parasita bong joon ho
Anúncio

Esse ano as nomeações do Oscar alcançaram um marco histórico:  O filme com direção e roteiro de Bong Joon Ho, Parasita, foi o primeiro filme sul coreano a ser nomeado como Melhor Filme pela academia.

Leia também: Parasita | Review

O ator coreano-americano John Cho foi o responsável esse ano pelos anúncios dos nomes escolhidos pela academia. O diretor Bong Joon Ho se mostrou satisfeito com esse pequeno detalhe, de acordo com o The New York Times, dizendo “Ele pronunciou todos os nossos nomes corretamente e isso foi memorável.”

Parasita também foi indicado nas seguintes categorias:

  1. Melhor Filme Estrangeiro
  2. Melhor Direção
  3. Melhor Edição
  4. Melhor roteiro original
  5. Melhor Design de Produção

Além do Oscar, Parasita ganhou prêmios no festival de Cannes e no Globo de Ouro, conseguindo fazer com que até mesmo os americanos, conhecidos por não assistirem filmes legendados, fossem aos cinemas, arrecadando nos Estados Unidos mais de 25 milhões de dólares de bilheteria.

Mesmo com as 6 indicações que o filme sul coreano recebeu sabemos que a representatividade nos cinemas ainda é muito pequena e essa premiação, como muitas outras, acaba se resumindo a apreciação de produções feitas por homens europeus ou norte-americanos. Mesmo que Bong Joon Ho seja (obviamente) um homem, não devemos desmerecer sua nomeação, tendo em vista que o reconhecimento de produções asiáticas também é muito difícil. Um passo de cada vez, devemos deixar nossas opiniões claras e fazer com que sejamos ouvidos de forma a não mais monopolizar a importância dos filmes produzidos por Hollywood em detrimento dos outros.

A edição desse ano do Oscar será acontecerá no dia 9 de fevereiro às 20h30, horário de Brasilia.