The Walking Dead é um sucesso que já deixou marcas em todos os tipos de suportes e mídias: livros, histórias em quadrinhos, série televisiva e – claro – jogos eletrônicos.
A franquia de games teve inicio com The Walking Dead Season One, que já fizemos uma REVIEW (veja AQUI), e foi muito aclamada, principalmente pelo design similar as histórias em quadrinhos e a possibilidade de diferentes finais.
Assim como a maior parte dos games dos dias de hoje, os produtos se aproveitaram da popularidade do título e lançaram uma DLC (Downloadable Content), que nada mais é do que um conteúdo “extra do game”, chamado 400 days, onde você poderia vivenciar 5 histórias de diferentes personagens a fim de suprir o período entre o primeiro e segundo game da franquia.
A DLC, super curtinha, tem menos de duas horas de duração e trata a respeito de cinco personagens inéditos até então: Vince, Wyatt, Shel, Russel e Bonnie. Todas as histórias, assim como no primeiro jogo, são baseadas em decisões point and click, e isso afeta diretamente o final da DLC.
As tramas se passam no intervalo do inicio do apocalipse zumbi, até 400 dias depois onde um evento irá “ligar” os personagens tratados no jogo. Essa ligação é o final da DLC, onde suas ações tomadas serão avaliadas.
Muito mais simples que o primeiro jogo, nem de longe nós conseguimos construir um carisma pelos personagens, principalmente pelo curtíssimo período que somos apresentados a eles. A história mais longa tem no máximo 25 minutos, enquanto as mais curtas cerca de 10 (dependendo do seu desempenho e escolhas), isso faz com que nossa proximidade seja rasa e as decisões muito fáceis, nada similar ao drama e tensão do jogo original.
Apesar de entender que a DLC não é um jogo a parte, e que serve mesmo como um “bônus”, ela é muito fraca comparada a qualidade do primeiro jogo, parecendo mais uma enchessão de linguiça do que um extra por parte dos produtores. O final, apesar de ser interessante, é muito aberto, pouco resolutivo, deixando mais perguntas do que respostas. Ainda assim, considerando que eu não joguei a Season Two, e não sei o quanto essa DLC vai impactar no segundo game, essas opiniões podem mudar de acordo com a continuidade do jogo (apesar de eu não ter ideia que como eles irão fazer isso).
The Walking Dead 400 Days é uma DLC curta, pouco interessante, com histórias rasas e personagens pouco carismáticos, que serve apenas como um petisco (pouco apetitoso) entre o intervalo dos jogos 1 e 2 da franquia The Walking Dead pela Telltale Games. Posso estar sendo muito crítica, e até exigente demais para um conteúdo que tende a ser apenas um bônus mesmo, porém, como o primeiro jogo foi muito bom para mim, eu esperava algo melhor. Ainda assim, vale a pena a conferida, ainda mais por ser rapidinho.