Anúncio

Olá! Eu sou Jack e seja bem-vindo a mais um Primeiro Gole! O anime da vez será Komi-san Can’t Communicate, um anime da Temporada de Outono de 2021, feito pela Half H.P Studio, estúdio responsável por Wotaku ni Koi wa Muzukashii, junto do estúdio Shogakukan, responsável por Mob Psycho 100. É um anime de Slice of Life e comédia romântica que está disponível na Netflix!

Komi-san não consegue falar

No anime, acompanhamos a história de Tadano, um garoto com poucos amigos que entrou recentemente no ensino médio. Enquanto entra na escola, ele acaba tendo uma estranha interação com Shoko Komi, uma garota extremamente bonita e considerada popular, por chamar atenção de todo o colégio. Tal interação foi estranha porque mesmo Tadano apenas dando um bom dia para a garota, ela simplesmente não consegue responder.  

Após um tempo, antes da aula de educação física, Tadano acaba abordando Komi – que calhou de ser sua vizinha de carteira na sala de aula – e pergunta sobre ela ter problemas em se comunicar, visto que mesmo com toda atenção e paparicagem que ela recebe, permanecia calada. 

Komi concorda e responde o garoto através de uma lousa, escrevendo mesmo, onde conta que sempre teve problema para interagir e conversar com as pessoas, além disso, revela que seu sonho é ter 100 amigos. 

Então, o anime segue a vida de Tadano ajudando Komi a se comunicar com outras pessoas e, por fim, arrumar seus 100 amigos.

Komi-san Can't Communicate
Imagem Divulgação

Ansiedade Social

Dividido entre pequenas cenas curtas sobre o dia a dia de Komi-san e sua jornada até conseguir seus 100 amigos, também, trata muito sobre a ansiedade social que a garota sofre. Todo episódio do anime é aberto com essa explicação, onde deixa claro que: “Não é que pessoas com ansiedade social não querem fazer e criar laços, mas elas não sabem ao certo como.” 

Anúncio

Com isso, o anime trabalha de forma divertida e criativa, onde cada um dos amigos que acabam entendendo Komi – graças aos esforços dela e Tadano – são bem individuais, como Osana Najime, que é o completo oposto(a) de Komi, sendo extremamente extrovertido(a). 

Além disso, a animação tem uma fluidez bem única, com as transições da Komi em seu traço mais sério e normal em cenas específicas e sua versão chibi sem a boca e com os olhos arregalados em momentos engraçados e constrangedores. Como citado anteriormente, o design dos personagens de Komi são bem exclusivos, mesmo para os ditos “figurantes” que aparecem vez ou outra.

Komi-san Can't Communicate
Imagem Divulgação

Também, a trilha sonora, abertura e encerramento tem um ritmo que acompanha muito bem o pacing dado pelo anime.

Para quem é esse anime?

Komi-san é um anime necessário para todos. Não só aborda ansiedade social de forma divertida e, até mesmo, conscientizante, como o desenvolvimento dos personagens é algo bonito e aconchegante de se ver, algo que amolece o coração de qualquer um, mesmo você que prefere consumir animes com mais ação.

Komi-san Can't Communicate
Imagem Divulgação

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

Anúncio