Anúncio

O terror asiático nem sempre foi reconhecido pela sua excelência, porém, nas últimas décadas – com a globalização – finalmente nós pudemos ter acesso ao excelente conteúdo de horror feito do outro lado do mundo.

Popularizado pelas adaptações americanas, os filmes de terror orientais têm aos poucos conquistados as plateias do ocidente, pouco acostumadas com as narrativas que fogem do modelo Hollywoodiano. Apesar de alguns títulos já terem tido suas estreias em território nacional na versão VHS, quando as locadoras ainda existiam, somente após o advento da internet é que conseguimos realmente apreciar toda a magnitude e evolução dos filmes de terror asiáticos, principalmente os japoneses e sul coreanos. Com a estreia de Invasão Zumbi, o gênero conquistou as plateias nacionais e hoje muitos títulos podem ser assistidos diretamente de plataformas de streaming como Netflix.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 filmes de terror Sul Coreanos que você precisa assistir. Mas deixo um aviso: se você for fã do padrão norte-americano embalado a vácuo, é bem possível que não goste desses títulos. Por outro lado, se os filmes de horror te fascinam sem preconceitos, então sente e aproveite.

MEDO – Janghwa, Hongryeon (A Tale of Two Sisters)

Filme de 2003, Medo é um dos títulos que – assim como muito outros filmes de terror asiáticos – ganhou sua adaptação americana com “O Mistério das duas irmãs”. A história gira em torno de duas jovens que voltam depois de muito tempo para morar com seu pai e sua esposa, porém, a relação com a madrasta é tensa, com a mulher constantemente torturando as filhas. Conforme o decorrer do filme você acaba percebendo que há algo de errado naquela casa, mas o que poderia ser?

Assim como os outros filmes, Medo é um longa com uma duração maior do que a média que estamos acostumados. Ele é um filme lento, que evolui devagar e deixa pistas no decorrer da trama. Perto do final há uma reviravolta que deixa os expectadores confusos, e até mesmo uma pitada de sobrenatural. Mesmo com atuações bem caricatas, o título atinge seu objetivo e entrega uma trama envolvente, tensa e assustadora.

O HOSPEDEIRO – Gwoemul (The Host)

o hospedeiro

Mistura de horror e comédia, O Hospedeiro – de 2006 – é muito semelhante a filmes de sátira como Todo Mundo Quase Morto. A história gira em torno de uma família que mora perto do rio, de onde um terrível monstro surge e cria uma situação de pânico e desgraça. Quando o membro mais jovem da família, a pequena Hyun-seo, é sequestrada pela criatura, a família deve se unir e utilizar de todas as ferramentas para salvá-la.

Sucesso de público, O Hospedeiro é um filme divertido que cativa pelas suas personagens carismáticas e muito humanas. Apesar de ser um pouco extenso, e cansativo em certas partes, o título intriga e nos deixa sem ideia de como irá terminar.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

RASTROS DE UM SEQUESTRO – Gi-eok-ui bam (Forgotten)

rastros de um sequestr

Lançado em 2017, Rastros de um sequestro é mais um dos lançamentos da plataforma Netflix. O filme conta sobre um jovem que acaba de se mudar com seus pais e irmãos mais velho para uma nova casa. Logo após a mudança seu irmão mais velho é sequestrado, e volta 19 dias depois sem qualquer recordação do incidente – porém – o protagonista começa a perceber que há algo fora do normal, a pessoa que retornou ao seu lar não lhe parece familiar, na verdade, é como se fosse um completo estranho.

Produção sensacional da Netflix, com uma trama cheia de reviravoltas que te prende no sofá até o fim se questionando sobre tudo. Quando uma resposta é dada, mais mil perguntas surgem, e a obra consegue nos prender até o final, não nos desapontando em nenhum quesito.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

INVASÃO ZUMBI – Busanhaeng (Train to Busan)

invasao zumbi poster

Super lançamento de 2016, Invasão zumbi fez história sendo o primeiro filme sul coreano a quebrar o recorde de audiência com mais de 10 milhões de expectadores no cinema. O longa trata de um pai que se vê em meio ao caos de um apocalipse zumbi. Para salvar sua filha, e a si mesmo, ele terá que enfrentar os terrores da contaminação e o mal do próprio ser humano.

De longe o título mais próximo as produções norte americanas. Ainda que seja bastante extenso, o longa consegue fazer uma boa mistura de ação, suspense e horror sem nos deixar cansados ou entediados. O sucesso do filme foi tão grande que o diretor posteriormente lançou um Prólogo em versão animada chamado Seoul Station.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

EU VI O DIABO – Akmareul Boatda (I saw the devil)

Um dos meus filmes sul coreanos favoritos, Eu vi o diabo é uma produção de 2010, que mistura horror com suspense e vingança. A história é sobre um agente do Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul que está determinado a obter vingança pela morte de sua noiva grávida. Sua busca pelo assassino é breve, mas ele não quer apenas a prisão do mesmo, ele quer garantir que o criminoso sofra até desejar nunca ter nascido.

Longa sensacional que, assim como todos os outros filmes, possui reviravoltas para mexer com sua cabeça e te deixar roendo as unhas. Apesar de eu não ser uma fã de filmes de vingança, esse cativa ao mesmo tempo que provoca, gerando uma discussão saudável sobre o bem, o mal e a condição humana.

Sentiu falta de uma certa trilogia de vingança? Em breve sairá uma matéria exclusiva sobre os filmes de Park Chan-Wook.