kizuna ai
Turnê de “despedida” de Kizuna AI, “hello, world 2022”
Anúncio

O mês de dezembro de 2021 marca cinco anos desde a estreia da youtuber Kizuna AI, pioneira do que viraria febre a partir de 2017 e que explodiu em 2020: virtual youtubers.

O aniversário, bem como o marco inédito da v-tuber a mais tempo ativa na internet, trouxe uma surpresa de sentimentos mistos: a “inteligência artificial” Kizuna AI, em fevereiro de 2022, ao final de sua turnê “hello, world 2022”, será suspendida e entrará em modo hibernação. O que é um jeito de dizer que a youtuber Kizuna AI estará em hiato indefinido a partir de fevereiro.

A notícia foi repentina, pegou a todos de surpresa, mas… ela é de fato triste? Pra começo de conversa, um hiato não exatamente significa que pessoa x irá encerrar suas atividades para sempre. Partamos desse óbvio ululante para em seguida considerarmos o vídeo publicado hoje (do momento em que o autor escreve) por Kizuna AI, onde ela dá detalhes sobre o porquê de ter tomado tal decisão.

E esse vídeo imediatamente dá ânimo e boas ânsias pelo que vem aí.

Primeiro: o hiato sequer tem cara de hiato. Ele foi anunciado para o ano que vem e até lá a youtuber ainda terá bastantes atividades a realizar tanto em seu canal quanto em shows ao vivo. E mesmo durante o hiato, o restante da equipe que integra seu time, incluindo suas “clones”, que já a acompanham há dois anos, irão tocar o barco à frente.

kizuna ai
O recado tá dado: não é pra postar que a bichinha parou!

Segundo: o tempo em inatividade tem um propósito CLARO. Kizuna AI aproveitou o vídeo para refletir brevemente sobre os cinco anos que se passaram em sua carreira e as diferenças drásticas desde o tempo em que ela começou até hoje. Leia-se: o boom de avatares e personas virtuais não só no Japão como mundo afora, em todos os quatro cantos do globo. Já tem um bom tempo que v-tubers deixaram de ser sinônimo de “Kizuna AI”. A Oyabun deu cria e hoje estrelas brilham tanto quanto ou mais que ela, se levarmos em conta audiências globais como, lógico, Hololive.

Anúncio

Então há um propósito aí bem promissor da pioneira desta forma inédita de interação e criação de conteúdo na internet querer se reinventar, explorar novas possibilidades e trazer algo de novo para a comunidade como um todo, avançando ainda mais no seu lema, que está em seu espírito desde o primeiro começo: “Eu quero me conectar com todos”. Para isso, o sistema entrará em hibernação e “será atualizado”. Em que e quando, ninguém sabe, mas a própria Kizuna AI deixou claro que deseja voltar com novidades o quanto antes. Será que veremos um revival das v-tubers até o final de 2022? Só o tempo dirá.

kizuna ai
Imagem Divulgação

Pessoalmente, a decisão de dar um basta em prol de algo maior, tomando riscos e apostando no sucesso de um projeto é de uma coragem espetacular. Já tive. Sua trajetória como artista e profissional do entretenimento teve seus altos e seus baixos, como já expus aqui no site, e este novo passo indica que suas ambições não pararam nem sequer estagnaram. O futuro é promissor!

Pois aguardemos o que virá de novo no mundo virtual!

Anúncio