Anúncio

Entre os dias 29 de outubro de 2019 até 05 de janeiro de 2020, está rolando na cidade de São Paulo, mais especificamente na Japan House, a exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”, com ilustrações e mangás do premiado artista japonês.

VEJA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK

VEJA TODAS AS FOTOS NO DRIVE

isto é mangá urasawa

Estivemos por lá e para a melhor compreensão de seu trabalho, conversamos com Satomi Maeda, do Yomiuri Shimbum, organizadora da mostra itinerante que já passou por Londres e Los Angeles. Confira mais abaixo:


Qual foi o ponto mais importante no planejamento dessa exposição? E, por favor, conte-nos o que aconteceu antes da exibição.

Satomi Maeda, do Yomiuri: O projeto veio a ser realizado como exposição itinerante da Japan House, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Japão. Quanto à exposição, me envolvi em tudo, por exemplo no conceito da exposição e na criação do espaço expositivo. Não é possível transmitir a melhor parte do mangá só com a leitura de uma página, por isso, produzi essa exposição pensando na vivência de tocar no verdadeiro charme do mangá, por meio da experiência de ler inteiramente o primeiro capítulo.

Esta exposição é uma exposição itinerante. Como você acha que a exibição foi recebida em outros países que além do Brasil? Além disso, o que você tem achado das reações dos visitantes brasileiros?

Satomi Maeda, do Yomiuri: O conceito dessa exposição é oferecer a experiência de ler o mangá original feito à mão. Em todos os países senti que os visitantes estavam entusiasmados para ler e como resultado, tenho a impressão de que a maioria dos visitantes permanecem bastante tempo na exposição. No Brasil, só consegui acompanhar a exposição no dia da abertura, mas talvez pela grande quantidade de pessoas interessadas pelo assunto, senti que tinha muitas tirando fotos em painéis autorizados e amigos acompanhando. Fiquei muito feliz pois senti que estavam se divertindo com a experiência oferecida pela exposição.

isto é mangá urasawa

Direcionamento

Não só para os fãs e conhecedores de Urasawa, a mostra é uma experiência imersiva na arte do mangá; de sua concepção, rascunhos, até mesmo aos grandes quadros e arte já finalizadas.

Tudo isso é vislumbrado ao visitante que põe os pés no segundo andar da Japan House, onde estão cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards – têm até mesmo capítulos inteiros! 

isto é mangá urasawa

Destaque: Entre os trabalhos do artista que serão expostos estão Pluto, 20th Century Boys e MONSTER (que já foram traduzidos e publicados no mercado brasileiro), além de BILLY BAT, MASTER KEATON ReMASTER, MUJIRUSHI e YAWARA!. Este último, uma das obras mais importantes do artista, contou com apresentações semanais de novos capítulos, nos dias 29/10, 18/11, 02/12 e 16/12.

isto é mangá urasawa

Com certeza vale o gole… e a visita!