Japan House São Paulo oferece programação gratuita e diversificada em novembro

Japan House São Paulo programação
Imagem Divulgação

Com a aproximação do encerramento da mostra “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses” no dia 12 de novembro, Japan House São Paulo convida os visitantes para participarem de uma imersão no universo dos brinquedos em novembro, com direito a campeonatos, oficinas e palestras sobre o tema.

A programação fica completa com as edições do Ciclo de Mangá e do Clube de Leitura, exaltando a cultura japonesa.

Atrações

Sushi: tradição, inovação e hospitalidade

Iniciando as atividades do mês, a Japan House SP promove, no dia 8 de novembro, às 16h, mais uma edição do JHSPGastronomia. Assim, o projeto apresenta os saberes e os sabores da culinária japonesa, com a palestra “Sushi: tradição, inovação e hospitalidade”. Nela, irão abordar as diferentes presenças do prato nipônico na cidade de São Paulo.

Então, em formato híbrido, o bate-papo contará com mediação do jornalista e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato. Também, com a presença dos especialistas Julio Shimizu, do renomado restaurante Sushiguen; Mari Saito, sushi shokunin no exclusivo Sushi Vaz; e Uilian Goya, chef fundador do Goya Zushi.

Na ocasião, serão abordadas a chegada do sushi na capital paulista e suas diferentes técnicas de produção, além da tradição e das mudanças que a iguaria sofreu ao longo do tempo.

O encontro acontece no primeiro andar da Japan House São Paulo e conta com transmissão ao vivo em português e com Libras como recurso de acessibilidade.

Para participar presencialmente, é necessário comparecer com 30 minutos de antecedência ao horário indicado, uma vez que as vagas são limitadas. Para acompanhar remotamente, basta acessar a transmissão no canal do YouTube da JHSP.

Campeonato de Beyblade e Brincadeiras com Power Rangers

Para abrir as atividades voltadas para crianças e adultos, realiza, em parceria com o Grupo Curumim, um Campeonato de Beyblade e Brincadeiras com Power Rangers, com brinquedos oferecidos pela Hasbro, convidando as crianças a criarem e explorarem as histórias das dos personagens de ambas as franquias.

A oficina acontece no dia 11 de novembro com sessões às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, com participação gratuita mediante retirada de senha na recepção com 30 minutos de antecedência.

Oficina de Massinha Play-Doh

No dia 12 de novembro, é a vez da Oficina de Massinha Play-Doh ocupar o primeiro andar da JHSP, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, em parceria com a Hasbro e o Ateliê Maria Flor.

A ideia é oferecer um momento lúdico e prazeroso para que o público possa criar artes e histórias a partir das massas de modelar. A atividade também tem participação livre e gratuita mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses

Ainda voltada para o universo dos brinquedos, a instituição oferece, no dia 9, às 11h30, visitas mediadas pela exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, localizada no segundo andar da JHSP.

Durante a visitação, os participantes poderão conhecer mais sobre os brinquedos presentes na mostra, como os clássicos Pula-Pirata e Lousa Mágica, e perceber que as formas de brincar das crianças japonesas de hoje não são muito diferentes da maneira que os brasileiros brincam há gerações.

Ciclo de Mangá

Já o Ciclo de Mangá de novembro destaca a obra Pluto, de Naoki Urasawa, que adapta um dos arcos de “Astroboy”, criado por Osamu Tezuka.

Durante o bate-papo, que acontece presencialmente na sede da JHSP no dia 18, às 15h, serão abordadas as relações dos japoneses com os robôs e com a tecnologia, além de temas como o equilíbrio e o entendimento sobre o coletivo no Japão.

A história de Urasawa retrata um mundo onde a coexistência entre humanos e robôs já consolidada, é posta em xeque quando a destruição de um robô poderoso e a morte de um importante ativista dos direitos dos robôs coincidem.

Nesse momento, cabe ao investigador Gesicht descobrir qual a relação entre os dois casos e de que maneira eles podem determinar o futuro do mundo.

Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático

A palestra “Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático”, no dia 23 de novembro, às 20h, explora as características dos brinquedos japoneses e seu crescente sucesso mundial.

Com mediação do Embaixador Fausto Godoy e participação do conselheiro especial da publicação especializada em brinquedos Toy Journal, Fumiaki Ibuki, e do fundador do Instituto Kondo, Seiichi Kondo, a conversa 100% online abordará os diferenciais dos brinquedos japoneses, trazendo a atenção aos detalhes, o respeito à natureza e as características kawaii (de “extrema fofura”, em tradução livre) como pontos importantes para a popularidade desses brinquedos ao longo dos anos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

O encontro virtual, em português e japonês, contando com Libras como recurso de acessibilidade. Para acompanhar, basta acessar a transmissão no canal do YouTube da JHSP.

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

Ainda no campo das artes literárias, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que ocorre no dia 30 de novembro, às 19h, convida o público para uma roda de conversa sobre a obra Onde vivem as monstras, de Aoko Matsuda, uma coletânea de contos que se entrelaçam à medida que o livro avança, baseados em tradicionais histórias de fantasmas japonesas, representadas, aqui, sob uma perspectiva feminista, com personagens espirituosas, doces e emocionantes.

Os protagonistas de cada história são fantasmas responsáveis por ajudar seus familiares vivos, a proteger castelos e até combater o crime, se mostrando bem-humoradas até em encontros assustadores com os vivos. A narrativa traduzida por Rita Kohl levanta ainda questões profundas sobre a vida das mulheres japonesas atualmente.

Neste mês, o encontro do Clube contará com a presença da autora brasileira Natércia Pontes, autora do romance “Os tais caquinhos”.

Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também ganham um desconto de 25% na compra do livro pelo site da editora Autêntica até 31 de dezembro, aplicando o cupom AUTENTICA451.

Japan House São Paulo – Programação de junho de 2023

  • Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
  • Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
  • Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

JHSPGastronomia – Sushi: tradição, inovação e hospitalidade (Presencial/Online)

  • Quando: 8 de novembro, às 16h
  • Classificação indicativa: livre
  • Evento híbrido. Participação presencial – vagas limitadas: necessário comparecer com 30 minutos de antecedência.
  • Transmissão online pelo canal do  YouTube da JHSP.
  • Mais informações no site

Campeonato de Beyblade e brincadeiras com Power Rangers (Presencial)

  • Com Grupo Curumim
  • Quando:  11 de novembro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
  • Classificação indicativa: livre
  • Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Oficina de Massinha Play-Doh (Presencial)

  • Quando: 12 de novembro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
  • Classificação indicativa: crianças entre 3 e 12 anos acompanhadas de adultos.
  • Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Exposição Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial)

  • Período: até 12 de novembro de 2023
  • Local: andar térreo da Japan House São Paulo
  • Classificação indicativa: livre

Visitas mediadas à mostra Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses (Presencial)

  • Quando: 9 de novembro, às 11h30
  • Classificação indicativa: livre

Palestra “Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático” (Online)

  • Quando: 23 de novembro, às 20h
  • Transmissão no YouTube da JHSP
  • Classificação indicativa: livre
  • Mais informações no site

Ciclo de Mangá

  • Pluto, de Naoki Urasawa
  • Quando: 18 de novembro, às 15h
  • Duração: 90 minutos
  • Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência
  • Participantes de até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.
  • Inscrições e mais informações no site

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)

  • Onde vivem as monstras, de Aoko Matsuda
  • Quando: 30 de novembro, às 19h
  • Duração: 90 minutos
  • Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
    Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
    Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também tem 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora Autêntica até 31 de dezembro usando o cupom AUTENTICA451.