A mundialmente famosa franquia japonesa de monstros digitais, Digimon, está pela primeira vez nos cinemas do Brasil. Com direção de Tomohisa Taguchi e Shin’ichirô Ueda, Digimon Adventure 02: O Início chegou aos cinemas nacionais hoje, dia 30 de novembro. Assim, a equipe do Suco teve a honra de prestigiar o longa em primeira mão!

Então, diferente do filme anterior, Digimon Adventure: Last Evolution ‘Kizuna’ este novo episódio da franquia traz os protagonistas da segunda temporada do anime clássico de 2000, além de um novo e misterioso personagem.

CUIDADO!! ESTE REVIEW CONTÉM SPOILERS!!

Ovo ameaçador

Um enorme digiovo brilhante surge no topo da torre de Tóquio, fazendo com que Davis, Yolei, Cody, T.K e Kari se unam para desvendar os mistérios por trás de tal aparição. Em seguida, conhecemos o novo personagem, Lui, que afirma ser o parceiro de Ukumon, Digimon  que habita o ovo misterioso.

Sendo assim, a trama do novo filme é em torno de Lui, que segundo suas várias memórias, foi o primeiro digiescolhido. Também o “responsável” por todos os eventos que envolveram Digimons e humanos no Japão e no mundo.

Ukumon é um Digimon misterioso que pode realizar qualquer desejo do seu parceiro. Então, quando Lui pediu em seu aniversário por mais amigos, Ukumon atendeu este desejo e basicamente criou o conceito de digiescolhido (meio sem sentido, mas segue o baile).

Lui e “o início”

Lui é uma criança abusada moral e fisicamente por sua própria mãe. Afinal, o pai de Lui vive preso num quarto em estado vegetativo, situação que torna sua mãe perturbada e infeliz, descontando toda sua raiva na criança. Então, em um de seus aniversários, Ukumon aparece para Lui e milagrosamente o comportamento de sua mãe muda, assim como o pai recupera totalmente a saúde.

Anos se passaram e Lui descobre que tudo de bom que tem acontecido ao seu redor é devido às habilidades mágicas do Ukumon. Ou seja, nada do que aconteceu foi natural, mas sim obra de Ukumon. Com isso, Lui faz com que Ukumon desapareça.

Então, aqui, os roteiristas realizaram um retcon da origem das crianças escolhidas. Portanto, a maior parte do filme se passa em flashbacks na tentativa de nos convencer de que Lui é a primeira criança a ter um parceiro Digimon.

Além disso, como os digiescolhidos futuros só surgiram após o pedido de Lui por “mais amigos”, entende-se que o vínculo entre humano e digimon é algo fabricado, algo que foi desejado e não uma relação natural. Portanto, Lui não acredita nos laços entre os digimons e os humanos.

A batalha final do filme envolve uma luta caricata dos Digimons dos protagonistas contra os tentáculos do Ukumon (japoneses e tentáculos, como sempre). Basicamente, Ukumon deseja criar milhares de novas crianças escolhidas contra a vontade do destino.

O drama aqui é o medo de derrotar o Ukumon e todas as crianças com parceiro digimon ao redor do mundo perderem o seu monstrinho parceiro. Porém, como é de se esperar, o poder da amizade vai além de um simples desejo que se tornou realidade.

Possível conclusão do final do filme anterior

No final do filme Digimon Adventure Last Evolution Kizuna, os parceiros dos digiescolhidos originais (exceto T.K e Kari), perderam a companhia de seus parceiros Digimon por terem se tornados adultos. Este final colocou uma interrogação na cabeça dos fãs, pois no final da série de 2000, vemos um futuro onde todos os protagonistas continuam ao lado de seus digimons.

Então, no final de ‘O Início’ o que subentende-se é que a ligação entre humano e Digimon vai além do Digivice ou de qualquer outro fator random. O laço de amizade e companheirismo não pode ser rompido. O que nos faz acreditar que, em algum momento, os protagonistas do filme anterior vão reencontrar seus Digimons confirmando, então, o final da série dos anos 2000.

Veredito

Bem, como grande fã da franquia esperava bem mais desse novo filme. A animação sem dúvida é impecável, a trilha sonora entregou bastante no quesito nostalgia. Porém, o enredo é arrastado e pouco instigante. O desfecho também se resolve facilmente. Uma luta de Digimons contra tentáculos era algo que eu realmente não esperava, decepcionante.

Trailer do filme

Digimon Adventure 02: O Início estreia dia 30 de novembro em cinemas selecionados!

REVIEW
Digimon Adventure 02: O Início
VIAVia Assessoria de Imprensa
Artigo anteriorDigimon Adventure 02: O Início | Review sem Spoilers
Próximo artigoJapan House São Paulo promove exposição “NIHONCHA – introdução ao chá japonês” que apresenta as formas de apreciar o chá japonês
Eduardo Santos
Pai, fã de visual-kei e Cavaleiros do Zodíaco. Admirador de artes excêntricas e um café passado na hora.
digimon-adventure-02-o-inicio-review-com-spoilersO filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente - tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.