Entre os dias 29 de outubro de 2019 até 05 de janeiro de 2020, está rolando na cidade de São Paulo, mais especificamente na Japan House, a exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”, com ilustrações e mangás do premiado artista japonês.
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Estivemos por lá e para a melhor compreensão de seu trabalho, conversamos com Satomi Maeda, do Yomiuri Shimbum, organizadora da mostra itinerante que já passou por Londres e Los Angeles. Confira mais abaixo:
Qual foi o ponto mais importante no planejamento dessa exposição? E, por favor, conte-nos o que aconteceu antes da exibição.
Satomi Maeda, do Yomiuri: O projeto veio a ser realizado como exposição itinerante da Japan House, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Japão. Quanto à exposição, me envolvi em tudo, por exemplo no conceito da exposição e na criação do espaço expositivo. Não é possível transmitir a melhor parte do mangá só com a leitura de uma página, por isso, produzi essa exposição pensando na vivência de tocar no verdadeiro charme do mangá, por meio da experiência de ler inteiramente o primeiro capítulo.
Esta exposição é uma exposição itinerante. Como você acha que a exibição foi recebida em outros países que além do Brasil? Além disso, o que você tem achado das reações dos visitantes brasileiros?
Satomi Maeda, do Yomiuri: O conceito dessa exposição é oferecer a experiência de ler o mangá original feito à mão. Em todos os países senti que os visitantes estavam entusiasmados para ler e como resultado, tenho a impressão de que a maioria dos visitantes permanecem bastante tempo na exposição. No Brasil, só consegui acompanhar a exposição no dia da abertura, mas talvez pela grande quantidade de pessoas interessadas pelo assunto, senti que tinha muitas tirando fotos em painéis autorizados e amigos acompanhando. Fiquei muito feliz pois senti que estavam se divertindo com a experiência oferecida pela exposição.
Direcionamento
Não só para os fãs e conhecedores de Urasawa, a mostra é uma experiência imersiva na arte do mangá; de sua concepção, rascunhos, até mesmo aos grandes quadros e arte já finalizadas.
Tudo isso é vislumbrado ao visitante que põe os pés no segundo andar da Japan House, onde estão cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards – têm até mesmo capítulos inteiros!