Um bom desenho é a prova de um grande sorriso estampado em nossa face, seja ele simplista demais ou algo mais denso e complexo. Dificilmente alguém odiará uma animação.

Abominável trabalha isso em todos os pontos, aquele velho toque divertido com humor escrachado, magia que apenas uma animação pode trazer e belas cenas visuais que encantam os olhos, mesmo sendo mais uma animação que se repete em alguns pontos, Abominável te entrega o ponto certo de uma bela história de amor e amizade.

Construção das Personagens

A protagonista Yi (Chloe Bennet) é o espelho do que um adolescente busca para seu bem estar, ao mesmo tempo que ela corre atrás de seus sonhos ela se afasta da família, parecido com algumas histórias onde adolescentes e pais brigam por coisas pequenas, eis que vem o jovem no twitter e reclama que seus pais a odeiam, típico revoltadinho, enquanto o outro parente Jin (Tenzing Norgay Trainor) é o superficial preocupado com aparência e curtidas em redes sociais, e por último e, para mim, o mais importante vêm Peng (Albert Tsai), o que só quer alguém para jogar basquete, pensa em comer e se diverte com cada acontecimento da aventura, mesmo na presença de um Yeti, uma figura folclórica nunca antes vista pela humanidade, fez dele o melhor amigo e juntos são só risadas.

A desconstrução de rótulos e lições de moral dos personagens não só pode ser comparado com o mundo real, como os plots de roteiro são pontos interessantes a se destacar e também levar para a realidade, como todo o grupo vilanesco da história, do mais cruel e ganancioso para aquele que têm sua redenção, acorda para realidade e percebe todo o caminho errado que ele percorreu, destacando que sim, é possível mudar a nossa mentalidade, amadurecer as ideias e crescer como ser humano mesmo com a maior ignorância que tiver sobre algum determinado assunto, no caso o maltrato de animais.

Abominavel

Ritmo “Envolvente”

A simplicidade de uma animação não conseguirá esconder a fórmula padrão que esse tipo de filme já trouxe para as telonas, chegando a entregar plots até que óbvios, porém roteiro em si é o mínimo lembrado em Abominável, rir e se emocionar é o foco desse filme, com cenas, diálogos e toda a aventura vivída se mostra um prato cheio que satisfaz e te leva um sorriso no rosto.

Entretanto um bom nerd e otaku como eu precisa fazer esse tipo de comparação, no meio a tantos Yetis da cultura pop, de animes a livros, games a séries, TCG a RPG, dificilmente eu me recordo de um Yeti tão superpoderoso como os apresentados nesse filme, basta um cantarolar de um filhote de Yeti, e todo o cenário se molda, chuvas milagrosas, colinas se movimentando feito ondas do mar, magias de cura, inúmeros poderes que te cativam e prende o público, transformando essa simplicidade em algo magnífico de ser assistido, mesmo pensando que o Yeti em cena se torna uma mamata para qualquer situação de perigo, a magia da criatura sendo usada apaga essa visão distorcida de um superpoderoso estragando o roteiro e transformando qualquer situação complicada em algo facilmente resolvido, principalmente quando vemos Yi em ação.

Para bom jogador de RPG de mesa, não notar isso é praticamente impossível, a protagonista traz todos os detalhes da classe bardo, mas fora isso, a melhor cena é no início do filme, onde Yi está no telhado tocando seu violino uma música ao estilo China feudal enquanto a cena rodeia-a, e ao fundo vemos Xangai sendo contrastada com gigantes edifícios iluminados, uma cena curta que mostrou a evolução da China para o mundo, tão maravilhoso e rico que logo menos tudo será comprado por suas corporações, o universo cyberpunk manda lembranças.

abominavel dreamworks

Animação para toda famílila

Dizer que é mais uma animação maravilhosa para toda família é uma frase que se repete, mais impacta, igual assistir séries parecidas, gostamos do mesmo jeito, Abominável é exatamente isso, uma aventura genérica que se mantém em comédia extrapolada, aprendizado pessoal, a importância da família e amigos e principalmente amar os animais.

Para bons amantes de animações da sétima arte, Abominável é tudo e mais um pouco do que uma animação pode trazer e sentir para qualquer adulto e criança apaixonada por desenhos em geral.

REVIEW
Abominável
Artigo anteriorJogamos Concrete Genie na BGS 2019
Próximo artigoZumbilândia: Atire Duas Vezes | Review
Baraldi
Editor, escritor, gamer e cinéfilo, aquele que troca sombra e água fresca por Netflix e x-burger. De boísta total sobre filmes e quadrinhos, pois nerd que é nerd, não recusa filme ruim. Vida longa e próspera e que a força esteja com vocês.