Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Steel under Silk | Primeiro Gole

    Webtoons históricos são uma categoria muito popular no mundo dos manhuas e manhwas. Temos os com temática europeia clássica, com mundos de imperadores, reis e princesas; até aqueles que optam pela abordagem do leste asiático, com os famosos lordes. Assim, Steel under Silk se destaca como um dos manhwas BL de temática histórica mais populares da geração.

    Com menos de dois anos de publicação, ele é um dos poucos títulos sem censura e conquista por sua trama erótica de vingança, traição e jogos políticos.

    Luz e Sombras

    A história tem como protagonista o jovem Yeonjo, filho de um respeitável membro da corte, onde vive sua vida confortável ao lado do seu pai e irmão mais velho.

    Entretanto, sua vida perfeita é destruída quando seu pai é executado por traição. Com isso, ele é condenado a viver como escravo, e eventualmente também perde seu irmão. Então, sozinho e sem nada no mundo, ele passa seus dias sofrendo não só os males do passado, mas os do presente. Afinal, ele é dono de uma beleza incomum.

    Não parece que há esperança para Yeonjo, até que ele descobre que há um novo governador da província. Kwon Hee-ryang, o mesmíssimo homem que executou seu pai e eliminou todo seu clã. Então, com a determinação de ter sua vingança, Yeonjo se aproveita da preferência de Kwon por homens e o seduz, com o plano de matá-lo.

    Steel under Silk chama a atenção logo pela sua arte belíssima, do autor Snob. Ela possui um detalhamento que dá vida às personagens, sendo elas mais suaves ou ainda mais robustas, como é o caso dos dois protagonistas.

    Além disso, Kwon e Yeonjo são um constante jogo de luz e sombras. Assim, Kwon pode ser a parte escura, sendo um guerreiro que já matou centenas, e possui um físico bruto. Enquanto isso, Yeonjo é mais como a luz, com seus traços delicados e nobres.

    Entretanto, quando se fala a respeito de posição social, é exatamente o oposto. Kwon é o novo governador, alguém que possui imenso poder político, além de ser extremamente próximo ao príncipe. Já Yeonjo é um escravo, e pior, um escravo sexual do seu arqui-inimigo, o mais baixo grau social possível.

    Uma batalha invisível

    A história, uma trama de vingança que já vimos em outros títulos, se destaca pela inteligência de ambos os protagonistas.

    Kwon não é um bruto sem cérebro, ele sabe que seu amante o quer morto. Ao mesmo tempo, Yeonjo também não é tolo de achar que assassinar um dos homens mais mortais e poderosos da região será tarefa fácil.

    Então, ainda que ambos saibam das intenções sombrias um do outro, eles jogam um xadrez invisível, tentando prever as próximas ações do seu adversário. Porém, ao mesmo tempo se enrolam em uma relação sexual que finge afeto, enquanto há uma lâmina por atrás de cada sorriso.

    Ainda que, como 90% de outras obras BL, haja cenas em que o consentimento seja quase nulo, eu acredito que Steel under Silk captura bem a questão da problemática com essas ações.

    Afinal, Yeonjo sabe o efeito que causa em outros homens, mas despreza esse tipo de atenção. Ainda assim, ele sabe que essa é sua única arma para conquistar sua vingança. Por sua vez, Kwon deixa bem claro que não tomará Yeonjo como amante se ele não quiser, ele não precisa obrigar ninguém a se deitar com ele. Porém, ele também sabe que a tentação de estar próximo do seu algoz passado, é algo que Yeonjo não irá deixar passar.

    Publicação internacional

    Com 59 capítulos disponibilizados em inglês pela plataforma Lehzin, eu ainda tenho dúvidas para onde a história irá caminhar. Parece que tudo ainda está muito fresco e longe de chegar a uma conclusão.

    Mesmo que consigamos ver uma evolução na relação dos dois personagens, a trama de vingança é forte demais, não dando espaço para qualquer esperança de um final feliz. Não só isso, mas eu não sei se seria apropriado que Yeonjo se apaixonasse pelo assassino de sua família, não faz muito sentido.

    Sem qualquer tipo de previsão de adaptação para o português, os volumes em manhwa só podem ser adquiridos na sua língua nativa (coreano). Entretanto, com a onda de manhwas BL vindo ao Brasil, tenho esperanças de que num futuro próximo possamos ter Steel under Silk traduzido e disponibilizado em nosso país.

    Steel Under Silk Webtoon
    Imagem Divulgação

    CONFIRA AGORA NA PLATAFORMA

    Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias