No último sábado, 23 de setembro, São Paulo recebeu o grupo de k-pop VAV para a tão aguardada “Subcönscióus: Latin America Tour 2023”, após 4 anos de sua vinda com a turnê “MEET & LIVE Senõrita Latin America Tour”. O grupo que recentemente teve seu comeback com o EP “Subcönscióus”, iniciou seu cronograma atendendo aos fãs que haviam comprado os setores gold1, gold2 e silver, para fotos e soundcheck, que contou com a apresentação de Gorgeous e a intimista You Taught Me Love, acalentando os corações cheios de saudades dos Vampz (nome referente a base de fãs do grupo).
- Leia também: VAV | Suco Entrevista
O palco da Vip Station não foi grande o suficiente para o tamanho das performances e a presença de St.Van, Ace, Jacob, Ayno, Lou e Ziu, que iniciaram o show apresentando a canção título “Designer”. O grupo que possui muitas referências à música latina animou todo o lugar e deixou o público em polvorosa com suas saudações em português e coreografias bem produzidas.
“Então vamos nos divertir para compensar todo esse tempo que a gente não conseguiu se ver? A gente precisa ouvir os gritos de vocês antes de começar”, disse St.Van animando sendo seguido de Ayno que agitou os Vampz gritando um sonoro “Deixe-me ouvir vocês gritarem!”
Unindo o coreano, inglês e espanhol, o sexteto performou “Give Me More“, lançado em 2019 e foi acompanhado pela voz em uníssono dos fãs brasileiros, o que fez o grupo apontar o microfone para público sendo levados pelo calor dos Vampz.
Mas foi no meio do show quando os membros escolheram 6 fãs para subir no palco que a plateia focou sua euforia em vê-los pedirem os fãs em casamento, encenar encurrala-las contra a parede, abraçá-las por trás, receber um grande abraço grupal, tirar selfies e ter contato visual durante 1 minutos inteiro, o que tornou o show ainda mais especial e a espera de anos valer a pena (Vídeo 1 abaixo).
Cantando grandes sucessos de sua carreira como Señorita e Thrilla Killa, o grupo se emocionou e ressaltou o sentimento de acolhimento que os fãs brasileiros passaram para eles. Cada membro, separadamente ou em units, fez uma performance especial com covers, coreografias e raps autorais. Já quase no fim, St.Van, Ace, Jacob, Ayno, Lou e Ziu, reservaram alguns minutinhos para fazer seu discurso de agradecimento (Vídeo 2 abaixo).
Vídeo arquivo por @analugomesb
“Para ser sincero, eu acho meio difícil expressar o sentimento que estou sentindo agora. Antes de mais nada, gostaria muito de agradecer a presença de todos vocês aqui hoje. Como ficamos um bom tempo em hiatus, não imaginávamos que teria tanta gente nos recepcionando novamente.”, disse Lou emocionado.
No começo de 2023, os Vampz foram surpreendidos com a notícia da saída de Baron do VAV, o que abalou a base de fãs e deu um novo significado para as palavras de Lou, que também ressaltou que estava se sentindo um novo “Lou” e que o VAV agora também se sentia diferente.
Logo depois, com ar nostálgico, Ziu cantou a mesma canção que havia performado em sua primeira vinda ao Brasil em 2018, mostrando que seus momentos no país ficaram em sua memória. Ace também quis agradecer aos Vampz com música, cantando a OST do drama coreano Goblin, “Beautiful” do cantor e rapper Crush.
Sendo ovacionado, Ayno iniciou seu discurso alegremente entre uma pequena dança: “Como nossos membros comentaram anteriormente, o Brasil foi o primeiro lugar onde começamos nossa turnê (citando a primeira turnê mundial do grupo em 2018). E nesta turnê o Brasil é o último país. Nós, membros do VAV, amamos nossos Vampz brasileiros, a gente ama o Brasil e acreditamos que o Brasil é um país muito maravilhoso. A gente agradece muito e volta para o Brasil ano que vem.”, a promessa no final dos agradecimentos fez toda a plateia gritar esperançosa.
O amor que o VAV tem pelo país continuou a ser afirmado ainda no começo dos agradecimentos de Jacob: “Eu realmente amo muito, muito, muito o Brasil!”, enfatizou. “E se a gente tiver uma oportunidade, ao invés de uma turnê, eu queria vir só aqui para fazer um show. E quando eu voltar numa próxima para fazer isso, eu vou comprar coisas gostosas para vocês todas!”, prometeu Jacob.
O último a discursar foi St.Van que iniciou dando créditos pelo retorno aos Vampz: “Foi tudo graças a vocês, que a gente voltou e está aqui com vocês. E pensando bem, com tudo o que vivemos hoje, eu acho que fiz mais uma lembrança preciosa para minha vida e agradeço a vocês por isso. Foi graças a vocês que conseguimos concluir mais uma turnê.”, falou finalizando o momento de discursos da noite. Os membros também agradeceram a intérprete da noite, a professora e criadora de conteúdo, Cho Hena (Hey Unnie no YouTube), pedindo para que a plateia gritasse por seu nome, o que resultou em alguns risos.
O show, que durou um pouco mais de uma hora e meia, foi tão marcante para VAV, que os membros não queriam ir embora. Mesmo depois de dizer adeus e anunciar que seria a última música, eles voltaram e pediram mais uma, interagindo com os fãs, tirando fotos, ressaltando que estava quente e arrancando as próprias camisas, o que foi seguido de gritos eufóricos, mas em especial, por sorrisos de fãs e artistas contentes com suas performances e recepção.
Para uma espera de mais de quatro anos, o VAV e os Vampz souberam criar um ambiente para um show digno de surpreender até quem já está acostumado com as interações e dinâmicas de turnê.
Por Ana Luíza Barbosa e Yasmim Secron.