A gamescom latam, edição latina do maior evento de games do mundo, marca presença na CCXP25 com foco em estimular negócios entre a indústria de videogames e o cinema. A participação acontece dentro do Unlock | CCXP 2025, o novo hub de screen business do país, e inclui painéis, plataforma de agendamento de reuniões e a presença dos grupos Creative Squad e Arkanis.
A estratégia da gamescom latam conecta o audiovisual brasileiro às oportunidades da indústria de games, fortalecendo a parceria entre os dois setores no Brasil. O maior evento geek do país acontece de 3 a 7 de dezembro no São Paulo Expo.
Painel discute intersecção entre cinema e games no Unlock
A programação da gamescom latam na CCXP 2025 traz o painel “Cutscene: Quando o Cinema Entra no Jogo (e o Jogo Invade as Telas)”, no dia 5 de dezembro, às 11h15. O encontro reúne profissionais que atuam diretamente na interseção entre cinema, séries, tecnologia e desenvolvimento de jogos.
A conversa faz parte da estratégia de trazer ao audiovisual a visão, a experiência e o repertório que a gamescom latam construiu no mercado de games. A integração dos dois universos reflete sucessos do cinema como Mario, Sonic e Minecraft, que nasceram nos videogames.
“A intersecção dos games com outras áreas do audiovisual é clara. É só perceber sucessos do cinema como Mario, Sonic, Minecraft entre muitos outros. Logo, faz todo sentido para a gente estimular esse encontro e promover as duas indústrias ao mesmo tempo”, comenta Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam e Diretor do Unlock | CCXP 2025.
Plataforma de agendamento de reuniões adaptada para CCXP
A gamescom latam estreia na CCXP 2025 com a Plataforma de Agendamento de Reuniões adaptada especialmente para o Unlock. A ferramenta chega ao evento para estruturar encontros, ampliar negócios e conectar produtores, estúdios, distribuidoras, plataformas, publishers e investidores de forma organizada e eficiente.
A tecnologia e metodologia da gamescom latam fortalecem a profissionalização do mercado audiovisual e aproximam ainda mais os dois ecossistemas. A plataforma é orientada à geração de resultados e permite que empresas da América Latina e de todo o mundo façam networking e reuniões de parceria.
Expansão de IPs entre diferentes mídias
O encontro entre games e cinema ganha força em um momento em que o mercado internacional acelera a expansão de propriedades intelectuais entre diferentes mídias. A gamescom latam atua para posicionar o Brasil de forma competitiva nessa transformação.
“Esse encontro é super estratégico e ganha mais força em um momento em que o mercado internacional acelera a expansão de IPs entre diferentes mídias. Por isso, nós atuamos para posicionar o Brasil de forma competitiva nessa transformação, permitindo que o país se conecte às tendências globais e amplie sua capacidade de exportar narrativas, conteúdos e propriedades intelectuais”, explica Eliana Russi, head de conteúdo da gamescom latam e do Unlock | CCXP 2025.
Creative Squad e Arkanis reforçam ponte entre games e conteúdo
A gamescom latam também leva conteúdos especializados para o palco inédito Creators & Games, reforçando a ponte entre o universo dos jogos, a criação de conteúdo e o audiovisual. A programação conta com a participação dos grupos Creative Squad e Arkanis, coletivos de influenciadores que reúnem criadores de alto impacto.
Os grupos são reconhecidos por sua capacidade de engajar comunidades diversas e por produzirem formatos que transitam entre diferentes telas. A presença desses creators amplia a participação da gamescom latam no Unlock | CCXP 2025 e aproxima ainda mais o audiovisual das linguagens nativas do público jovem, incluindo produção de conteúdo gamer, cultura pop, tecnologia e storytelling digital.
gamescom latam 2026 já tem data confirmada
A próxima edição da gamescom latam acontecerá de 30 de abril a 3 de maio de 2026 no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento terá um dia VIP em 29 de abril, destinado para imprensa, criadores de conteúdo e visitantes B2B.
A gamescom latam 2026 reunirá os maiores nomes e empresas da indústria dos jogos, apresentará centenas de títulos jogáveis e conectará os fãs com seus influenciadores favoritos e cosplayers. O evento também promete competições de esportes eletrônicos e o gamescom latam BIG Festival, a principal competição de jogos independentes do mundo.
Para os profissionais da indústria, além das oportunidades de participar de painéis e palestras, o evento oferece uma plataforma de negócios dinâmica com networking e reuniões de parceria.


