Anúncio

A 200 dias dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou uma coleção de mangás em homenagem aos atletas olímpicos, sendo eles: Alison dos Santos (atletismo), Arthur Nory (ginástica), Bia Ferreira (boxe), Erlon de Souza (canoagem) e da dupla Martine e Kahena (vela) serão protagonistas de cinco histórias que contam suas trajetórias no esporte.

“Nossa ideia é começar esse ano olímpico esquentando o clima junto aos nossos fãs e aproveitamos para fazer uma homenagem à cultura japonesa”, diz Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing.

Cada atleta terá um mangá com oito episódios, divulgados mensalmente pelo instagram do Time Brasil. A partir de hoje (5), um dia da semana será destinado por atleta, de forma que os torcedores possam ler o primeiro episódio de todos os protagonistas em uma única semana.

O destaque da coleção fica por conta do episódio final que retrata os Jogos Olímpicos. Essa história será ilustrada após a participação de cada um destes atletas nas competições. Ao final da mangá, cada atleta receberá sua história impressa.

Desenvolvidos pela agência Octagon Brasil, os títulos foram assinados pelos artistas: Jun Sugiyama, Alexandre Carvalho, Eduardo Capelo, Max Andrade e Kaji Pato.


Jun Sugiyama (roteiro)

Sua primeira publicação foi em 2014, na coletânea Gibi Quântico. Desde então, escreve a série JaPow! com arte de Eduardo Capelo, um mangá de ação que acontece no bairro da Liberdade. Em 2018 lançou Romaria, em parceria com Alexandre Carvalho, uma aventura fantástica no sertão. A obra recebeu o prêmio Bronze no 12th Japan International MANGA Award, prêmio dado pelo ministério de relações exteriores do governo japonês.

Anúncio

Em 2020, lançou a HQ Tabi dos Fusos Estelares e lançará Choose Your Character no início de 2021.

Suas maiores referências são Hayao Miyazaki (Nausicaa, Mononoke Hime), Eiichiro Oda (One Piece) e Neil Gaiman (Sandman).

Alexandre Carvalho (Martine e Kahena)

Vencedor da categoria Bronze no 12th Japan International MANGA Award pela HQ Romaria, com o roteiro de Jun Sugiyama.

Ilustrou também a série Receituário, a HQ Tabi dos Fusos Estelares além de trabalhos para editora Estrela Cultural e colaborou nas ilustrações do clipe Carta ao Futuro da banda Detonautas Roque Clube.

Tem como inspiração para seu trabalho obras mangás como Nausicaa, do Vale do Vento de Hayao Miyazaki, Preto & Branco de Taiyo Matsumoto, e Children of The Sea de Daisuke Igarashi.”

Eduardo Capelo (Nory)

Ilustrador, quadrinista e character designer. Formado em Desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, seu primeiro trabalho de quadrinhos publicado foi “Kimera – A Última Cidade”.

Desenha a série “JaPow!”, que se passa no bairro da Liberdade em São Paulo, e a HQ-jogo “Choose Your Character”, na qual o leitor decide o caminho do personagem. Os dois trabalhos com roteiro de Jun Sugiyama.

Suas maiores inspirações no mundo dos quadrinhos são Yusuke Murata (One Punch-Man, Eyeshield 21), Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter) e Kouhei Horikoshi (My Hero Academia).

Max Andrade (Alison, Erlon)

Autor de quadrinhos desde 2008, Max já participou de mais de 20 publicações no Brasil e Japão. Ganhou o concurso nacional de mangá “Seja o Novo!” da revista Ação Magazine com a obra “PRÉ – O Drama da Escolinha”; o HQMix de Melhor Publicação Independente Edição Única em 2017 com “The HYPE” e diversos prêmios no concurso internacional de mangás Silent Manga Audition. É autor de diversos one-shots, como “Múltipla Escolha”, “Erro de Cálculo” (os dois em parceria com Marcel Ibaldo), “Lend a Hand”, “Our Relation”, “You First” e muitos outros.

Em 2018, encerrou a série “Tools Challenge” em 6 volumes, consolidando a série como a segunda maior da história do mangá no Brasil em número de páginas, logo atrás de “Holy Avenger” e uma das maiores séries de um único autor da história do quadrinho nacional. E em 2019 lançou a coletânea de encerramento da série, intitulada “Sayonara Bye Bye”, que concorreu ao prêmio HQMix.

Em 2020, lançou a série Juquinha Comics, publicada inicialmente no Instagram. A versão impressa foi financiada pelo Catarse para ser publicada em 2021. Também produziu uma HQ em parceria com o trapper Matuê, intitulada Máquina do Tempo.

Suas maiores inspirações nos quadrinhos são autores Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter), Masanori Morita (Rokudenashi Blues, Rookies), Takehiko Inoue (Slam Dunk, Vagabond) e Akira Toriyama (Dragon Ball).

Leia também: Max Andrade | Suco Entrevista

Kaji Pato (Beatriz)

Kaji Pato é o nome artístico de Carlos Antunes Siqueira Júnior. Desenhista desde sempre, começou sua carreira profissional ao participar do concurso brasileiro de mangá BMA (Brazil Manga Awards) pela editora JBC e ser um dos cinco vencedores publicados em tiragem nacional com sua obra intitulada “QUACK”. A partir de então, publicou a série homônima na Editora Draco, com 5 volumes lançados mais um extra, “Quack – Patadas Voadoras”, que recebeu o prêmio HQMix, o maior dos quadrinhos brasileiros.

Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios no concurso japonês de mangás Silent Manga Audition. Em 2020, participou da HQ Noite de Spoiler, lançada pela editora Guará e financiada pelo Catarse.

Suas maiores inspirações são Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter) e Akira Toriyama (Dragon Ball).

Leia também: A trajetória emocionante de Pabllo Vittar em mangá, por Kaji Pato

Anúncio