Anúncio

Those Snow White Notes, ou Mashiro no Oto no original, é um anime da Temporada de Primavera de 2021. Possui 12 episódios, que foram ao ar entre abril e junho deste ano. 

O estúdio responsável pela adaptação foi o Shin-Ei Animation. Também é conhecido por Karakai Jouzu no Takagi-san (Teasing Master Takagi-san), Amaama to Inazuma (Sweetness & Lightning), pelo anime e filmes de Doraemon, entre outros títulos. 

Falando em adaptação, a obra originalmente é um mangá, de mesmo nome, um shonen slice of life com drama. É escrito e ilustrado por Ragawa Marimo, e está em lançamento desde 2010 pela Shounen Magazine. 

Você pode assistir o anime completo na Crunchyroll

Música passada por gerações

Sawamura Setsu foge de sua terra natal e parte para Tóquio por conta da morte de seu querido avô. Matsugorou, avô de Setsu, era um mestre no shamisen e possuía um som único, praticamente impossível de reproduzir. Mas Setsu fazia de tudo para imitá-lo, mesmo que inconscientemente, pois acreditava que essa era a forma correta de tocar. 

Quando Matsugorou estava em seus últimos momentos, disse a Setsu que parasse de tocar shamisen até que ele encontrasse seu jeito único de tocar, seu próprio som, ao invés de apenas copiar os outros. 

Anúncio
Those Snow White Notes
Imagem Divulgação

Setsu segue o pedido do avô e para de tocar shamisen. Ele vai para Tóquio, onde muda totalmente seu jeito de tocar e até de pensar, após conhecer melhor seus colegas de classe. 

Essa pode até ser uma premissa clichê, mas assim como disse no primeiro gole, o anime poderia seguir a fórmula tradicional de obras de música, mas tendia a ser original à sua maneira. 

E foi o que aconteceu. Those Snow White Notes conseguiu se sustentar, principalmente por conta de seus personagens. Vamos falar sobre isso a seguir. 

Os personagens de Those Snow White Notes 

Sawamura Setsu, nosso protagonista, é bastante fechado, apático e mal demonstra seus sentimentos a terceiros.

Isso começa a mudar após criar laços verdadeiros com seus colegas, como era de se esperar. Aos poucos, Setsu vai demonstrando frustração, raiva e até felicidade. 

É bastante rigoroso, principalmente consigo mesmo, mas realmente ama o shamisen de coração, possuindo um talento para o instrumento. E, por todas essas razões, é um personagem interessante, que vai conquistando sua atenção aos poucos. 

Those Snow White Notes
Imagem Divulgação

Os colegas de Setsu

Agora, falando sobre seus colegas, temos figuras bastante importantes. Maeda Shuri é uma garota bastante apegada a sua avó.

Ela vive em busca de uma certa música de shamisen bastante importante para sua avó, que deseja escutá-la novamente. Shuri é tímida, mas decidida no que quer. Em diversos momentos é a chave para resolver conflitos que surgiram. 

Nagamori Rai é um mulherengo, bastante sociável e extrovertido. Também sabe tocar shamisen e manda muito bem no instrumento. Chega a chamar a atenção de Setsu, devido a sua técnica. É um personagem bastante divertido e importante para a trama. 

Yaguchi Kaito é amigo de Shuri e é claramente apaixonado por ela. É extremamente leal aos seus amigos e faz de tudo para tentar ajudá-los. Tem alguns atritos com Setsu que fazem a história andar, então tem um bom papel a desempenhar. 

Por fim, temos Yamazato Yui. Uma garota que, por fora parece super forte e decidida, mas por dentro tem várias questões para resolver. É amiga de Shuri e sempre se preocupa com seu bem-estar. É uma das coadjuvantes mais interessantes por conta de toda sua intensidade e background. 

Há outros personagens que aparecem, como Kamiki Seiryuuu, Sawamura Umeko (mãe de Setsu) e Tanuma Mai, que rivalizam com Setsu e acendem sua chama pelo shamisen e competições.

Temos também Sawamura Wakana e Yamano Sakura, irmão do protagonista e filha do locatário onde Setsu de hospeda, que são um apoio moral para Setsu e o ajudam em diversos momentos. 

Those Snow White Notes
Imagem Divulgação

A evolução de cada um 

Todos os personagens são trabalhados em algum nível. Durante os 12 episódios, vamos conhecendo um pouco de cada um, de seus passados, sobre suas angústias, mas não é tão aprofundado.

Somente o protagonista tem um real crescimento na história, mas os demais não ficam tão atrás, resolvendo suas questões pendentes (ou a maior parte delas).

Tem dois personagens que ganham bastante destaque no primeiro episódio, mas são esquecidos durante toda a série. Tachiki Yuna e Taketo eram namorados, mas brigaram e terminaram.

Taketo até chega a aparecer novamente, sem muito destaque, mas Yuna some completamente. Isso é um pouco triste, porque Yuna parecia que teria uma grande importância na vida de Setsu, mas serviu apenas como um pontapé inicial para a jornada do protagonista. Talvez apareça mais a frente na história, mas são apenas especulações. 

Shamisen e a música

Outro personagem importante de Those Snow White Notes é a própria música, assim como em qualquer anime do gênero. 

Algumas vezes ouvimos músicas inteiras ou ao menos a metade, e todas são extremamente envolventes, empolgantes e bonitas. 

O shamisen é um instrumento incrível, que produz um som único, assim como o koto. E o anime soube transmitir isso muito bem. Durante as apresentações, há sempre uma representação gráfica animada que, junto com o som, impactam tanto os personagens quanto os espectadores. Chega até emocionar em alguns momentos. 

Além disso, souberam animar muito bem essas cenas de personagens tocando. Ficaram bastante fluidas, imitando os movimentos da vida real da melhor forma possível. E essa qualidade se manteve durante o anime todo, sendo um grande ponto positivo. 

O estúdio conseguiu trabalhar os personagens e a música de forma igual, sem deixar nenhum dos dois de lado. 

Those Snow White Notes
Imagem Divulgação

Mas vale a pena assistir Those Snow White Notes?

Mesmo sendo clichê em algumas partes, a obra soube inovar em outras. Além disso, muitas situações e questões acontecem diferente do previsto, podendo até surpreender o espectador que estivesse esperando algo semelhante que viu em outro anime de música ou escolar. 

No fim, Those Snow White Notes garante uma boa experiência durante seus episódios, mesmo pecando em algumas partes como as citadas acima. Portanto, se você gosta de animes de música ou colegiais, provavelmente vai gostar deste aqui. 

Anúncio