Sailor Moon é uma série que revolucionou o gênero das garotas mágicas, criada pela autora Naoko Takeushi, a obra conta a história da adolescente Usagi Tsukino que descobre ser uma guerreira da justiça que luta contra forças malignas alienígenas, seu objetivo é encontrar outras companheiras e descobrir quem é a Princesa da Lua, guardiã do Cristal de Prata, pedra mágica com grandes poderes que não pode cair em mãos erradas.

Confira também: Sailor Moon | Suco Apresenta

Para todos os leitores da obra, é muito comum que percebamos vários elementos de mitologia dentro da obra. Artêmis e Diana, nomes dados a dois dos gatos da série – por exemplo – são os nomes grego e romano para a deusa da caça e vida selvagem, frequentemente associada a Lua.

Não só isso, todas as guerreiras mágicas têm homenagens aos planetas do sistema solar, sendo que seus poderes são frequentemente associados as características dos planetas, a Sailor Marte (Rei Hino) possui ataques com o elemento fogo, além de ser a guerreira da batalha, homenagem ao Deus da Guerra e Batalha romano Marte (Ares na mitologia grega).Também pensando nesse segmento a Sailor Vênus é a guerreira do amor, homenagem a deus Romana Vênus, ou Afrodite na mitologia grega.

Sailor Moon em arte noveau

Todas essas referências mitológicas e espaciais vieram de Naoko pois ela sempre foi muito fã do tema, quando estudante ela era parte do clube de astronomia do colégio, e trouxe muita inspiração para sua obra.

Um outro exemplo marcante disso é quando a Sailor Vênus finge ser a Princesa da Lua, ou então o fator dela possuir habilidades e armas relacionadas a Lua. O motivo? Vênus possui uma fase crescente igual a da Lua, tendo o mesmo fenômeno mensalmente, ou seja, Vênus “repete/imita” a Lua, o que se verifica no mangá e anime de Sailor Moon quando Minako Aino se passa pela Princesa da Lua.

Sonda Magellan (Imagem Divulgação)

Outros exemplos da cosmologia dentro da obra Sailor Moon são as Guardiãs das Princesas, como Phobos e Deimos, que são originalmente no mangá os corvos da Rei Hino, porém, no capitulo 41 elas se revelam as guardiãs da Princesa de Marte. Na realidade Phobos e Deimos são as duas Luas que orbitam o planeta Marte. Já o castelo pertencente a Princesa Vênus, Castelo Magellan, é inspirado na sonda que foi varrer o planeta Vênus em 1990, nomeada em homenagem ao pesquisador Ferdinand Magellan.

Sejam quais forem as referências, Sailor Moon é uma obra cheia de elementos mitológicos e astronômicos, o que fazem a série ainda mais rica e interessante, merecendo ser conferida de perto. Lembrando que o mangá recentemente foi publicado no Brasil pela JBC, e um novo anime foi lançado com o título Crystal já possuindo duas temporadas.

Arte de capa por chicochan