Não é papo patrocinado, apenas se perguntem comigo: quantas vezes vocês já se pegaram olhando, curiosos, para aquelas camisetas de videogame e desenhos ao passarem por alguma loja da Riachuelo?
CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO NO DRIVE
CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO NO FACEBOOK
Só posso falar por mim e pelo meu círculo de amizades, que é feito de pessoas que curtem dessa cultura geek, nerd, ou seja lá como vai se chamar daqui a uns anos, mas a verdade é que todo rolê tem que ter aquela olhadinha naquela camiseta de Mario ou de Street Fighter ou mesmo de algum desenho da Cartoon Network. Trocando em miúdos, a presença de cultura geek na Riachuelo chama a atenção sim!
Agora imaginem um estande inteiro, ampliando em quantidade e variedade aquele pequeno espaço da loja que você já está acostumado a chegar perto? Essa mudança do micro para o macro foi a situação do estande da Riachuelo na Game XP 2019!
O interior da loja deles, a maior da Medieval Street, estava divida por franquias licenciadas, o que facilitava a vida de quem já tinha um alvo em mente, seja de Sonic a Mario, de Street Fighter a Mortal Kombat ou de Harry Potter a Game of Thrones.
Pra tentar botar essa surpresa em ordem na cabeça, o SUCO bateu um rápido papo com Júlia Medeiros, porta-voz da Riachuelo, para entender melhor essa aproximação com o público geek.
Como está sendo essa oportunidade de participar da Game XP?
Pra gente é super bacana estar participando, estamos já há algum tempo construindo esse posicionamento da empresa junto ao público geek e gamer. A gente enxergou uma boa oportunidade em poder estar na Game XP, no maior gamepark do mundo, pra mostrar nossa coleção e nossas marcas para gamers.
Eu queria até que você comentasse um pouco mais sobre os primórdios desse posicionamento, porque não acredito que só eu tenha percebido essa rara aproximação de uma grande marca como a Riachuelo com um nicho ainda tão pouco atendido nesse meio como o nicho geek. Quando e como a Riachuelo começou a prestar atenção nesse público? Tem algo haver com o estouro do Marvel Cinematic Universe?
A gente começou em 2015 e já vinha muito desse movimento de filmes de super-herois. Atualmente somos a maior varejista detentora de marcas do país e começamos a perceber uma movimentação muito forte quando fizemos um lançamento de Star Wars, que foi um estouro e em 2016 fizemos a primeira Geek Week, que foi uma ação direcionada só com produtos desenvolvidos para essa semana. Hoje a gente tem um time que faz parte do público geek e gamer que desenham os produtos que eu falo que são “de coração para o coração do geek”. Isso é importante, porque não adianta só ter um logo, é preciso também ter um algo a mais naquela arte, naquela estampa que faça um diferencial para o público. Então a gente conta com esse time, que também desenvolve coleções especiais para esses eventos.
Você falou em um sem número de licenciamentos. Há alguma intenção de expansão para novas licenças? Qual é a projeção para o futuro?
Estamos seguindo buscar por marcas que tenham uma bastante afinidade com o público. Como você disse, a gente tem sido bem feliz em encantar o nosso cliente geek, então estamos sempre buscando por novidades. Por exemplo, estamos lançando camisetas de Fortnite que é uma licença inédita no Brasil, assim como Sonic e Netflix. Então a gente está antenado, medindo a resposta do público, ora expandindo uma marca, ora substituindo-a por outra, tudo levando em conta esse feedback.
O mais interessante da conversa foi saber desse time de pessoas de dentro da comunidade, que confirmam um sentimento de surpresa quando pude ver algumas estampas bem criativas. Por exemplo, haviam camisetas de Street Fighter que se dedicavam a um personagem, com um comando de um dos golpes, como o Ryu, Chun-Li e o Blanka. O do Blanka com certeza seria um ótimo presente para Yoshinori Ono, criador do jogo e um grande fã do personagem.
Essas impressões sobre a Riachuelo, confesso, estão bem restritas ao meu círculo de amigos e conhecidos. Por isso, cara leitora e caro leitor, seus comentários seriam bem bacanas pra confirma-las ou discuti-las. Aproveitem as excelentes fotos do Belga para ver melhor que os olhos como foi lá e se algo te interessar mas você mora longe, o e-commerce da loja oficial sempre é uma opção.
Fiquem antenados para mais matérias sobre a Game XP 2019!
Fotos por Belga