já estão à venda pelo SITE OFICIAL e no Centro Cultural Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Anúncio