Mesmo quem não é fã de animes já foi, em algum momento, impactado pela cultura japonesa. O Brasil é um dos países mais engajados com o entretenimento asiático, e essa influência também se reflete no uso do Duolingo, aplicativo educacional mais popular do mundo.
Em 2024, o japonês se tornou a quinta língua mais estudada globalmente, segundo o Relatório de Idiomas Global do Duolingo. Entre os brasileiros, a demanda por idiomas asiáticos segue em crescimento.
O aplicativo incluiu oficialmente os cursos de japonês, mandarim e coreano para falantes de português. Essas línguas figuram entre as mais solicitadas pelos usuários brasileiros nas redes sociais. Nos últimos dois anos, o número de estudantes de japonês cresceu 133% no Brasil, mesmo com a ausência de uma interface totalmente em português até então.
Para marcar o lançamento oficial do curso de japonês com interface em português, o Duolingo preparou uma ação especial em São Paulo. A iniciativa acontecerá na Liberdade — maior reduto da cultura japonesa fora do Japão. Além disso, contará com a ambientação de um Maid Café, modelo de cafeteria típico do Japão famoso por sua estética lúdica e temática.
No espaço personalizado com a identidade visual do Duolingo, os visitantes poderão tomar café ou chá enquanto estudam japonês pelo aplicativo. Os pedidos poderão ser feitos em tablets com aulas interativas, e os clientes aprenderão palavras e expressões básicas durante a experiência. Quem iniciar o curso no local ainda receberá um item especial ou desconto.
A ação também contará com a presença de influenciadores convidados, que experimentarão o espaço e colocarão em prática as lições do novo curso. A campanha completa, desenvolvida pela agência Jotacom, será divulgada nas redes sociais oficiais do app.